Exames são cada vez pior corrigidos

São dados oficiais. De ano para ano, há cada vez mais contestações às correcções das provas dos Exames Nacionais, e cada vez há mais alunos com razão. A muito se devem os critérios de correcção intransigentes e duvidosos, que desprezam interpretações, expressões ou raciocínios dos alunos. Mas também os correctores parecem estar cada vez mais descuidados e exigentes (elevando a intransigência dos critérios a níveis ainda mais ridículos), fazendo com que a contestação de alunos, pais e professores seja cada vez maior. Devemos realçar a existência de professores e organizações que lutam contra os defeitos dos critérios, e realçar ainda aqueles correctores que são competentes para aplicar esses critérios com bom-senso. No entanto, a contestação não cresce sem razão (62% dos reclamantes tiveram razão este ano), e mesmo em disciplinas que deveriam não suscitar dúvidas, como Matemática, viram-se notas a subir nas reapreciações cerca de 3 valores, o que demonstra a incompetência, distracção, ou má-vontade do professor-corrector em questão (ver notícia Público).

Tendo presenciado de bem perto casos de correcções ridículas de exames este ano (perto demais! =P), não me surpreendem estes dados; só tenho pena que nem todos os «segundos-correctores» tenham a coragem de melhorar o trabalho realizado pelos primeiros correctores… Neste momento, penso que o mais importante para melhorar a situação, é uma actuação do GAVE, construindo exames menos duvidosos, e que avaliem realmente as competências do aluno na disciplina em causa. O alargamento dos critérios, com aumento de flexiblidade, iria beneficiar a todos, e é capaz de ser a primeira medida que seria correcto tomar.

6 novas opiniões:

  1. Anónimo disse...:

    O meu recurso a Portugues subiu 17 pontos :)

  1. Eduardo Jorge disse...:
    Este comentário foi removido pelo autor.
  1. Joana disse...:

    Por outro lado quem corrigiu o meu exame de geometria foi um dádiva que muito provavelmente foi buscar pontos e pontinhos xD
    se bem que tenha duvidas quanto ao meu de mat... mas nao podemos ignorar que "quem erra pro mal, tbm erra pro bem"...e esses as pessoas nao se queixam...antes de culpar os correctores, questionem se sobre a vossa própria honestidade!!

  1. Eduardo Jorge disse...:

    Acho que a mim ninguem me dá a mais... não tenho os genes certos pá sorte nos correctores, ao q parece... -.-

  1. magda disse...:

    Pra ja acho que ainda nao fui prejudicada, mas acho que as discrepancias nas notas prendem-se essencialmente pela personalidade/metodo do corrector, e a isso estaremos sempre sujeitos.

    As coisas necessitam de ser afinadas...agora como nao me perguntem!

  1. Fábio André disse...:

    Eu nem quis saber de mais nada a partir do momento em que soou a campaínha a alertar o final do exame de biologia !! xD

 
Oasis - Live Forever A Fine Frenzy - Whisper A Fine Frenzy - Ashes and Wine