Haley

Se perguntarem se sonhei, direi que não. Mas, como todas as noites, sonhei. Sonhei não só com a Haley, como sonhei com a Terra, com as florestas e os rios, com os sons e as cores, e os cheiros e as formas... Sonhei com tudo, e vi o quão diferente era este sítio. Ai, ai... que saudades! Podia estar suja, podia estar gasta, podia estar doente... mas a Terra era a minha casa; e nunca deixaria de o ser.

Quão ampla esta minha nova visão de casa! Passou de um ridículo rectângulo do Google Earth para um planeta inteiro!... Bela prova do clássico «tudo é relativo»! Jamais Einstein terá pensado que alguém se lembraria dele a 20 anos-luz do lugar onde ele próprio tanto pensou... Pois bem, cá estou eu a reflectir na sua amada Relatividade, ainda que em contextos tão, tão, tão distintos!...

A verdade, é que é indubitável o princípio de que tudo é relativo, consoante a visão do observador. E agora que estava longe, agora que me via tão distante, sentia toda a Terra como minha casa. Suponho que até que seja um pouco o dilema dos emigrantes; quando saem do país, passam a vê-lo como sua casa, ao invés daquele prisma com telhado em que temos as mais diversas bugigangas pessoais... Eu não deixava, no entanto, de sentir a minha casa; no sentido do prisma, digo. Isto, porque sabia que era lá que estava alguém. Era lá que estava aquilo que eu, mais que tudo, prezava e valorizava. Aquilo que me fazia querer voltar...

Mesmo 27 anos volvidos, mantinha-se a vontade, e mantinha-se o sentimento, e mantinha-se a esperança... Não eram o sofá ou a comida rica de casa que me deixavam saudades e dilaceravam o coração. Tampouco eram os poucos luxos a que me podia dar lá no planeta. Eram as pessoas, mais que tudo. Haley era a minha força. E entre as tantas saudades que tinha, da Terra e da sua beleza, das pessoas ou dos seus costumes, escolheria sem hesitar saciar uma dessas vontades, sobre qualquer uma das outras... Haley. Haley. Haley.

1 novas opiniões:

  1. Eduardo Jorge disse...:

    Um cheirinho do trabalho de AP (parte da aplicação)

 
Oasis - Live Forever A Fine Frenzy - Whisper A Fine Frenzy - Ashes and Wine