O Governo, com a nova Lei das Finanças Locais, passa a saber o que as Câmaras gastam sempre que excedem o seu orçamento normal, sendo o mesmo publicado na lista de "ajustes directos" (em português do povo: gastos excedentários e desnecessários, feitos com o dinheiro dos contribuintes) num site estatal. Dos cerca de 1600 registos de gastos da Câmara de Gondomar que podem actualmente ser consultados, uma boa parte tem a ver com o pagamento de serviços no âmbito de festividades locais.
Por exemplo: um serviço de restauração, contratado "no âmbito do programa Gondomar no Sameiro de Braga", em finais de Agosto, custou 67.742 euros. E, aparentemente, Valentim Loureiro, presidente da câmara, não quis que nenhum gondomarense deixasse de comer o petisco por falta de transporte - pelo "aluguer de vários autocarros" para o efeito, desembolsou mais 33.250 euros.
A base de dados dos "ajustes directos" revela ainda que esta câmara é, provavelmente, quem mais gasta em contratar músicos portugueses... Três dias depois do evento no Sameiro, a câmara pagou 23.815 euros pela contratação de David Fonseca, para cantar nas Festas do Concelho...
para ver mais: http://ultimahora.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1345739&idCanal=12
Biba Gondomar!É por estas e por outras que estamos em crise...!