Videojogos como treino para a Realidade
Hoje em dia existem vários videojogos que foram realizados com um determinado objectivo de treinar as habilidades humanas , e mesmo os que não têm esse objectivo acabam por se encaixar de alguma maneira. Por isso coloco aqui seguinte notícia:
Atletas olímpicos treinam com o Street Fighter IV
A equipa de Taekwondo utiliza o videojogo como complemento de treino para a sua preparação física, a sugestão partiu dos próprios treinadores da selecção.
Tyrone Robinson, atleta da selecção em causa, é uma das que adicionou ao seu treino habitual umas horas em frente ao Street Fighter IV. Segundo a desportista, o jogo acaba por ser “um complemento” na sua preparação física.
O analista de rendimento da equipa britânica de Taekwondo, Des Blackburn, frisa que ao aconselharem um atleta a passarem algum tempo livre a jogar não estão a incentivar à substituição do treino. Segundo o especialista, o que se pede é que joguem para aumentar a atenção, percepção de profundidade e coordenação.
A equipa técnica da selecção indica que jogos como o Street Fighter contribuem para “melhorar a coordenação, reflexos e velocidade” dos atletas.
A adopção de videojogos para o treino de profissionais é uma prática que já abrange vários sectores: em vários países, as autoridades policiais utilizam o Counter-Strike e o exército norte-americano faz do America`s Army o seu jogo de treino.
7 novas opiniões:
-
as potencialidades da ficção...
interessante o modo como tudo, tuso mesmo esta tao intimamente ligado, desporto, guerra, jogos estrategia, etc
-
Tou pra ver nas olimpíadas algum lutador tentar soltar um hadouken xD
Essa do CS no exercito eu ja sabia, mas n vejo o street fighter a aumentar os reflexos dos lutadores.
-
Não vejo lógica em como é que um simples jogo pode ajudar um lutador olimpico de taekondo a saber mais e melhor... É mais para passar o tempo e distrair agora para os preparar não vejo onde ! Ah nos dedos ...
Aparte disto já é mais interessante a do CS no exercito americano mas mesmo assim nunca é a mesma coisa o estar atras de um exrã ou estar no campo de guerra sujeito a levar um tiro e morrer. (Na vida real não se ressuscita).
Mt bem! Estou surpreendido... Quiçá venhas a ter um papel nestes fenomenos psicologicos e venhas a fazer alguma coisa para nos provar que de facto os jogos podem ajudar... Quem sabe?