Fisico-Química e os protectores solares

Pois muito bem... Estava eu ontem a sofrer a 'ressaca' da praia, quando me lembrei de ler o rótulo do protector solar (uma actividade deveras interessante)... E qual foi a minha supresa ao ler no rótulo dos 'ingredientes': Água, GLICERINA, Ácool Etílico, Parafina Líquida, (entre outros)...

Claro que isto me fez logo lembrar as aulas laboratoriais de Fisico-Química... Não me preocupei muito com a água ou com o álcool. Mas ao ver 'parafina' e 'glicerina', comecei a duvidar da eficácia do protector (estou a exagerar, mas é para ter mais emoção). É que se bem me lembro, parafina é uma líquido viscoso que guarda materiais que não podem estar expostos ao ar, e a glicerina é um material mais viscoso ainda, que serve para 'facilitar' a remoção de algumas coisas de alguns sítios (xD). E não me agrada mesmo nada pensar que andamos a pôr 'aquilo' directamente na pele. Não é que me preocupe com o mal que me possa fazer á pele mas aqueles materiais (que suscitaram posteriores conversas - não é Cláudia?) não eram mesmo do meu agrado... Bem, pelo menos, consigo imaginar a confecção dos protectores solares (apesar de não me agradar muito pensar na mixórdia).

 
Oasis - Live Forever A Fine Frenzy - Whisper A Fine Frenzy - Ashes and Wine