Deus: Argumentação (introdução)

Este post vem na sequência do anterior post 'Deus: realidade, ideal ou inexistência?' e pretende reforçar opiniões, levantar novas questões e aprofundar ainda mais o tão subjectivo tema da eventual existência de Deus.

Fornecerá muita informação, muito útil para as pessoas criarem uma nova opinião sobre este tema, ou para fortificarem a que já possuem: uma opinião própria, forte, e sustentada em verdadeiros argumentos!...

Para começar, situo-vos... Os movimentos ateístas (de ateu) apoiam a tese de que Deus não existe.

Por outro lado, os teístas (muitas vezes chamados de crentes) defendem que Deus de facto existe, e que este criou o Universo, o Mundo, o ser Humano... Apoiam a existência de Deus como um ser transcendente vivo, pessoal, e controlador do Mundo, e como o único Ser que existe desde toda a eternidade, sempre existiu e sempre existirá...
Defendem ainda que este detém o poder total sobre tudo e o poder da Criação (omnipotência), que este está em todo o lado e em tudo (omnipresença) e que tem um saber absoluto (omnisciência).

percentagem de teístas na União Europeia

Dentro do teísmo, existem ainda diferentes movimentos e religiões, sendo estas monoteístas (veneram um Deus), politeístas (acreditam que existem diversos Deuses), ou henoteístas (que veneram a existência de um Deus, mas admitem a possibilidade de outros existirem).

Para além dos teístas e ateístas, existem ainda os defensores do agnocitismo, que defendem que não existem provas ou evidências de que Deus exista, e que consideram que a questão nunca foi, nem nunca será resolvida.

Brevemente, nos próximos posts, serão publicados os argumentos teístas e ateístas sobre a questão da existência de Deus, e ainda a relação da Ciência coma existência de Deus.

Comentários a este post devem ser feitos no post 'Deus: realidade, ideal ou inexistência?'

 
Oasis - Live Forever A Fine Frenzy - Whisper A Fine Frenzy - Ashes and Wine