O Futuro de Braga (parte 2)

E nesta altura em que pensei que iria estar a apresentar imagens do novo Braga Parque, eis que encontrei mais imagens do impressionante Dolce Vita… Fica para o próximo post o Braga Parque, por agora preciem o que aí vem em Palmeira!…

Dolce Vita BragaDolce Vita Braga

Estudantes de Coimbra na queima das fitas de Coimbra 2009


O Futuro de Braga (parte 1)

Muito se fala das construções a ser levadas a cabo em Braga. De entre elas, destaca-se o monstruoso (em tamanho), Dolce Vita de Palmeira. Todo aquele betão ganhará brevemente cor… E aí… vejam o que surgirá:

Dolce Vita BragaDolce Vita Braga

Dolce Vita Braga

Austronautas bebem urina reciclada

A tripulação da Estação Espacial Internacional bebeu quarta-feira pela primeira vez água conseguida através da reciclagem do suor e urina dos astronautas. A ideia pode parecer desagradável à partida, mas Marybeth Edeen, directora do laboratório da estação espacial, explica que o processo é semelhante ao que já acontece com os sistemas de esgotos da Terra, apenas mais rápido…

O sistema de reciclagem já se encontra na nave desde Novembro do ano passado, tendo sido trazido a bordo pelo vaivém Endeavor. No entanto, foram precisos alguns testes e reparações até ficar completamente operacional. Os fluidos corporais dos astronautas, e também os dos ratos de laboratório que se encontram na nave, são movidos para um tanque, onde são fervidos e o vapor resultante recolhido. O vapor de água é depois misturado com água de ar condensado, e filtrada.

Os astronautas festejaram o sucesso da reciclagem brindando em directo com o Centro Espacial em Houston. "Estamos prontos para brindar com um pouco de 'café de ontem' com vocês” disse Don Pettit. Após o primeiro golo, Barratt afirmou que o sabor era “excelente”.

A água será também utilizada no chuveiro da estação, sendo que os chuveiros raramente são usados no espaço, visto os banhos em gravidade zero serem extremamente complicados. Os astronautas preferem normalmente lavar-se com esponjas. Estes passarão a ser chamados de Golden Showers (Chuveiros Dourados)…

O melhor de duas gerações

Touching... Acho que nem o Simon foi indiferente.

Malaysian Idol

Fail Michael Jackson!

Uma questão de tamanho

O Imperfeito pode criar o Perfeito: Descartes e Deus

É nem mais nem menos que uma questão de implicação lógica, de que tanto gostava Descartes. O argumento de Descartes que pretende provar a existência de um Ser Perfeito – comummente chamado de Deus – não passa de um crasso erro lógico que se arrastou pelos tempos. Dizendo ter por base a lógica e os argumentos dedutivos e rigorosos, mas usando uma verdadeira artilharia retórica como prova, René Descartes afirma que Deus existe porque está presente na sua mente, e ele, como ser imperfeito, não o poderia ter criado, visto Deus ser a mais perfeita concepção de perfeição. Logo, teria sido Deus a implantar nele aquela noção de si próprio. Não querendo eu insistir nos inúmeros argumentos anticartesianos já conhecidos, tento provar através do próprio argumento cartesiano, o seu falhanço.

Descartes afirma que um Ser Imperfeito não poderia criar algo Perfeito. Não poderia estar mais em desacordo. O facto de eu dizer que uma televisão não é perfeita, não implica que esta não emita radiações de cores perfeitas quando criteriosamente comparadas com as cores de captação das câmaras de televisão. Ou seja: o facto de alguma coisa não ser perfeita não implica que não seja perfeita a desempenhar um determinado papel; perfeito é aquilo que não falha em nada, e imperfeito é aquilo que não é perfeito em tudo, não implicando que não seja perfeito em algum campo observado. Como tal, o Imperfeito pode criar o Perfeito, porque esse Imperfeito pode ser um Criador Perfeito no que toca a imaginação. Por outras palavras, o Homem pode não ser Perfeito (não é), mas poder ter uma Imaginação Perfeita, que lhe permite imaginar tudo o que existe, e qualquer coisa que queira, ainda que esta não exista. Provas? A Ciência acreditou durante centenas de anos que o Éter existia, substância invisível que transportava a Luz. Pura ilusão. Hoje sabemos que (à partida) a luz viaja no vazio. E o Homem conseguiu criar na sua imaginação algo que não existia de facto.

Mas para além de não ser válido, o argumento de Descartes parece levar-nos precisamente à conclusão oposta à defendida: que Deus não existe. Porquê? Então pensemos: Descartes acredita ser um Ser Imperfeito. E acredita que Deus o criou. Ou seja, acredita que o Perfeito criou o Imperfeito. E isto sim, já não pode acontecer. Enquanto que a afirmação cartesiana não é logicamente necessária, a oposta é-o. Se Deus é Perfeito tem que o ser em todos os campos. Se não for Perfeito em tudo, não é Perfeito. E se de facto Deus criou o Homem, ser Imperfeito, não é um Criador Perfeito, pois um Criador Perfeito criaria Objectos Perfeitos, algo muito distinto do Homem. E se não é um Criador Perfeito, deixa poder ser Perfeito. Feita a análise do argumento de Descartes, conclusão: Deus, como Ser Perfeito, não existe.

Espantem-se

Nem tudo o que parece é!…

Rumo ao Início dos Tempos!

Há mais de 13 mil milhões de anos, deu-se uma explosão de raios gama que só na quinta-feira passada foi observada por vários telescópios na Terra. Só durou dez segundos, mas foi o suficiente para localizar o mais afastado objecto do Universo. Mais afastado, e mais antigo acontecimento da História do Universo conhecida pelo Homem. A 13 mil milhões de anos-luz da Terra (122.990.400.000.000.000.000.000 Km), a imagem do acontecimento demorou precisamente os 13 mil milhões de anos a chegar até nós. Com telescópios cada vez mais potentes, podemos observar cada vez locais mais distantes, e portanto receber informação de acontecimentos cada vez mais e mais remotos. Este, aconteceu apenas 600 milhões de anos após o Big Bang! O que quer dizer que estamos a apenas 600 milhões de anos do início de tudo… Quando já conseguimos recuar 13 mil milhões, percebemos que estes 600 milhões podem não estar tão longe quanto isso… Os super-telescópios são hoje considerados máquinas do tempo que nos mostram o que se passou à milhares de milhões de anos… tal e qual como aconteceu!

Mourinho estrela em campo!

Jogo entre os elementos do staff do Inter, transmitido pelo InterTV. Mourinho começou o jogo à baliza, mas acabou por avançar no terreno, e fazer… um poker! Ou seja, mostrando os seus dotes futebolísticos, marcou 4 golos… Incrível, só vendo:

Sócrates volta a dar facada no ambiente

O Caso Freeport fez-nos pensar se José Sócrates, que fez carreira Política como Secretário de Estado do Ambiente e mesmo Ministro do Ambiente, terá um mínimo de consciência ambiental e da sua importância… Se dúvidas houvesse, elas dissiparam-se, e parece cada vez mais provável que o fumo que vem do Caso Freeport singifique de facto fogo… Senão veja-se a nova lei anti-crise lançada por Sócrates: Não, não foi facilitar acesso a empréstimos, não foi diminuir a burocracia, não foi uma redução de impostos, nem  a permissão de saldar as dívidas para com o Estado num período pós-crise. Não. Em vez, disso, Sócrates e os seus ministros aprovaram hoje uma proposta de lei que prevê alterações ao actual regime de multas por atentados ambientais… Além de reduzir as coimas, o Governo propõe a criação de um regime especial para arrependidos, no qual uma empresa que admita ter cometido uma infracção e se mostre arrependido será beneficiado com uma redução adicional da multa (para qu~e pensar que mentiriam?). Esta medida, justificada como protectora das Pequenas e Médias Empresas, foi recebida com total surpresa, com a medida a ser classificada como “uma vergonha”, “um passo atrás” ou “um mau sinal”, por vários deputados, onde se incluem alguns socialistas… A lei é de facto mais um atentado liderado por Sócrates e a medida anti-crise mais estúpida de que já ouvi falar…

 
Oasis - Live Forever A Fine Frenzy - Whisper A Fine Frenzy - Ashes and Wine