Vanilla Sky - Umbrella

Rihanna?

Alguém conhece?

Diz que os copiou... Será verdade? Meu Deus!... Enfim...

Fiquem agora com a melhor versão de sempre de Umbrella, pelos Vanilla Sky!... E a Rihanna que se passe á história!...

P.S.: Esqueçam a parte de eles serem um bocado... isso!

O que é o sexo, afinal?

-Segundo os médicos é uma doença, porque acaba sempre na cama.

- Segundo os advogados é uma injustiça, porque há sempre um que fica por baixo.

- Segundo os alentejanos é uma máquina perfeita, porque é a única em que se trabalha deitado.

- Segundo os arquitectos é um erro de projecto, porque a área de lazer fica muito próxima da area de saneamento.

- Segundo os políticos é um acto de democracia perfeito, porque todos gozam independentemente da posição.

- Segundo os economistas é um efeito perverso, porque entra mais do que sai. Às vezes, nem se sabe bem o que é activo, passivo, ou se há valor acrescentado.

- Segundo os contabilistas é um exercício perfeito: entra o bruto, faz-se o balanço, tira-se o bruto e fica o líquido. Em alguns casos, pode ainda gerar dividendos.

- Segundo os matemáticos é uma equação perfeita. A mulher coloca a unidade entre parênteses, eleva o membro à potência máxima e extrai-lhe o produto, reduzindo-o à sua mínima expressão.

Deus: argumentação (conclusão)

Depois da exposição de tantos fortes argumentos, a defender cada uma das posições (teísta e ateísta), deixo a todos a liberdade de tirarem as próprias conclusões, pelo que não irei terminar esta sequência de posts de argumentação com uma conclusão própria (fá-lo-ei com um comentário). Farei antes uma pequena reflexão geral sobre aquilo que se apresentou nestes últimos 3 posts...



Há fortes argumentos de um lado e do outro, e temos que tentar conciliá-los e não tirar uma conclusão/pensamento radicais e precipitados. De facto, presenciamos hoje guerras que se devem ao Extremismo/Radicalismo Religioso, mas que são apenas culpa do próprio Homem, e que não são as únicas razões de guerra. No entanto, é óbvio que a Religião tem um papel fundamental (infelizmente) na existência das guerras.

Há de facto diferentes religiões que se contradizem e que dificultam uma consensual concepção de Deus. Dentro das próprias religiões existem diversas vertentes e movimentos diferentes e contraditórios. Estas contradições religiosas podem facilmente fomentar a questão ''Será que de facto Ele existe?'', o que é uma contradição ás próprias religiões teístas...



Espero que estes posts tenham reforçado (ou criado) opiniões, tenham levantado novas questões, e tenha chegado mais longe neste tema da suposta existência de Deus. Espero que tenham agora uma opinião própria, forte, e sustentada em verdadeiros argumentos!... Esta busca não cessará por aqui, uma vez que haverá ainda durante esta semana novos posts sobre a questão da existência de Deus, como por exemplo 'Deus: a relação da religião com a Ciência'. Mais á frente iremos abordar novos temas, igualmente controversos e de grande interesse, mas por agora consideramos sensato continuar ainda com esta questão, para tentar ir o mais longe possível (algo que é complicado, mas que nos vamos esforçar por fazer, smpre, claro, dentro dos possíveis)...



Fico agora expectante pelos vossos comentários a este post (tal como eu os farei), de forma a conseguirmos em conjunto chegar a conclusões, e ainda de forma a partilharem a vossa importante opinião com todos os outros. Espero ainda que apresentem argumentos próprios e que refutem ou apoiem os que aqui foram apresentados...



Enfim, daqui desejo... uma boa reflexão!...

Deus: argumentação ateísta

Aqui estão, tal como prometido, os argumentos do 'outro lado'...´

Argumento da Incoerência - uma versão popular do argumento das propriedades incompatíveis questiona a possibilidade de um Deus ser ao mesmo tempo omnisciente e omnipotente. Um Deus omnisciente, que tem todo o conhecimento acerca dos acontecimentos futuros, é impotente para mudá-lo visto que este futuro, que já é conhecido de antemão, já está determinado.

Navalha de Occan - a Natureza, como é provado pela Ciência, 'escolhe' sempre o caminho mais simples. Tal facto é comprovado pela Química, através do Princípio da Energia Mínima. Este facto, de tudo tender sempre, na Natureza, para o mais simples e o menos energético possível, limita o poder de Deus, uma vez que Este não conseguiria provocar algo, através de um processo mais complexo na Natureza do que o original (e simples), pelo que Deus não é certamente omnipotente. Se uma qualidade atribuída a Deus deixa de ser válida, o próprio conceito deixa de ser correcto e coerente.

Historicidade - Deus foi uma criação do Homem Pré-Histórico como resposta a questões da época (como a ocorrência de incêndios e trovoadas), e hoje conhecemos, através dos conhecimentos da Física ou da Química, as respostas a essas questões. Terá sentido acreditarmos que Deus existe?

Criação do Criador - O universo é “tudo que existe”. Deus certamente seria uma parte de “tudo que existe”. Então se o universo requer uma explicação, Deus requer uma explicação!... que pelas lógicas teístas seria… um outro Deus?!... Haverá um fim para esta lógica?...

Lógica - Serão coerentes as lógicas teístas? Não é bastante mais aceitável que somos um caso espantoso no meio de um vastíssimo Universo, e que o nosso desenvolvimento, bem como o das outras espécies, se deve ao nosso desenvolvimento próprio e esforço por chegar mais longe?... Somos um caso espantoso: as condições necessárias á vida conjugaram-se num planeta onde a vida surgiu, e nós, entes que vivem, desenvolvemo-nos. No caso dos seres humanos, criamos até complexas sociedades!... E não nos orgulhamos do que fizemos? Será que temos medo de admitir o que criamos e o que somos, e por isso criamos um Deus que explique tudo isso?

O aparecimento do Homem - a aparição do Ser Humano no Mundo é provada hoje pela Ciência como um lento processo de adaptações e evoluções extremamente complexas, a partir de seres vivos mais simples, e que requereu a experiência, o desenvolvimento físico, mas sobretudo os avanços psicológicos de inteligência, que levaram o simples Australopitecos ao actual Homo Sapiens Sapiens. Não será a Teoria da Criação, segundo a qual o Homem é criado por Deus, de uma forma instantânea e simples, facilmente desmentida pelo actual conhecimento Histórico e Científico sobre esta questão?

Criação Humana - há milhões de crentes em Deus; mas essa é uma declaração sobre a Humanidade, não sobre Deus. A verdade não é algo que se alcança através do voto. As religiões surgiram para lidar com a morte, fraqueza, sonhos e medo do desconhecido. São mecanismos poderosos para dar sentido à vida e identidade pessoal/cultural. Mas as religiões diferem radicalmente umas das outras, e apelos à experiência interior apenas pioram o conflito multicultural.

Auto-contradição - a afirmação teístas de que os teístas são os únicos seres humanos “completos” é infundada e arrogante, e vai contra os seus próprios valores. A sua tábua de valores é assim posta em causa, tal como quem a supostamente cria e comanda: Deus.

Refutação da Primeira Causa - a premissa maior deste argumento, “tudo teve uma causa”, é contrariada pela conclusão de que “Deus não teve uma causa”. As duas afirmações não podem ser simultaneamente verdadeiras.

Conclusões não-lógicas - deve notar-se que mesmo que os argumentos teístas fossem válidos, não estabeleceriam o criador como sendo pessoal, singular, perfeito e actualmente vivo. E nenhum desses argumentos lida com a presença de caos, maldade e dor no mundo, o que torna uma divindade omnipotente responsável pelo mal.

Deus: Argumentação teísta

Os argumentos dos defensores do teísmo (teístas) são essencialmente:

Primeiro Motor Imóvel - os nossos sentidos atestam, que neste mundo algumas coisas se movem. Tudo o que se move é movido por alguém. É impossível uma cadeia infinita de motores a provocar o movimento dos movidos. Logo, há que ter um motor que deu início ao movimento existente. Deus!...

A Causa Primeira - não é possível existir algo que seja a causa de si próprio, porque, desse modo, seria anterior a si próprio: o que é impossível. É necessário então que haja uma causa primeira que por ninguém tenha sido causada. Já que a qualquer acontecimento é atribuída uma causa, não haveria nenhum acontecimento, pois cada causa pediria uma outra numa sequência infinita. Logo, é necessário considerar uma causa primeira, a que vulgarmente se chama Deus.

Ser Perfeito - verifica-se que há graus de perfeição nos seres. Uns são mais perfeitos que outros, e qualquer graduação pressupõe uma parâmetro máximo, logo, existe um ser que tenha este padrão máximo de perfeição e que é a Causa da Perfeição dos demais seres. Este ser é Deus.

Inteligência Ordenadora - existe uma ordem admirável no universo que é facilmente verificada. Ora, toda a ordem é fruto de uma inteligência ordenadora. Não se chega à ordem pelo acaso e nem pelo caos!... Logo, há um ser inteligente que dispôs o universo na forma ordenada. Logo existe algo inteligente pelo qual todas as coisas naturais são ordenadas ao fim, e a isso nós chamamos Deus.

Ser Necessário - existem seres que podem ser ou não ser (contingentes), isto é, cuja existência não é indispensável e que podem existir e depois deixar de existir. Todos os seres que existem no mundo são assim: aparecem, duram um tempo e depois desaparecem. Mas nem todos os seres podem ser desnecessários, senão o mundo não existiria. Logo, é preciso que haja um ser que fundamente a existência dos seres contingentes e que não tenha a sua existência fundada em nenhum outro ser. Portanto, é necessário afirmar a existência de algo necessário por si mesmo, que não encontra em outro a causa de sua necessidade, mas que é causa da necessidade para os outros: Deus.

Experiência - O Homem conhece Deus através da experiência da oração ou da peregrinação, e daquilo que sente quando as pratica.

A Lei Moral - é o poder de Homem distinguir o bem do mal, ou o certo do errado. Leva o Homem a evitar o mal e tentar sempre praticar o bem. Quando o Homem cumpre a Lei Moral, sente satisfação, e quando a transgride, sente remorsos. A Lei Moral é superior ao Homem, que não pode ignorá-la nem mudá-la. A lei moral exige um legislador que seja superior ao homem, e esse legislador é Deus.

Espero que comentem este post, critiquem ou apoiem estes argumentos; amanhã, será postado um novo post, com os argumentos ateístas

Deus: Argumentação (introdução)

Este post vem na sequência do anterior post 'Deus: realidade, ideal ou inexistência?' e pretende reforçar opiniões, levantar novas questões e aprofundar ainda mais o tão subjectivo tema da eventual existência de Deus.

Fornecerá muita informação, muito útil para as pessoas criarem uma nova opinião sobre este tema, ou para fortificarem a que já possuem: uma opinião própria, forte, e sustentada em verdadeiros argumentos!...

Para começar, situo-vos... Os movimentos ateístas (de ateu) apoiam a tese de que Deus não existe.

Por outro lado, os teístas (muitas vezes chamados de crentes) defendem que Deus de facto existe, e que este criou o Universo, o Mundo, o ser Humano... Apoiam a existência de Deus como um ser transcendente vivo, pessoal, e controlador do Mundo, e como o único Ser que existe desde toda a eternidade, sempre existiu e sempre existirá...
Defendem ainda que este detém o poder total sobre tudo e o poder da Criação (omnipotência), que este está em todo o lado e em tudo (omnipresença) e que tem um saber absoluto (omnisciência).

percentagem de teístas na União Europeia

Dentro do teísmo, existem ainda diferentes movimentos e religiões, sendo estas monoteístas (veneram um Deus), politeístas (acreditam que existem diversos Deuses), ou henoteístas (que veneram a existência de um Deus, mas admitem a possibilidade de outros existirem).

Para além dos teístas e ateístas, existem ainda os defensores do agnocitismo, que defendem que não existem provas ou evidências de que Deus exista, e que consideram que a questão nunca foi, nem nunca será resolvida.

Brevemente, nos próximos posts, serão publicados os argumentos teístas e ateístas sobre a questão da existência de Deus, e ainda a relação da Ciência coma existência de Deus.

Comentários a este post devem ser feitos no post 'Deus: realidade, ideal ou inexistência?'

Fundação Manuel Leão


Hoje na aula de Português fomos confrontados com um inquérito...bem, até aqui tudo bem, não é nada que fosse totalmente desconhecido...porém o conteúdo foi uma grande surpresa: digamos que foram não um, mas quatro inquéritos em diversos domínios!


Esta avaliação de Escolas Secundárias é uma iniciativa da Fundação Manuel Leão cujo processo tem como objectivo ajudar as escolas na melhoria da qualidade do ensino. Nos moldes em que se realizou, pergunto eu, como garantem o sucesso das estatísticas?
As provas revelaram-se demasiado extensas para o tempo estipulado, agora, essas condicionantes estariam a ser testadas? Não deveria ser do conhecimento do professor que está a controlar a prova os respectivos objectivos em causa? O facto de serem quatro provas fez com que, na verdade, não fosse respondido com a devida justeza, ou seja, quem garante as condições para que os resultados daquelas enormes sequências de cruzes possam por em causa a avaliação de uma escola? Não é assim tão linear. Foi exaustivo. Garanto que os resultados não correspondem à realidade.


O sucesso de tudo isto passará certamente por uma maior ilucidação dos objectivos, dos procedimentos e de um controlo mais rigoroso.
Nós, alunos, queremos participar em iniciativas como estas, porém precisámos essencialmente de Informação!

As 10 maiores Bacoradas de sempre!



A - Uma jornalista da TVI: "Estão zero graus negativos."

B - Lídia Moreno - Rádio voz de Arganil: -“Quatro hectares de trigo foram queimadas...Em princípio trata-se de um incêndio.”

C - Manuela Moura Guedes “- Os sete artistas compõem um trio de talento.”

D - Numa notícia do jornal da noite, Manuela Moura Guedes ao dar uma notícia diz que "um morreu e outro está morto".

E - Dr. Joaquim Infante - Hospital Santa Maria “- Ela contraiu a doença em vida.”

F- João Pinto, quando estava na Madeira para jogar contra o Marítimo: -"Só dou entrevistas quando chegar a Portugal!"

G - "Não é a poluição que agride o ambiente. São todas essas impurezas no nosso ar e na nossa água que o fazem!"
Pamela Anderson

H - Pergunta: "Que país a convidou a desfilar?"
Resposta: "Ainda não posso dizer, mas em avant-premiére, posso dizer que se trata de um país brasileiro não muito longe daqui"
Kate Moss

I - "O tabaco mata! Se morreres perdes uma parte importante da tua vida!"
Brooke Shields

J - " Quando vejo na TV, estas pobres crianças do mundo a morrer de fome, não consigo evitar o choro. Quero dizer, gostava de ser tão magra como elas, mas sem aquelas moscas, a morte e tudo o resto…"
Mariah Carey


( bem,... o meu primeiro post aqui espero que gostem e aproveitem e deixem a vossa opinião sobre qual a maior bacurada de sempre!! votem!)

Novas Techologias na ESCA

-Trouxeram os MP3 e os telemóveis hoje?? – é certamente a alternativa à típica pergunta: “Quem é que hoje não trouxe livro?”, que passa a fazer parte do quotidiano da prof. Adelina Moura.
A tecnologia evolui a passos largos. Cada vez mais são elementos “essenciais” do dia-a-dia de qualquer jovem. Surge, na nossa escola, um projecto inovador que convida os telemóveis e os MP3 a entrar na sala de aula. “Se não os podes combater, junta-te a eles.”, foi neste espírito que a professora responsável por esta lufada de ar fresco no ensino da Língua Portuguesa proporcionou, proporcionou ao alunos também melhores resultados, viu , inclusivé, o seu método estendido a várias escolas do país! Na internet mantém disponíveis as gravações dos textos e também das explicações inerentes ao seu estudo.
As vantagens estão à vista: melhores resultados; a possibilidade de terem acesso à matéria em formato digital, ou seja, em qualquer sítio, a qualquer hora; mais motivação; mais empenho – sem dúvida alguma, melhores cidadãos.

“ O objectivo é aprender numa sala sem muros e numa disciplina sem horários”, enfatiza a prof. Adelina Moura numa entrevista ao JN. É uma prova viva de que o ensino não deve esmorecer em Portugal!
Isto sim é acrescentar alguma coisa!...

Deus: realidade, ideal ou inexistência?

Tudo começou numa aula de filosofia como qualquer outra... A propósito da acção humana e as suas condicionantes, surgiu na discussão algo de transcendente e que muito dificilmente será provado (ou reprovado) na nossa vida terrena... A existência de Deus!...


Numa breve discussão (que terá numa próxima aula continuidade através de um debate), tiramos algumas conclusões, mas deixamos muitas outras em aberto...


Concluimos que Deus existe de facto , e sem contestação possível (na nossa opinião), como ideal.

É o ideal da perfeição, que todos os Homens e Sociedades querem alcançar. É também Aquilo/Aquele que faz com que enormes massas de pessoas ajam correctamente, tendo em vista alcançá-lo, e obter os privilégios de obedecer ás Suas leis (ou mandamentos), como o alcance do paraíso ou a vida eterna, que define a vida na Terra como terrena e definidora de como será a verdadeira vida, Celestial. Deus é assim controlador e interferente na acção humana e mesmo na definição da vida das pessoas. Deus não só existe de facto, como tem um papel fundamental na vida das pessoas e das sociedades.

Deus existe como ideal em diferentes formas e visões, dependendo das diferentes religiões. Os cultos a Ele prestados também variam, consoante a Cultura em que é inserido.



Sendo esta a nossa grande conclusão, a existência de Deus como ideal, fica a grande dúvida sem resposta. A dúvida que desde o início recaiu sobre o ser humano...

Existirá Deus como verdadeiro Ente Sobrenatural, omnipotente, criador do Céu e da Terra, tal como é afirmado pelas teorias teístas (defendem a existência de Deus), ou será que Deus, como Ente Sobrenatural, não existe de facto (como defendem as teorias ateístas)?


Queremos agora conhecer a tua resposta a esta difícil questão, e os teus argumentos a fundamentar tal resposta, através do envio de uma resposta/comentário a este post!...


Num próximo post, publicaremos ainda os principais argumentos teístas e ateístas que procuram responder a esta tão importante questão.

Estreia


Aguardada estreia?
Ante-estreia?
Fotógrafos e famosos?
Euforia?
Loucura?
Bar aberto?


Não, simplesmente um começo de algo que esperamos que sirva de muito, a muitos...

Um local de expressão livre de opinião, de reflexão, de luta, de ideais, e até de gargalhadas (esperamos nós).

Um blog para pessoas com carácter e que querem fazer alguma coisa na vida para além de estudar e trabalhar das 9 ás 5 em frente a uma enfadonha secretária (ainda que seja muito pouco, vale a pena).

Blog criado e mantido por alunos do 10º ano na Escola Secundária Carlos Amarante, em Braga, que pretende chamar a atenção para alguns projectos (por exemplo, ambientais) que se desenvolvem na escola e fora dela. Queremos ainda mostrar a ESCA a quem não a conhece e mostrar os alunos da escola, como esta é vista 'de fora'.

Ficaremos satisfeitos se sentirmos que algum destes objectivo se cumpriu, e contamos, claro, contigo, quer sejas parte da escola ou mero visitante de blogs...

Exprime-te, comenta, mexe-te!!!...
 
Oasis - Live Forever A Fine Frenzy - Whisper A Fine Frenzy - Ashes and Wine