Quem pensa em «PS» nos dias de hoje, tem 4 nomes no plano da frente: José Sócrates, António Costa, Teixeira dos Santos, e Manuel Alegre. José Sócrates tem defendido a todo o custo a sua ministra da educação, mas isso parece óbvio, quando ela é parte do seu governo, e uma crítica ao seu próprio governo seria uma crítica a si próprio. Teixeira dos Santos é também parte deste governo, mas não se pronunciou nunca sobre este assunto. O mesmo não acontece com os 2 outros «homens-forte» do PS. O Presidente da Câmara Municipal de Lisboa, António Costa, mostrou-se ontem, numa entrevista à SIC Notícias, descontente com a política educativa do governo do seu partido. António Costa aconselhou a ministra a dar um passo atrás e perceber que da teoria à prática vai um grande caminho, e teceu mesmo críticas bastante fortes à ministra da educação e à sua atitude.
Já Manuel Alegre, que surge neste assunto como porta-voz de vários deputados do PS que estão contra a política educativa do governo, vai mais longe nas críticas a Maria de Lurdes Rodrigues, tecendo duríssimas críticas à sua teimosia, inflexibilidade perante os factos (de por exemplo os alunos estarem a ganhar com os novos estatutos do professor e do aluno), e ainda à sua falta à verdade quando fala de contentamento, eficácia, ou quando afirma que estas medidas não têm face economicista e facilitista. José Sócrates foi extremamente incorrecto na resposta a Alegre, tentando descredibilizá-lo (como se isso fosse possível), dizendo que Alegre está sempre contra o governo… Talvez fosse melhor aperceber-se de que Alegre deve ser o único socialista sentado nas confortáveis cadeiras de S. Bento… E que apenas ele defende a ideologia do partido que defende… Talvez não seja a teimosia de Alegre, mas a teimosia de Sócrates, a provocar tal fenómeno… E já agora… também vai desacretidar o seu braço direito António Costa? Não me parece… Talvez devesse era fazer um exercício de instropecção, e voltar atrás em alguns pontos que a todos nos estão a prejudicar…
Ps.: Não concordo com aqueles que dizem que José Socrates governa mal... O homem faz o que pode, não é "DEUS", nao faz milagres. A culpa do estado do País estar como está pode indirectamnete ser por por culpa dele mas também é de todos nós mas até hoje tenho gostado da sua prestação. O apoio incondicional às Novas Tecnologias é um bom factor.
Ponto Negativo: ministra da educação actual.