Deus: realidade, ideal ou inexistência?

Tudo começou numa aula de filosofia como qualquer outra... A propósito da acção humana e as suas condicionantes, surgiu na discussão algo de transcendente e que muito dificilmente será provado (ou reprovado) na nossa vida terrena... A existência de Deus!...


Numa breve discussão (que terá numa próxima aula continuidade através de um debate), tiramos algumas conclusões, mas deixamos muitas outras em aberto...


Concluimos que Deus existe de facto , e sem contestação possível (na nossa opinião), como ideal.

É o ideal da perfeição, que todos os Homens e Sociedades querem alcançar. É também Aquilo/Aquele que faz com que enormes massas de pessoas ajam correctamente, tendo em vista alcançá-lo, e obter os privilégios de obedecer ás Suas leis (ou mandamentos), como o alcance do paraíso ou a vida eterna, que define a vida na Terra como terrena e definidora de como será a verdadeira vida, Celestial. Deus é assim controlador e interferente na acção humana e mesmo na definição da vida das pessoas. Deus não só existe de facto, como tem um papel fundamental na vida das pessoas e das sociedades.

Deus existe como ideal em diferentes formas e visões, dependendo das diferentes religiões. Os cultos a Ele prestados também variam, consoante a Cultura em que é inserido.



Sendo esta a nossa grande conclusão, a existência de Deus como ideal, fica a grande dúvida sem resposta. A dúvida que desde o início recaiu sobre o ser humano...

Existirá Deus como verdadeiro Ente Sobrenatural, omnipotente, criador do Céu e da Terra, tal como é afirmado pelas teorias teístas (defendem a existência de Deus), ou será que Deus, como Ente Sobrenatural, não existe de facto (como defendem as teorias ateístas)?


Queremos agora conhecer a tua resposta a esta difícil questão, e os teus argumentos a fundamentar tal resposta, através do envio de uma resposta/comentário a este post!...


Num próximo post, publicaremos ainda os principais argumentos teístas e ateístas que procuram responder a esta tão importante questão.

27 novas opiniões:

  1. Anónimo disse...:

    ROLF ROLF!!!!


    olha ele olha!!!!

    ai tou com medu du debate!!!

    !!!!
    axu q voces vaum ganhar!!!!

    mt bom mt bom!!!

    bju

  1. Anónimo disse...:

    Bem, de facto este tema é bastante interessante e causa bastante dúvidas. Na minha opinião, deus de facto existiu, e após a sua existencia criou-se uma crença á volta do seu nome ! Se deus continua a existir , sinceramente fico na espectativa de um dia desvendar este enorme misterio. Mas em compração, a existencia ou não de Deus, é como a existencia ou não da vida após a morte, são assuntos que geram um certo desacordo entre religioes, e para mim Deus existe conforme a espectativa que os cidadões criam em seu nome.
    Parabééns pelo fabulastico Blog :)

  1. Fábio André disse...:

    Eu fui ensinado de modo em acreditar em Deus e que Deus existe e foi o criador do Céu e da Terra. Portanto eu acredito que ele possa existir e ja fez e continua a fazer coisas inexplicaveis,... ok,.. ja sei k ha sempre akeles k nao acreditam k "ele" não existe,.. isto pk nos dias de hj é facil não concordar perante factos,.. mas tb esses factos acabam por nem seker também explicar o "pk nao",... é mt bonito dizer k nao existe mas tb n ha provas k ele n exista bahh

    durante milhoes de anos ninguem soube a verdade,... tenta-se descobrir através de dados vestigios,.. mas no meu ver é impossivel descbrir por exemplo se " há vida dpx da morte?" ou mxm entao "existe Deus nosso guia?",... o k nos sabemx k dpx d morrer certamente é k vamus pa debaixo da terra e isso é praticamente inevitavel...

    continuem!!

    força deus!!!!

    bom trabalho

    esperass mais opinioes

  1. Anónimo disse...:

    A mim sempre m disseram k Deus existiu mas eu tenho algumas duvidas k isso seja verdade.
    Eu acredito mais k as pessoas vêm Deus como um modelo a seguir, um ser perfeito k todos kerem tentar imitar.

    O blog ta mt fixe
    Continuem

  1. Maguie disse...:

    A dúvida perante a existência ou não de Deus é ,de facto, algo que permanecerá sempre no seio das sociedades e que será em certa medida um plano mediador da violência e do desespero, no fundo, dos próprios valores. As perguntas existênciais ainda hoje assolam o Homem, e a insegurança do Homem perante a morte, a necessidade que tem de ser dominado, e a esperança da eternidade (o medo até), gera na sociedade a contençao e incrementa a busca pela perfeiçao. Existindo ou não nao podemos negar a importancia que tem na sociedade. O que realmente tem de mudar é o modo (perdoem-me o termo: rídicula) como, na generalidade, percepcionamos Deus.

  1. Anónimo disse...:

    Eu não tenho uma opinião lá muito formada sobre isso, é mais instintivo, digamos que gosto de acreditar que Deus é mais que um monte de baleleas inventadas pela Igreja.


    Sem dúvida um bom tema de debate!!
    Continuem!

    Joana,10 ºM

  1. Anónimo disse...:

    palaras para quê?
    simplesmente adorei!
    o tema ta mt bom...um tema actual que vem desde os tempos antigos e que permenacerá para sempre (digo eu) nas sociedades deste mundo!
    eu não tenho é muito jeitinho para comentar...mas prontos digo so mais uma coisita concordo plenamente com a Joana vai ser impossivel fazer-vos frente vocês sabem muito bem criticar e de formular muito bem os argumentos!
    Para terminar mais uma vez digo...MUITOS PARABENS...continuem
    Aninhas*****************

  1. Anónimo disse...:

    OLA!!!

    enfim... naum vou fazer o k td a gent ta a fazer...

    a dizer s acredita em deus ou naum...

    digo simplesment k acreditu!!!

    enfim...

    tb naum m dei ao trabalhu pa ler td....

    ja sei du k fala...

    xD

    ms ate onde li, via-s bem k kem tinha escritu foi 1a pessoa...

    enfim.... 1a pessoa culta

    xD

    continuem, e ja agr ponham coisas pa gent s rir...

    ok???

    looole


    continuem

    Bjaum

  1. Anónimo disse...:

    ola...
    para começar devo felicitar-vos por me terem avisado deste blog!muito obrigada!
    a minha opiniao sobre este assunto é q eu acredito em deus apesar de tudo, mas à certos momentos da minha vida em q dúvido a sua existencia por momentos!

    AULAS DE FILOSFIA

    é uma disciplina muito impertinente, por "segundos" faz-nos duvidar daqilo q ate ao momento fomos ensinados a acreditar e a respeitar...

    gostei mt da vossa ideia de fazerem este blog!

    estao de parabens!!

    continuem...

    :D

    Telma 10º B

  1. Anónimo disse...:

    bem, pra mim deus existe,embora seja impossivel comprovalo, é questao de fé. Como é obvio sendo cristao acredito que o universo foi criado por deus, mas também acho que possa ser seguido como um ideal.. isto é confuso :S

  1. Anónimo disse...:

    "Deus" exite?Isso nem se pergunta,é claro que não.Se "Deus" existe eu sou o Papa, não se priocupem sou apenas um aluno do 10ºj que não acredita em "Deus".
    Quem tera sido o maluco que disse pela 1ªvez que quando morremos vamos para o céu. Aliás à quem diga que muitos dos acidentes de avião se devem ao choque com os muros do paraiso.
    Se "Deus" existe quem o nomeou para o cargo?, sera que à eleições no céu?.Deus deve ser ditador pois o nosso mundo está um caus.
    Se somos todos irmão, quantas mulheres teve "Deus"?.Sera que "Deus" vem comentar este blog?.

    Este blog está bué fixe que "DEUS" vos ajude

  1. Eduardo Jorge disse...:

    Eu sempre fui muito livre de pensamentos. Apesar de ter uma família no geral, religiosa, nunca me foram impostas crenças 'á força'...
    No entanto, custa-me um bocado a acreditar que vimos apenas para este mundo, e passado meia dúzia de anos tudo acabe... Mas talvez seja mais o desejo que a crença... não sei!...
    De facto, com o actual conhecimento sobre alguns aspectos que poderão ter levado o Homem a acreditar em Deus no passado, poderia excluir-se a possibilidade de Deus existir... No entanto, a força Dele é tão forte (mesmo que não exista de facto), que custa tambem acreditar que de facto Ele não existe.
    É uma questão complicada, na qual me situo mais ou menos a meio... Há momentos em que nem duvido que existe, e outros em que duvido, e muito!...
    Penso que é uma reflexão para continuar, sendo que postarei futuramente argumentos a favor e contra a existência de Deus.
    Continuem a visitar e comentar no blog!... A vossa ajuda e, sobretudo, opinião, são essenciais para o sucesso deste 'meio de comunicação aberto'.

  1. Anónimo disse...:

    pa mim DEUS exixte...pk fui kriada segundu exex konceitus....e axxu k ele kntinua a fazer mtas koisas pur nox.....td o k nox akntece n e pur akaso... DEUS ja tem algu eskritu pa nos......DEUS eskutanux xmp k pexixamx, xmp k tamx aflitos e gritamos pelo xeu nome.....a mim ja m ajudou bastant....xo k tp n podemmos esperar k ele nox ajude kandu n akreditamx nele e/ou n lhe ligamos....ximplexment fazemx d konta k ele n exixte....mx mxm axim ele ajuda...faz o k pode...faz td....

    mta gent pensa k deus kastiga...mx nao ..kem kastiga e o proprio homem....mta gent pergunta pk e k DEUS deixa ver as guerras akntecerem ...n foi ele k as fez max xim o homem....e as kausas naturais saum provokadas pelo homem.....algumas pur kaus adu efeitu d estufa etc....td deriva do homem...o homem esta a destruir akilo k DEUS lhe deu....DEUS impos limites ao homem dixe.lhe: vais ate ali, dali n podes paxar...mx o homem tem xmp a ansia d kerer smp mais...e mais....
    mx eu diguvx a vinda d DEUS pode estar vem poxima...kem kiser sbr alguma koisa sobre istu leia na biblia nu livru d mateus versikulo 24....explika mtas koisas doke esta a akntecer agr em pleno sec.XXI....

    pa terminar vou deixar aki um textu k fiz para a katekese:

    Quantas vezes nos sentimos sós, tristes, …?
    Tantas vezes que isto acontece, olhamos à nossa volta, estamos rodeados de gente mas mesmo assim sentimo-nos sozinhos.
    Tudo nos corre mal, o mundo parece cair. Durante a longa caminhada que temos pela frente isto irá acontecer muitas vezes e iremos cair muitas vezes nas “armadilhas” que a vida nos prega.
    Quando algo de mau acontece, muita gente pensa:
    - Será que DEUS existe?
    - Porque deixou isto acontecer?
    - DEUS castigou-me!
    - Porque me deixou sozinha?
    DEUS nunca castiga, nunca nos deixa sozinhos. Nas horas de aflição lembram-se que ele existe, mas só aí. Como querem segui-lo se só se lembram dele quando não sabem o que fazer?
    Há outros que simplesmente nem se lembram DELE e esperam um dia alcançar a vida eterna e serem salvos.
    A vida é simplesmente uma simples passagem é aqui que DEUS nos põe a prova, se acreditamos nele, se acreditamos que ele existe e nunca se nunca deixámos de acreditar em nenhum segundo da nossa vida. ELE dá-nos sinais quando lhe pedimos ajuda, nós é que nem sempre os entendemos, não sabemos interpreta-los, nem dar-lhes o devido valor. Nestas ocasiões muita gente pensa que ELE os abandonou mas não…ELE está sempre junto de nós.

  1. Anónimo disse...:

    Bem o que vou dizer já é de esperar. Deus não existe para mim. Começando axo uma aldrabice dar esperanças as pessoas, faze las rezar, acreditar etc... pois podem acabar desiludidas pode ser k n haja nada depois de morrer.

    Sinceramente dizer k fez coisas inexplicáveis? isso n tem sentido nem tem por onde lhe pegar tudo o k diziam k era intervencao divina, tempestades(era kuando deus se zangava xD) ja foi explicado e ainda continuam com isso.

    Peçam a um matematico para escrever 0 sobre 0 e vejam se extrai de la alguma unidade. Vao chegar a conclusao k n entao n entendo como e concebi le k deus possa criar algo do nada(visto k a omnipotencia n existe) Deixo esta pergunta para kem souber responder.

    Ja agr eu tambm fui criado para acreditar em deus mas n é isso k m vai fazer acreditar nele, eu kero mais e n axo empolgante acreditar numa coisa k nem se manisfesta axo bastante aborrecido. Digam l la tambm como apareceu deus, eterno n pode visto k n tem principio nem fim de alguma maneira apareceu e se apareceu e pk tem um omega. Eu nem vou continuar a argumentar se n nunca mais saiu daki.

    PS: Se deus e infinitamente bom e todo poderoso pk n nos liberat do mal?

    Das duas uma ou n e todo poderoso logo n consegue suprimr o mal.
    Ou e todo poderoso e n o ker fazer logo n e infinitamente bom.

    Believe it he doesn't Exist!

    Descubram la kem sou ! :)

  1. Anónimo disse...:

    em reposta ao anonimo.....
    simplexment DEUS n nox pode livrar du mal...pk foi algu k o homem kriou.....o homem kriou td o k nox axamx k e mau....td o k n vale apena...
    e pexoas komo tu kulpam DEUS....mx s penxares DEUS n tem kulpa ...nenhuma mxm.....o uniko kulpado e o homem k ker xmp mais doke akilo k tem.....


    p.s-> x nao akreditas mxm em DEUS e n tens md d exprexar ixu....pk e k n dizx kem es....

  1. Anónimo disse...:

    http://br.youtube.com/watch?v=PH07CinBZ9s


    nd diz.tu foi a brinkar......aknteceu mxm....ele deu a vida pur tdx nox......vejam e dp dgm alguma koisa

  1. Anónimo disse...:

    Gosto deste tema, acho um tema polémico.
    No fundo Deus pode ser diferente para cada um de nós.
    A mim sempre me disseram que Deus existia e continua existindo.
    Eu não duvido, so que acredito em Deus á minha maneira.
    Este é um assunto que cria desacordos entre religiões.
    A religião é uma instituição muito influenciavel.
    Pode ser que um dia todas as duvidas que temos sejam desvendadas.

    Gosto do blog, claro só podia ter sido criado pelos meus colegas de turma.

    Beijos

  1. Anónimo disse...:

    Se "Deus" existe ele que apareça assim ficamos sem duvidas.
    Eu ofereço 1000euros a quem o encontrar.

  1. Anónimo disse...:

    Sera que os Americanos sabem onde está "Deus"?

  1. Anónimo disse...:

    E se "Deus" fosse uma mulher? Como era o nosso planeta?

  1. Anónimo disse...:

    Se "Deus" existe deve ser Chinês porque os chinocas
    inventam tudo.

  1. Anónimo disse...:

    nao s pode provar q deus existe. diz se que criou a terra etc. mas o que é ele? a partir do que que se criou? onde está?
    perguntas as quais a ciencia e muito provavelmente nós nunca puderemos responder.


    a proposito o blog ta um maximo.
    bjx (c saudades)

  1. Eduardo Jorge disse...:

    Resposta a: Meco

    Se consideras que Deus é chines porque ele inventou alguma coisa (e essa coisa é o Universo) estás a admitir a teria da Criação, logo, estás a admitir que Deus existe!...

    Por outro lado, Deus não é mulher, mas nem´Homem é tão-puco, já que não é um ser Humano, mas algo que o transcenede...

    Já agora... a maioria dos Americanos não sabe quem é Jesus. Para eles só importa o Ronald (McDonald's)...

    Quanto á primeira afirmação, Deus, guia quem tem fé Nele. Concerteza não te aparecerá, ou a alguém que queira quele Ele aparça, porque essa pessoa estaria a desconfiar Dele, logo, a não ter fé.

    Por muito que não seja 100% convicto da Sua existência como ser sobrenatural omnipresente e omnipotente, não considero as tuas afirmações provas do contrário, nem um pouco mais ou menos...

    Para além disso, respeito a 100% aquilo que sei que Deus é. E que é alguma coisa, tal como está escrito no post, é!!!...

  1. Susana disse...:

    fiquei supresa com as palavras da maguie e do eduardo. bom trabalho, meninos. subscrevo as vossas palavras cultas.

    gosto de acrditar, ter fé e esperança. se não, prgunto: qual seria o sentido da vida?

  1. Anónimo disse...:

    Graças às mentes abertas dos meus pais, nunca fui obrigada a aderir a qualquer forma de movimento religioso. A escolha, seria minha.
    E, por isso, não fui batizada e não tenho intenções de o ser.

    Desde cedo comecei a duvidar da existência de Deus apesar de viver numa sociedade cristã e crente na sua maioria. Acho que o contacto com outras sociedades e religiões contribuiu para isto, e, a dada altura até considerei ser budista!

    Mas chega disto. Procedirei a explicar no que acredito agora.

    Penso que a existência de um Deus supremo tanto como a ideia de um Céu e um Inferno tenham sido resultado da evolução do ser humano que nasceu com o primeiro homem e tem durado até hoje. Podemos verificar que na pré-história conhecia-se pouco e para encontrar explicações para tudo o que acontecia, como o nascer e o por do sol, criavam vários deuses. Na civilizações classicas (greco-romanas) o deus Hermes/Apollo para além de ser o deus mensageiro era aquele que controlava os movimentos do sol guiando a sua carruagem de fogo.

    No entanto, com os avanços científicos, sabemos que isto já não é o caso.

    O facto de Deus ter sido uma criação do Homem como explicação a coisas a que ainda não sabemos a resposta e uma teoria um pouco chocante, mas espero que percebam o meu ponto.

    Contudo, o ideal de Deus, que nasceu quando a Bíblia foi escrita, é, sem dúvida, um conceito belo. Os ideais de justiça, paz, misericórdia entre outras virtudes ficaram concentradas num só ser supremo. Porém, penso que a existência de um inferno ou purgatório seja uma contradição ao ideal já que o perdão foi sempre considerado. Mas não irei aprofundar este aspecto.

    O que mais me repugna é mesmo o facto de todas as religiões conceberem este ideal de Deus, e, mesmo assim entrarem em guerras por isso. Se não fosse a religião, talvez não houvesse tanto ódio entre povos e menos descriminação. Naturalmente, continuariam as guerras, mas acredito que seriam menos.

    A crença em Deus e a religião podem ter boas intenções e podem servir aquilo a que foram destinadas, mas em tudo que é bom há sempre o lado negro. Vejam a inquisição na Idade Média, a 2ª Guerra Mundial (a religião foi também uma das causas) e um dos problemas mais contemporâneos: o Terrorismo.

    E termino com isto. Talvez seja demasiado jovem para dizer isto tudo com tanta certeza, mas sim, sou ateísta.

    Disseram-me uma vez que se não houvesse religião toda a gente poderia roubar e matar sem algo interior que os impedisse. Mas para isso serve a moralidade e as leis. Não é a religião que impede as atrocidades. Essa mesma pessoa disse que em tempos de desespero ou quando se está à beira da morte pessoas mesmo sem sendo crentes, recorrem a Deus. Eu mesma posso reprovar isso porque a experiência só provou o contrário. Se realmente existisse e fosse a “salvação”, como alguns dizem, as coisas nunca teriam acontecido da forma que aconteceram.

    Em breve, tenciono ler um livro intitulado The God Delusion de Richard Dawkins, um ateu, que espero me ajude a reforçar os meus argumentos.

    Espero que não tenha cansado os leitores que conseguiram ler isto até ao fim e que o que escrevi tenha ajudado os indecisos.

  1. Maguie disse...:

    resposta a: Katarina

    sim, fomos valentes e lemos o teu coment até ao fim;)
    acabamos de ler e ficámos maiores com toda a certeza! Este espaço foi criado com esse intuito, a partilha, e a tua opinião, segura e fundamentada faz sempre a diferença. Acho, sem dúvida, os teus argumentos válidos, acho que já pensei exactamente assim, porém as coisas mudam e acho que acredito em Deus. Não o juiz da eternidade, não o omnipotente, não o omnipresente...o ideal! As pessoas deturpem a realidade, na maioria, nem sabem no que acreditam, mas nós estamos aqui para encontrar respostas, iluminar o que somos e o que faz parte de nós.

    Obrigada pelo teu coment.

    Obrigada Susaninha;)

  1. Anónimo disse...:

    Eduardo, como te atrevez a falar assim com o Meco. É obvio que Deus existe e esse deus é o Meco. Ao contrário do Meco não tou a ver mais ninguem com o poder de criar o Univeso. O Meco é que gosta de ser modesto e diz que deus não existe, mas o unico Deus que existe é ele.

 
Oasis - Live Forever A Fine Frenzy - Whisper A Fine Frenzy - Ashes and Wine