O incrível Manoel de Oliveira

A caminho dos 102 anos de idade, Manoel de Oliveira é o realizador mais velho do mundo em actividade, sendo autor de trinta e três longas-metragens, a última das quais abriu o Festival de Cannes 2010. Realizador de tremendo sucesso, começou por ser desportista: praticou atletismo, foi campeão nacinal de salto à vara e ainda se dedicou ao automobilismo pelo caminho.

E quem sabe se é esta vertente desportista que é responsável pela razão de eu fazer este post, que é aquilo que mais me espantou quando o vi na televisão a falar sobre o seu filme em Cannes: Manoel de Oliveira apresenta uma destreza física e psicológica absolutamente invejáveis para muitos setentões, quanto mais para quem já ultrapassa um século de existência!… Caminhando com uma fluidez e normalidade estonteantes, sem bengala, na maior parte do Festival, e demonstrando pelas gesticulações uma flexibilidade verdadeiramente impressionante, vi a juventude naquele homem… E foi isso que me espantou. Está novo; novo e fresco! Falou com humor, com ternura, com realismo e com uma incrível lucidez aos jornalistas, continuando a ser uma pessoa de interesse e carácter, mentendo uma opinião crítica e justificada. Para mim, surgiu como um modelo; um exemplo a seguir!… Não haja dúvida que a mim, me espantou profundamente. E depois disto, não duvido que dure mais uns anitos no seu melhor.

1 novas opiniões:

  1. magda disse...:

    Bons genes! ...E fazer aquilo que se gosta também deve ser um óptimo ingrediente.

 
Oasis - Live Forever A Fine Frenzy - Whisper A Fine Frenzy - Ashes and Wine