"O ser humano inventou Deus e depois escravizou-se a Ele" (Saramago)

Desde Fevereiro de 2008 que não temos um post dedicado ao tema que mais discussão levantou neste blog… A existência (ou não) de Deus! E ouvir isto dito desta forma já cheira a aborrecimento, até porque a religião já foi tantas vezes discutida em aulas de Moral, em aulas de História, em algumas Áreas de Projecto, em aulas de Filosofia, etc etc etc… Mas aqui, não vamos bater no ceguinho!… A ideia é dar a conhecer a opinião de José Saramago, Nobel Português que vamos estudar este ano, sobretudo por ter uma opinião vincada, forte, e muito polémica.

Em entrevista ao Público a propósito do lançamento da sua nova obra, Caim, em que Deus é uma das personagens principais (ver entrevista completa), Saramago disse não estar num ajuste de contas com Deus, até porque «não se pode ajustar nada com algo que não existe». Saramago não tem nada contra Deus, já que não acredita que tal ser exista, só lamenta que o Homem se tenha escravizado a «algo que inventou», considerando que o Homem se limita e rebaixa devido a esta relação. A frase do título do post resume de forma clara e concisa a opinião de Saramago. E lá convicto, está… Gostaria de ouvir o que têm a dizer ;)

Entrar, sempre a abrir!…

Há muito que não postava nada dos concursos de talentos por esse mundo fora. E não postaria se não me aparecesse este vídeo à frente… Para além da prestação brilhante do professor Danyl Johnson, de 27 anos, o que tem de tão especial este vídeo, é ter Simon Cowell a admitir que esta foi a melhor «primeira audição» que já viu em toda a sua carreira de júri. O número de vezes que Simon se ri parece até irreal… E este prof tem de facto uma voz a mostrar!… Enjoy

2008/09 foi sinónimo de exaustão

Depois de há algum tempo ter sido lançada a pergunta sobre qual tinha sido o sentimento predominante no ano 08/09, as respostas foram chegando, e, com um total de 25 respostas (que equivalerá em número a quase toda a turma do ex-11ºF), chegamos a conclusões bastante claras: primeiro, o ano só correu da melhor forma a 8% dos votantes; os restantes 82% dividem-se entre o sentimento mais comum (exaustão, 48%), o pior sentimento (tristeza, 24%), a decepção (12%), a revolta (4%), e ainda «outro» sentimento (4%), que não conseguimos descodificar :)

O 11º ano foi, de facto, um ano de extrema exigência a nível de calendarização, velocidade com que demos os Programas, sequência de testes e elementos de avaliação, bem como os tão-discutidos Exames Nacionais. Também o nível de dificuldade das matérias dos Programas subiu, como é suposto que continue a aumentar ao longo do nosso percurso escolar (pelo menos no ‘nosso’, que ainda não pertencemos ao Secundário do Ensino Obrigatório). Estes obstáculos causaram a exaustão, e levaram a alguns resultados inesperados, que trouxeram a revolta, a tristeza, e a decepção. Mas não só de escola se fez o ano, e obviamente outros factores deverão ter influenciado as opiniões dos leitores. Podemos no entanto concluir que não foi um ano lectivo muito positivo. Que 2009/2010 traga melhores recordações.

Exames são cada vez pior corrigidos

São dados oficiais. De ano para ano, há cada vez mais contestações às correcções das provas dos Exames Nacionais, e cada vez há mais alunos com razão. A muito se devem os critérios de correcção intransigentes e duvidosos, que desprezam interpretações, expressões ou raciocínios dos alunos. Mas também os correctores parecem estar cada vez mais descuidados e exigentes (elevando a intransigência dos critérios a níveis ainda mais ridículos), fazendo com que a contestação de alunos, pais e professores seja cada vez maior. Devemos realçar a existência de professores e organizações que lutam contra os defeitos dos critérios, e realçar ainda aqueles correctores que são competentes para aplicar esses critérios com bom-senso. No entanto, a contestação não cresce sem razão (62% dos reclamantes tiveram razão este ano), e mesmo em disciplinas que deveriam não suscitar dúvidas, como Matemática, viram-se notas a subir nas reapreciações cerca de 3 valores, o que demonstra a incompetência, distracção, ou má-vontade do professor-corrector em questão (ver notícia Público).

Tendo presenciado de bem perto casos de correcções ridículas de exames este ano (perto demais! =P), não me surpreendem estes dados; só tenho pena que nem todos os «segundos-correctores» tenham a coragem de melhorar o trabalho realizado pelos primeiros correctores… Neste momento, penso que o mais importante para melhorar a situação, é uma actuação do GAVE, construindo exames menos duvidosos, e que avaliem realmente as competências do aluno na disciplina em causa. O alargamento dos critérios, com aumento de flexiblidade, iria beneficiar a todos, e é capaz de ser a primeira medida que seria correcto tomar.

Chegou o vídeo no papel

Não, já não é só no Harry Potter!… Chegou ao mundo real o vídeo em papel! Não é ainda apresentado com a qualidade da saga de feiticeiros, mas a verdade é que a edição de 18 de Setembro da revista norte-americana Entertainment Weekly vai ser publicada com um vídeo integrado numa dupla página de publicidade (vídeo). Com uma pequena pilha, a publicidade pode ser vista durante 40 minutos, e só é activada quando a pessoa passa por aquela página. O futuro chega e o impossível torna-se possível. Ainda me lembro de ver o filme e pensar «isto nunca na vida…». Pois, mas chegou. E vai certamente evoluir, até se tornar comum tal como as fotos ou a impressão a cores em jornais e revistas. Esperemos pelo próximo passo!…

ESCA pode adoptar aulas ao Sábado

Não é novidade nenhuma que a ESCA está a abarrotar de alunos. Também não é novidade nenhuma que a Escola está em obras, e que muitas das aulas vão ser dadas em contentores. Também se percebe que os contentores não podem constituir os 4 andares da escola. E é por isso mesmo que as obras vão diminuir o espaço onde dar aulas; menos salas, mais alunos. Onde meter então toda a gente? A solução pode não vir a ser consensual, mas já foi adoptada na Escola Sec. Alberto Sampaio. As turmas, dos cursos Científico-Humanísticos passam a ter aulas ao Sábado, e horários esburacados. Contando que a Carlos Amarante tem mais alunos, um edifício em obras muitíssimo maior do que o da A.S., e bastantes mais turmas, parece impôr-se que a mesma medida possa ter que vir a ser tomada na ESCA. Apenas uma organização meticulosa e extraordinariamente conseguida poderá afastar este cenário, mas mesmo que este se confirme, pode ser que os 12º sejam poupados. Assim espero!…

Regresso às aulas pode ser adiado devido à Gripe A

Depois de um atribulado percurso por falta de máquina (PC), cá estou a redigir este post... E sim, é verdade; segundo avançado pelo Jornal Público, as aulas podem ver o seu início adiado, devido à coincidência de datas com o pico de Gripe A. E mesmo que as aulas comecem no tempo definido (de 10 a 15 de Setembro), estas podem ser suspensas caso se declare que a pandemia de Gripe A se torna uma emergência de saúde pública. Assim sendo, não sabemos ainda se haverá compensação de aulas no final do ano (o que desregularia os inícios de anos universitários, nomeadamente com o resto da Europa), ou se simplesmente seremos obrigados a dar os Programas (ainda) mais a correr. Veremos o que acontece, sendo que nenhuma das consequências a que levar uma eventual paragem parece ser muito positiva. Saúde, meus caros!

Wonderful (Gary Go)

Vá, digam lá: 'I am Wonderful'; belíssima mensagem, belíssima música, belíssimo viodeclip; Belíssimo!

Paralesia? Não, Descanso

Olá a todos! Como já devem ter reparado o blog tem estado muito inactivo nestes últimos dias... Mas acontece que parte do "elenco" deste estabelecimento foi passar uma semanita de férias ( e que bem que soube para todos! ) pelo que não restou tempo e disponibilidade para actualizar o blog. Mas estamos de volta, sim é verdade, arranjem os vossos ratos e teclados porque vão ser necessários para comentar tudo o que por aqui se vai passar. Já sabem que a vossa opinião é sempre importante (mesmo que seja contra a de quem escreveu ;P) [Se bem que essas é que dão mais proveito, não é só dizer: "sim sim muito bem muito bem"].

Então para iniciar mais um ciclo do blog, e como sou eu quem está a escrever isto, fiquem-se com esta série de imagens, no minimo engraçadas vah, alusivas à gripe suína [Coisa que a mim já me enjoa de tanto falar mas enfim].

Quando a gripe aperta, há que improvisar


Imagens engraçadas - Gripe suína


Isto porque pode deixar sequelas como...

Imagens engraçadas - ALGUNS EFEITOS DA GRIPE SUÍNA (DIOS MIOOOOOOOOO)


...ou como...

Imagens engraçadas - Sequelas da Gripe SUÍNA


É que ninguém está a salvo !


Mas calma lá, não há razões para alarme...



Porque já temos exterminador(a) para a Gripe A


Imagens engraçadas - A exterminadora da gripe suina

 
Oasis - Live Forever A Fine Frenzy - Whisper A Fine Frenzy - Ashes and Wine