O fim de uma caminhada, e um até sempre!

É hoje, e foi ontem. É aqui, tal como foi, e como não será. É agora, e não mais. É o fechar de um ciclo… De uma caminhada que nos enrijeceu as pernas e elevou o espírito, e nos conduziu por um caminho longo e bravo, juntos, que agora se bifurca e bifurca e bifurca, multiplicando-se em 20 caminhos distintos rumo à vida. Catarina, Raquel, Ana Isabel, André, Cláudia, Eduardo, Fábio, Helena, Laura, Joana M., Joana ‘Descarada’ Meira, João, Bé, Magda, Mariana, Mélanie, Pedro, Ricardo, Soraia e Tiago… Vinte pessoas que passaram 3 anos juntas, umas mais juntas que outras, umas mais tolas que outras, todas elas diferentes, numa michórdia que deu um F, que em nós ficará gravado para sempre. Ui, o que houve… Muitos confrontos de teimosia (não é Raquel?), muitos confrontos de personalidades, muitos momentos de brilho e de bréu, de felicidade e dificuldade, que de sempre terem sido vividos juntos, fizeram nascer uma união e uma força, uma ligação e um tão profundo gostar, que em muitos muitos casos, não conhecerá fim.

A idade com que nos conhecemos e em que convivemos, potenciaram a forte intensidade das coisas; do sentir e do magoar, do querer e do ajudar, da união e da separação… Confesso que ainda não consigo imaginar certas pessoas longe de mim. Imaginar o desertar de pessoas que sempre tive próximas, para Universidades e cidades tão distantes fisicamente… Sei também que vou perder muita gente, de tão bem que conheço as suas personalidades. Estou consciente do que acontecerá no futuro, e de certa forma, é isso que me assusta. Não aquilo que ainda não sei, aquilo que ainda viverei, quem ainda conhecerei, ou o que vier a fazer… Não. O que me assusta é o que sei, e as saudades que tenho do que ainda não perdi.

Agora está, no entanto, na hora de olhar para a frente… Quero-vos mais que ninguém, portanto, mantenham-se próximos, mesmo que longe. Quero  saber de vós, dos vossos futuros, quer académicos, quer profissionais, quer pessoais. Não me sinto preparado, mas talvez o esteja cada vez mais. Talvez em Setembro esteja pronto para ser caloiro, ser Estudante com letra maiúscula, e acima de tudo, pronto para encarar a decisão que agora tomarei sobre o meu futuro; sobre o meu caminho… É aqui que algo acaba, é aqui que algo muda, é aqui que algo nasce. A vida compensa morte com mais vida; aproveitemos essa vida que nos é dada, e prossigamos com vontade! Porque somos nós, meu caro F, que vamos quebrar com o estado das coisas. Venha a Universidade, venha o trabalho, venha o futuro… Vamos a eles!

A nossa última discussão: os Exames Nacionais e o Ensino Superior

Falta menos de uma semana para este blog fechar portas, mal se fechem definitivamente as portas do nosso Secundário. Com ele se abriram, com ele fecharão. A 2ª fase dos Exames está aí, e chegou a hora de uma análise ao que foram estes 3 anos. Fizemos o que queríamos? Chegamos onde queríamos? Mudámos nestes 3 anos?… Quem somos agora, comparado com o que éramos? 3 anos de F deram-me a volta, mas mantive a minha espinha dorsal; tanto me sinto o mesmo, como vejo que já não sei quem era. Confesso que me esqueci de grande parte do que era antes, para ser quem agora sou. Basta um momento de reflexão para notar as diferenças!

Com a nostalgia a correr-me nas veias, parece que estou já a fazer o último post, quando na verdade a ideia é este ser ainda de discussão. As minhas duas questões são simples: acham que os Exames Nacionais têm sido como deviam ser? (se são de facto importantes, se destacam de facto os melhores, se têm tido critérios razoáveis e de igualdade, etc…); e a outra pergunta é mais difícil ainda: o que esperam do Ensino Superior? (estão entusiasmados com a mudança, com receio, com vontade ser caloiros, certos quanto ao que querem estudar e trabalhar no futuro, etc!).

Isto é pano para muitas muitas muitas mangas, respondam ao que mais vos toca ;)

Espanhóis oferecem novo jogador à Holanda: Van Aperdeer

van-a-perdeer

Sem dúvida original, mas mais uma prova do convencimento dos espanhóis, que desde o início têm a certeza que ganharão o Mundial.

 
Oasis - Live Forever A Fine Frenzy - Whisper A Fine Frenzy - Ashes and Wine