O fim de uma caminhada, e um até sempre!

É hoje, e foi ontem. É aqui, tal como foi, e como não será. É agora, e não mais. É o fechar de um ciclo… De uma caminhada que nos enrijeceu as pernas e elevou o espírito, e nos conduziu por um caminho longo e bravo, juntos, que agora se bifurca e bifurca e bifurca, multiplicando-se em 20 caminhos distintos rumo à vida. Catarina, Raquel, Ana Isabel, André, Cláudia, Eduardo, Fábio, Helena, Laura, Joana M., Joana ‘Descarada’ Meira, João, Bé, Magda, Mariana, Mélanie, Pedro, Ricardo, Soraia e Tiago… Vinte pessoas que passaram 3 anos juntas, umas mais juntas que outras, umas mais tolas que outras, todas elas diferentes, numa michórdia que deu um F, que em nós ficará gravado para sempre. Ui, o que houve… Muitos confrontos de teimosia (não é Raquel?), muitos confrontos de personalidades, muitos momentos de brilho e de bréu, de felicidade e dificuldade, que de sempre terem sido vividos juntos, fizeram nascer uma união e uma força, uma ligação e um tão profundo gostar, que em muitos muitos casos, não conhecerá fim.

A idade com que nos conhecemos e em que convivemos, potenciaram a forte intensidade das coisas; do sentir e do magoar, do querer e do ajudar, da união e da separação… Confesso que ainda não consigo imaginar certas pessoas longe de mim. Imaginar o desertar de pessoas que sempre tive próximas, para Universidades e cidades tão distantes fisicamente… Sei também que vou perder muita gente, de tão bem que conheço as suas personalidades. Estou consciente do que acontecerá no futuro, e de certa forma, é isso que me assusta. Não aquilo que ainda não sei, aquilo que ainda viverei, quem ainda conhecerei, ou o que vier a fazer… Não. O que me assusta é o que sei, e as saudades que tenho do que ainda não perdi.

Agora está, no entanto, na hora de olhar para a frente… Quero-vos mais que ninguém, portanto, mantenham-se próximos, mesmo que longe. Quero  saber de vós, dos vossos futuros, quer académicos, quer profissionais, quer pessoais. Não me sinto preparado, mas talvez o esteja cada vez mais. Talvez em Setembro esteja pronto para ser caloiro, ser Estudante com letra maiúscula, e acima de tudo, pronto para encarar a decisão que agora tomarei sobre o meu futuro; sobre o meu caminho… É aqui que algo acaba, é aqui que algo muda, é aqui que algo nasce. A vida compensa morte com mais vida; aproveitemos essa vida que nos é dada, e prossigamos com vontade! Porque somos nós, meu caro F, que vamos quebrar com o estado das coisas. Venha a Universidade, venha o trabalho, venha o futuro… Vamos a eles!

7 novas opiniões:

  1. Eduardo Jorge disse...:

    Devo ainda dizer que tinha muito mais para dizer. No entanto, um post demasiado grande poderia inibir a sua leitura por parte dos leitores =)

    Como tal, tenho várias notas para deixar aqui, nesta caixa de comentários. A primeira, é a de deixar os nomes de que não esteve connosco os 3 anos de Secundário, mas que também nos acompanhou durante parte dele. Aí ficam os 10 nomes: Bárbara, André Esteves, Ana I. Lages, Bruna, Joana Filipa, João Mendes, Ana Cláudia, Eulália, Maria Ana, Mélanie. E desde já as desculpas se me esqueci de alguém!!!

    Acho que tenho também que dar uma palavra de apreço aos professores que nos acompanharam nesta viagem destes 3 anos: Isabel Mendes, José Coimbra e Graça Borges, e àqueles que nos acompanharam em algumas partes desses 3 anos: Conceição Mota, Marta Nadais, Eugénia Machado, Ana Rita Pereira, Clara Rodrigues e Emília Silvério. Uma palavra ainda ao professor Pedro Martins de Química e à prof. Ascenção Afonso de inglês, que foram meus professores e de parte da turma.

    Por fim, quero dizer que este é o último post deste blog; a última vez que daqui me expressarei. Um «até nunca» que no blog se encerra, porque, de carne e osso, sempre aqui estarei. Para todos vós que vos reviste nestas palavras, um abraço enorme, do tamanho do Mundo!…

  1. Eduardo Jorge disse...:

    Curiosidades estatísticas: o blog, ao longo de 915 dias, teve cerca de 30 mil visitantes, 439 posts, milhares de comentários de dezenas de pessoas diferentes, e um espírito de discussão que em muitos posts foi simplesmente fabuloso! Deixamos o blog aberto aos comentários, ainda que fechado a posts. E podem usar as 'utilidades' e a barra lateral (posts mais comentados, temas, 'memorial', etc.) para viajar pelo que fizemos ao longo destes quase-três anos.

    Por fim, podem aqui deixar a vossa apreciação do blog, bem como qualquer outra coisa que vos dê na berlinda ;)

  1. Claudia disse...:

    Olha..sabes que mais?
    Ja tenho saudades vossas :S
    ADORO-VOS MEUS PASPALHOS :D

  1. magda disse...:

    Concordo contigo em muitas coisas que referiste, nomeadamente a intensidade e importância daquilo que construímos devido à nossa idade. E como foi e é importante!

    Mas também concordo quanto à necessidade de olhar para a frente e construir o nosso futuro. Espero que não implique abdicar (muito) daquilo e daqueles que ganhei ao longo destes três anos.

    O blog foi um ponto interessante de discussão. Foi principalmente curioso aperceber-me de determinadas opiniões. Também ri com os posts cómicos. Foi algo que marcou o F e o destacou. Foi uma janela diferente e que demonstrou muito da essência de alguns dos seus elementos. Positivamente ou não, de certa forma também nos expusemos e demos algo nosso.

    Novas experiências estão para vir. Divirtam-se e usufruam delas da melhor forma:)

  1. Eduardo Jorge disse...:

    E eu tenho saudades de certos momentos, passamos por muitos! Ai ai... Nunca mais vamos chatear a stora de Biologia nem o stor Coimbra.

  1. magda disse...:

    Há coisas que o tempo não vai fazer com que desvaneçam, não vai mesmo. Acho que é preciso relembrar a algumas pessoas: não fujam!

    São grandes, muito muito obrigada.

  1. Eduardo Jorge disse...:

    Como já temsido comum nos exames de biologia...

 
Oasis - Live Forever A Fine Frenzy - Whisper A Fine Frenzy - Ashes and Wine