Educação em Portugal: introdução com Aristóteles

É verdade... mais uma vez neste blog demonstramos que estamos de mãos dadas com o passado. Aristóteles, filósofo do século quarto antes de Cristo, já considerava a educação como o futuro e a base de qualquer sociedade ordenada e civilizada... Ficam as citações:

''(...) o fim último do Estado é proporcionar o conjunto de meios necessário a essa formação (da virtude)''

''De todos os meios aqui referidos para assegurar a conservação dos regimes políticos (sociedades), o que se afigura mais importante é o que se encontra hoje menosprezado: A educação cívica.'' (Aristóteles, Política)

Fica a reflexão e o ponto de partida para o debate. Afinal, temos que primeiro apercebermo-nos do quão importante a educação no nosso Mundo actual, para de facto começarmos a debater a melhor forma de a practicar...

Afinal qual é a importância da educação?

Será que a educação é practicada com a vertente cívica?

Será eficaz a educação (em Portugal) na formação de cidadãos?

E como futuros médicos, arquitectos, engenheiros, juízes, empregados de limpeza e construcção civil? Estará o futuro assegurado?

Ficam as questões para resposta!

P.S.: Devido a um teste de Matemática, possivelmente não voltaremos a postar antes de 6ª feira... Fiquem bem!

7 novas opiniões:

  1. butterfly disse...:

    a educaxao e' mt importanteh para a formaxao d alguem...vistuh k nos knforme vamus kresenduh vamus venduh nux noxox pais um idolo...e komo kase tda a gent nox kopiamus ox noxox idolox...e s vemux o noxo pai a bater na noxa mae , x vemux o noxo pai kom armas em kasa....x ele nux bate...ixuh tuduh s refletira' mais tarde ...knduh formux adultus e tivermux uma familia ..ou talvez mais ceduh..e andamux por ayh komo mts jovenx agr andam kom armas nux bolxox...mts entram em bares e matam pexoas k xo estavam num momentu kom ox amigux...foi a ultima vez k xairam d kasa...

    no's agr olhamux po munduh e xo' vemux tristeza dor pexoas xem koraxao....jovnx a guiar.xe por maus kaminhux...a sentirem.xe perdidux xem xbr o k fazer....o meten.xe em maus vixiux....e dp num xabem komo sair deles....estragam akilo k têm d bom afastam todah a genteh deles...e num dão dom o deviduh valor akeles k mais gxtam deles...
    pegam numa arma ou numa faca e tentam matar.xe....e' o munudh k no'x vemux agr...kada vez mais genteh a morrer pk jovnx komo nox...num enkontram um kaminhu....e vêm a xua felicidadeh destruinduh os outrus faxer.lhes mal....ir a num bar embebedar.se pegra numa arma e matar....
    e' destas moticias k enxem ox noxux telejornais....tdx ox dias ouvimux saltux crimes kometidux por ximples jovnx tal komo eu tal komo tu...
    a educação tem um papel muituh importanteh para o k no'x xeremux nu futuruh...mx nao xo'...as kompanhias as influencias tbm kontam....pk podemux ter ox melhores pais du munduh...as deviduh a kompanhias podemux metermi.nux em viciux pa moxtrar.mux k xomox superiores aos outrus...pa fazermus parte d um grupinhu....e nao vemux o kntu mau ixu e'...o kntu mal nux faz......
    ter uma boa educação e' a base d tuduh...e' a base da piramide k s vai tornar a noxa vidah...xaum ox alixerxex po munduh n kair nas noxax kostas...mx as vzx n damus o deviduh valor....ox noxox pais dao.nux knxelhus...ordens...pa n fazermux ixtuh ou akilo ... pa no sairmux...mx mtx d no'x n ligam...dexatm a reklamar e revltam.xe....ixtu e' um paxuh pa seguir pur um mau kaminhu....dvemux aceitar akilo k eles dizem sem revolta pois xo' kerem o noxuh bem ...... kerem.nux dar a mlhor edukação para um dia kndu formox adultus nao sermux pekenux me espirituh mas grandes, enormes.....

  1. Maguie disse...:

    Eu penso que a Educação de que Aristóteles nos fala, a educação cívica, a do saber ser e estar, afasta-se daquilo que praticámos, a Educação do absorver conhecimento...saber somar 2 mais 2 é o objectivo da Nossa Escola e não fazer perceber que é errado riscar uma mesa.

    Aristóteles sublinha a importância da aquisição de valores, de príncipios, a escola da vida,em que medida nos estamos a afastar disso ?
    É mais complicado do que aquilo que parece. Na sociedade actual, porque não podemos viver de utopias, virá a escola como complemento do que falha em casa (não esquecendo que noutros tempos também existem falhas)?
    Quem estaria habilitado para "ensinar" a ser ?

    Portanto, temos de saber a educação que "pretendemos" para criticá-la, moldá-la, construí-la, à medida daquilo que são as necessidades da nossa sociedade.

    Educação Cívica, na minha opinião, não existe qualquer problema em fazer parte da escola, mas Educação Cívica parte doutra escola, certamente.

  1. Eduardo Jorge disse...:

    Pois... sem qualquer tipo de dúvidas!

    A educação cívica tem de partir dos pais e da fmília em geral...

    A escola apenas será o complemento de educação e o meio de inserção das crianças na sociedade. Mas, pelo que parece, não funciona muito bem, até porque continuamos com a criminalidade a aumentar, a violência a aumentar, o abandono escolar a aumentar (até que entrem as medidas engana-estatistica do ministerio), e tudo mais...

    A escola deve complementar apenas, mas complementar bem! Estamos a cair no facilitismo, na perda de interesse, na indisciplina...

    O novo estatuto do aluno proíbe uma qualquer escola de expulsar alunos! Ser+a que isto vai melhorar a vida dos estudantes? Não me parece, e, sendo a educação a base da sociedade, há muito para fazer.... e para discutir! ;)

    Fiqem bem!

  1. Fábio André disse...:

    (Eduardo) Jorge says:
    axax q a educação e imptt?

    Fabio says:
    claro k é importat ó daa

    [ aki ta um pedaço d conversa no minimo perturbadora xD ]

    nah agr a seriu, claro k a educação é imporatntissima,... é a partir dela k nos desenvolvemos e nos tornamos um ser humano digno de tal nome.

    Mas se as pessoas pensam k a educação so se dá na escola,... k se reformem da vida. Alguém so é educado na escola e aprende a viver bem com os outros se tiver já uma boa formaçao familiar. N venham dizer k a culpa do estado 'rebelde' dos jovens de hj em dia parte da escola e das companhias... em 1º lugar tao os pais, a familia em si... esses é k devem dar o exemplo e muitas vezx recuzamss a aceitar o facto d terem um filho e d o ter k ensinar, escapamss em muita parte das suas obrigaçoes e dao lhx liberdade excessiva...

    bem n me keru alargar ate pk nem tenh la mto voto na materia nisto,.. xD

  1. Anónimo disse...:

    o problema da educação quer nas escolas quer na própria sociedade começa em cada um de nós!!!Em mim...em ti...a educação é a base para a civilização e para a felicidade(hein k tal as aulas d filosofia!).

    Eu acredito tb k os pais tb têm mt responsabilidade e que mtx nunca deveriam ser pais.Alguns deles mtx vezes ñ tiveram educação, logo tb ñ a conseguiram transmitir aos seus.

    Mas onde é que nós vamos parar?!é realmente um tema a debater pork mt vamos aprender(e esta rima hein)!

  1. Maguie disse...:

    Existe algo FUNDAMENTAL à nossa existência: os objectivos. E os objectivos partem dos sonhos. Nós vivemos em função de metas, queremos sempre algo epara isso temos de lutar, trabalhar, justificar...e o que faltam são os objectivos.

    Muitas vezes os meus pais me dizem, "da tua idade a minha postura era outra", porque a eles não lhes faltava nada mas tinham de trabalhar, lutar. E sei que me tentam incutir isso, sei que para ter o que tenho tenho de me esforçar (e reconheço que também me dão facilitismos). Já chegou o tempode parar com o chora que a mamã dá, Basta !

    Quem somos nós ? Pedras? Não.

    Daí que se faltam os objectivos, e existe o facilitismo que já referiram e que eu mais do sublinho agravará esta tendência, a da mesquinhice, e a sociedade começa a apodrecer...e isso não é grave, é muito grave !

  1. Anónimo disse...:

    Bem, (...) devo confessar que o vosso blogue me deixou perplexa, e, na ausência de uma expresão mais feliz, extasiada! A professora de Filosofia (é a mesma) já tinha referido, no início do ano, este vosso projecto, mas nunca pensei que tomasse estas proporções! Muitos parabéns, a sério! Por vezes, prezo o meu esforço em demasia, e esta é a prova viva de que há muito pessoal mais inovador e empenhado que eu! Apenas conheço a Melanie, e a Raquel, mas desde já admiro todos aqueles que contribuem para a continuidade deste ambicioso empreendimento!
    Agora, procurarei igualar-vos em mestria, expondo o meu ponto de vista sobre a educação em Portugal. Li o comentário da Maguie e concordo plenamente com ela, pois julgo que o ensino português está demasiado centrado na formação académica dos jovens, e não na sua educação cívica. Como consequência, os casos de violência escolar, alastram a olhos vivos. Para além disso, os pais, ou encarregados de educação, descartam as suas funções de disciplinadores, pois acreditam que o professor se deverá encarregar de lhes incutir os valores morais, que a Magda refere,orientadores da conduta humana.
    A minha mãe é professora primária,
    No livro "Ética para um jovem", de Savater, o próprio afirma que a ética, o estudo da ética, é imprescindível na formação de pessoas humanas, e não deve se apenas considerada um complemento.
    Espero não ter sido demasiado longa. Gostaria de partilhar muitos outros pareceres convosco, numa outra oportunidade.
    A questão da existência, ou inexistência de Deus ocupa grande parte das minhas (solitárias) reflexões.
    Até à vista, e continuem o excelente trabalho!
    Sara Matilde, 10ºE

 
Oasis - Live Forever A Fine Frenzy - Whisper A Fine Frenzy - Ashes and Wine