"O ser humano inventou Deus e depois escravizou-se a Ele" (Saramago)

Desde Fevereiro de 2008 que não temos um post dedicado ao tema que mais discussão levantou neste blog… A existência (ou não) de Deus! E ouvir isto dito desta forma já cheira a aborrecimento, até porque a religião já foi tantas vezes discutida em aulas de Moral, em aulas de História, em algumas Áreas de Projecto, em aulas de Filosofia, etc etc etc… Mas aqui, não vamos bater no ceguinho!… A ideia é dar a conhecer a opinião de José Saramago, Nobel Português que vamos estudar este ano, sobretudo por ter uma opinião vincada, forte, e muito polémica.

Em entrevista ao Público a propósito do lançamento da sua nova obra, Caim, em que Deus é uma das personagens principais (ver entrevista completa), Saramago disse não estar num ajuste de contas com Deus, até porque «não se pode ajustar nada com algo que não existe». Saramago não tem nada contra Deus, já que não acredita que tal ser exista, só lamenta que o Homem se tenha escravizado a «algo que inventou», considerando que o Homem se limita e rebaixa devido a esta relação. A frase do título do post resume de forma clara e concisa a opinião de Saramago. E lá convicto, está… Gostaria de ouvir o que têm a dizer ;)

5 novas opiniões:

  1. Fábio André disse...:

    Para mim essa frase não resume a generalidade.

  1. André disse...:

    Como seria de esperar concordo com o senhor Saramago. Há demasiadas coisas que não fazemos, por medo, há demasiadas coisas mal contadas, demasiada trafulhice. O medo: inda a pouco presenciei uma cena dessas e tive que me ausentar do local onde estava porque não ia conter o riso, sinceramente isso não me preocupa nem um bocadinho, não tenho medo seja do que for que venha, não me vou preocupar com coisas que não estão no meu dominio, mas tambem se ele existe então não presta no que faz (já que dizem que ele é bonzinho), pq para além de nunca ter feito nada por mim, só me deu problemas. Algo que acho que esta presente na humanidade desde sempre é que apesar de todo o sofrimento que se possa sofrer, desde que consigamos arranjar uma maneira e condições, qeremos sempre continuar a viver, há demasiadas coisas importantes para se abdicar. E outra coisa, não sei se ja pesquisaram ou folhearam obras do senhor JRR Tolkien, pois é da sua vasta obra de tão completa que é, podemos ler tudo aquilo e acreditar quase que é verdade isto se fossemos uns leigos no que toca ao mundo ao nosso redor, mas a verdade é que sabemos que não existem elfos, nem trolls, nem orcs nem seja o que for (pelo menos aqui na Terra. Pois é, a Biblia é igual, também tá muito bem escrita não tá?....Só prova que quando há entusiasmo não custa escrever histórias....Tal como esta parede de letras que fiz agora

    (é provavel que me tenha perdido por ai, mas pronto, ha mt coisa pa falar e que apetece dizer...)

  1. magda disse...:

    Segui o link que deixaste e achei os comentários à entrevista muito pobrezinhos, entre a arrogancia e inexistencia de Saramago enquanto escritor...não se acrescenta nada.

    Como qualquer um tem direito a ter opinião, que exprime, e que não me parece assim tão descabida.

    Li apenas um livro dele, Ensaio Sobre a Cegueira, e parece-me ser um homem inteligente, pelo menos fez-me reflectir e experimentar sensaçoes interessantes!

  1. Eduardo Jorge disse...:

    Pois é Magda, nem num site de um jornal como o Público as pessoas têm respeito nos comentários; Acho que é um misto de desrespeito e desprezo, pela pessoa, pelo escritor, pela obra e pela opinião...

  1. Anónimo disse...:

    eu sempre k tinha algo em comum com o Saramago.Concordo em pleno com o titulos nem eu era capaz de dizer melhor lol.
    Ass: meco

 
Oasis - Live Forever A Fine Frenzy - Whisper A Fine Frenzy - Ashes and Wine