Água na Lua!

É a confirmação: no lado escuro da lua, nas crateras permanentemente obscuras do pólo sul, há muita água congelada. O choque do motor de um foguetão Centauro contra a cratera Cabeus, a 9 de Outubro, observado de perto pela sonda LCROSS da NASA, permitiu confirmar o que outros engenhos enviados até ao satélite natural da Terra tinham já sugerido, ficando assim os cientistas sem qualquer sombra de dúvida na sua mente: há água na Lua, o que facilitaria qualquer tentativa de colonização. A água pode ser usada para consumo humano, claro, mas também para fazer combustível para foguetões, por exemplo.

Só que o sonho de regressar à Lua e aí construir bases foi mais uma vez afastado, com a publicação, no fim do Verão, de um relatório de uma comissão independente sobre qual deve ser a estratégia da NASA. O regresso à Lua, abandonada desde que o último astronauta norte-americano pisou o seu solo poeirento, em 1972 (só algumas raras sondas a visitaram desde então), fora anunciado pelo Presidente George W. Bush em 2004, mas foi agora considerado um passo desnecessário, que o orçamento da NASA não comporta.

No entanto, descobrir água na Lua, congelada há muitos milhões de anos, pode permitir-nos descobrir como era o Sistema Solar então — mesmo usando só máquinas… in Publico

4 novas opiniões:

  1. magda disse...:

    E em Marte também se pensa que existe.
    Hotelaria lunar e marciana é o futuro...

    (não tem nada a ver, e ao mesmo tempo tem tudo, enfim...)

  1. André disse...:

    É sempre bom mudar de ares, cheiro a ar fresco...

  1. Eduardo Jorge disse...:

    As viagens e mesmo projectos hoteleiros quer em Marte quer na Lua são projectos de elevada probabilidade de ocorrência no futuro, talvez não num futuro próximo, mas ainda assim, no futuro. A existência de água na Lua (e quiçá em Marte) só vem fortalecer estas hipóteses. Claro que mudar de ares pode fazer muito bem!

    Por enquanto, esta descoberta vai permitir mais descobertas científicas (espera-se), que podem também elas moldar o nosso futuro. De facto, sempre à descoberta!

 
Oasis - Live Forever A Fine Frenzy - Whisper A Fine Frenzy - Ashes and Wine