O que mudou com Obama?

Resposta simples: TUDO. E não esperem por aquela parte do post (já muito criticada pleo Fábio :P), em que vejo as coisas pela parte mais negativa. Não. Em tempos de crises inúmeras (peço desde já desculpa pela baixa frequência de posts, mas o trabalho aliado à doença têm sido impeditivos), este é um post positivo!

Toda a mudança começou na fenomenal campanha de Obama, que arrastou consigo milhões de pessoas, sendo um símbolo fresco da liberdade, igualdade e fraternidade. Homem de elevado carácter e personalidade, decidiu fechar Guantánamo ao chegar ao poder, decidiu investir biliões para salvar os empregos dos americanos, decidiu começar a retirar as tropas do Iraque, decidiu cancelar todas as medidas de Bush que ainda não tinham sido postas em «funcionamento», decidiu cancelar todas as leis que travavam a Ciência nos Estados Unidos, decidiu tornar-se amigo e aliado da Rússia numa altura em que parecia crescer uma 2ª Guerra Fria, e, hoje, decidiu acolher o Irão nas discussões pelo futuro do Mundo. Muito agradado pela notícia, o governo iraniano decidiu libertar a jornalista americana que tinham presa à meses acusada de espionagem. E as relações entre países crescem, com Hillary, sua Secretária do Exterior, a visitar hoje Barroso depois de ter visitado China, Indonésia e Japão, num momento de estado de graça entre povos e entre governos. Crescem as relações, crescem os povos, começa a ver-se a luz ao fundo do túnel «crise», e o Mundo parece começar a acordar do pesadelo em que estava profundamente mergulhado. São indícios, são começos, mas o que é facto é que em menos de 1 ano, Obama já mudou tudo.

4 novas opiniões:

  1. Fábio André disse...:

    Mas será que ele aguentará durante todo o seu mandato fazer só coisas boas?? hum...

    Mas até agora foi o que se esperava...: uma especie de milagreiro.

    Esse Fábio deve ser preto xD

  1. Eduardo Jorge disse...:

    Obviamente será MUITO difícil manter o ritmo actual e continuar tão bem até ao fim de um desgastante mandato de 4 anos. Passará certamente por situações muito complicadas em que não terá fáceis resoluções, mas acredito na força dele, não demais, o quanto baste...

    Não está a desiludir

  1. Anónimo disse...:

    Todos nós sabemos que o núcleo do Mundo, a peça Fundamental é o Estados Unidos. E esse Mundo tem um novo "Dono", e ele é um Negro, que por ironia do destino está no poder de um país cujo o índice de Preconceito Racial sempre foi elevadíssimo!


    Esse poder todo é uma Grande Responsabilidade, e por ele ser negro, essa responsabilidade passa a ser maior ainda. Qualquer desfalque do Presidente, qualquer erro por mais que não seja tão grande, ira gera uma grande discussão pois sei que a cobrança será muito forte, principalmente porque o índice de preconceito no resto do Mundo é imenso também.
    Receio que um erro grave, possa acarretar uma pressão muito forte em cima do presidente, e se ele não tiver pulso para aguentar, poderá acarretar outros erros sucessivamente e isso desencadear uma onda de conflitos, pois o preconceito pode vir a “tona” sem medo de ser reprimido.

  1. Anónimo disse...:

    Ele não está a mudar o mundo, depois de Bush nao poderia haver muito pior, basta fazer o oposto deste e o mundo ja é um lugar melhor..vamos lá ver se faz o que prometeu a todos os americanos..

    :) Joana

 
Oasis - Live Forever A Fine Frenzy - Whisper A Fine Frenzy - Ashes and Wine