Martti Ahtisaari é o Nobel da Paz 2008, sucedendo assim ao ambientalista americano Al Gore. O ex-Presidente finlandês bateu assim nomes como Vladimir Putin, Hu Jia ou Nicholas Sarkozy, apontados como favoritos ao prémio. O Comité Nobel apresentou-o como justo vencedor devido «aos seus importantes esforços, em vários continentes durante mais de três décadas, na resolução de conflitos internacionais, o que contribuiu para um mundo mais pacífico segundo o espírito de Alfred Nobel». A missão mais importante de Ahtisaari foi o processo da independência da Namíbia, que ocupou 13 anos da sua vida. Mais recentemente, Ahtisaari foi mediador no Iraque, e foi o grande responsável pelas resoluções dos conflitos na Irlanda do Norte, na Ásia Central, no Aceh, no Kosovo e no «Corno de África».
O prémio Nobel consiste num medalha, um diploma e um cheque de um milhão de euros, e será entregue em Oslo a 10 de Dezembro, data da morte de Alfred Nobel. O outros vencedores e respectivas obras podem ser vistos em http://nobelprize.org/.
Penso que o Prémio foi muitíssimo bem entregue: basta olharmos para o currículo deste Senhor...A Paz é merecedora de um nome assim, que sucede ao também justo vencedor Al Gore...
PS: Não cheguei a perceber a nomeação do Putin