Depois de há algum tempo ter sido lançada a pergunta sobre qual tinha sido o sentimento predominante no ano 08/09, as respostas foram chegando, e, com um total de 25 respostas (que equivalerá em número a quase toda a turma do ex-11ºF), chegamos a conclusões bastante claras: primeiro, o ano só correu da melhor forma a 8% dos votantes; os restantes 82% dividem-se entre o sentimento mais comum (exaustão, 48%), o pior sentimento (tristeza, 24%), a decepção (12%), a revolta (4%), e ainda «outro» sentimento (4%), que não conseguimos descodificar :)
O 11º ano foi, de facto, um ano de extrema exigência a nível de calendarização, velocidade com que demos os Programas, sequência de testes e elementos de avaliação, bem como os tão-discutidos Exames Nacionais. Também o nível de dificuldade das matérias dos Programas subiu, como é suposto que continue a aumentar ao longo do nosso percurso escolar (pelo menos no ‘nosso’, que ainda não pertencemos ao Secundário do Ensino Obrigatório). Estes obstáculos causaram a exaustão, e levaram a alguns resultados inesperados, que trouxeram a revolta, a tristeza, e a decepção. Mas não só de escola se fez o ano, e obviamente outros factores deverão ter influenciado as opiniões dos leitores. Podemos no entanto concluir que não foi um ano lectivo muito positivo. Que 2009/2010 traga melhores recordações.
Apesar de ter sido um ano mais puxado, como já não era o 1º já tavamos mais abituados ao ritmo (falo por mim, sempre tive melhores notas xD) mas claro que foi cansativo sim,...