Ou Papa ou Papá

CondomTornam-se cada vez mais polémicas as declarações do papa Bento XVI acerca do uso do preservativo. A opção da Igreja é cada vez mais criticada, e há cada vez mais a crítica interna a fazer-se ouvir. Um bispo português é um dos opositores da ideia conservadora do não-uso do preservativo, algo que é reiterado furtivamente pelo actual Papa.

A posição da Igreja (ainda) é a de que o uso do preservativo vai contra a vontade de Deus da Reprodução do Homem. O que é extremamente lógico: Para quê preocuparmo-nos com a saúde da população mundial (especialmente os milhões de africanos infectados com a SIDA) se o que interessa é a reprodução? Para quê salvar vidas? Esse não é o intuito da Igreja… Ups! Até é… Pois é… Então e que tal preocuparmo-nos com quem está vivo e sujeito a sofrimento em vez de nos preocuparmos com os milhões de espermatozóides que viajam numa relação sexual do pénis para o útero? Que tal preocuparmo-nos com vidas em curso em vez de vidas potenciais e condenadas à doença? Que tal mudar a perspectiva hein?

A posição extrema da actual liderança da Igreja aponta na direcção da extremização das vidas humanas: vida espiritual e vida animal. Vida de servente da Igreja para poucos, ou servente da espécie, condenado à vida de proliferação da espécie… Ou Papa ou Papá… Mas onde está a moralidade? O direito do Homem ao amor e à felicidade? À partilha e à liberdade? À saúde e ao controlo das nossas própias vidas?… Não queiram andar para trás, por favor! E apoiem a vida… No seu verdadeiro sentido.

1 novas opiniões:

  1. Elizabeth disse...:

    Certo, obrigada pelas suas palavras Jorge-Eduardo. Ellas fazem pensar.

 
Oasis - Live Forever A Fine Frenzy - Whisper A Fine Frenzy - Ashes and Wine