Esta avaliação de Escolas Secundárias é uma iniciativa da Fundação Manuel Leão cujo processo tem como objectivo ajudar as escolas na melhoria da qualidade do ensino. Nos moldes em que se realizou, pergunto eu, como garantem o sucesso das estatísticas?
As provas revelaram-se demasiado extensas para o tempo estipulado, agora, essas condicionantes estariam a ser testadas? Não deveria ser do conhecimento do professor que está a controlar a prova os respectivos objectivos em causa? O facto de serem quatro provas fez com que, na verdade, não fosse respondido com a devida justeza, ou seja, quem garante as condições para que os resultados daquelas enormes sequências de cruzes possam por em causa a avaliação de uma escola? Não é assim tão linear. Foi exaustivo. Garanto que os resultados não correspondem à realidade.
O sucesso de tudo isto passará certamente por uma maior ilucidação dos objectivos, dos procedimentos e de um controlo mais rigoroso.
Nós, alunos, queremos participar em iniciativas como estas, porém precisámos essencialmente de Informação!
Mais uma ideia de génio para verem as desgraças do nosso ensino.