Mundo com Obama, América com McCain

Barack Obama está em digressão pelo Mundo, para mostrar aos americanos que não é tão fraco nem inexperiente em Política Internacional como John McCain o acusava. E o resultado não foi 'só' bom, está a ser simplesmente brutal! Retiro deste post a imparcialidade que tentava manter (a muito custo e com pouco resultado), assumindo que, se tivesse que votar, escolheria Barack Obama para próximo Presidente Americano. Para além de melhor que Bush e McCain (se é que não significa o mesmo), é o caminho do progresso e da mudança efectiva nos Estados unidos.

É o primeiro negro a concorrer, é o primeiro candidato a falar em Ecologia, o primeiro a referir a Paz, o primeiro a querer a União com Europa como prioridade, o primeiro a defender um combate ao terrorismo através da destruição das suas causas, e não através da Guerra, combatendo pela violência as consequências, é o primeiro a lançar o projecto do combate à Pobreza Mundial, o primeiro a preocupar-se com África... É o primeiro...

É o primeiro a arriscar-se numa digressão tão ampla que passa pelo Iraque, Afeganistão, Israel, Palestina, Alemanha, França, Inglaterra... e isto, com apoio incondicional de chefes de estado, militares, e população... Sabe-se, aliás, que os Europeus são os maiores opositores de W. Bush, e se as eleições se realizassem na Europa, Obama seria já o vencedor. Num discurso em Berlim, Obama frisou todos estes pontos anteriormente referidos, e teve 200.000 alemães (0,2 milhões de pessoas num discurso político!!!) a assistir... Histórico!

É que apesar de economica e tecnologicamente a América estar mais desenvolvida que a Europa, em termos de ideais e psicologia, nós somos muito mais desenvolvidos... Vemos a mudança e o progresso como pontos positivos, isto ao contrário da gente das Américas. O racismo poderá assim travar a ascenção de Obama em detrimento do 'Novo Bush'.

Deixo-vos o resumo do discurso de Berlim...

3 novas opiniões:

  1. Anónimo disse...:

    Se McCain vencer a América só pode ser louca, ou então, há fraude !

    Sublinho tudo, o primeiro negro a concorrer e que tem tudo para vencer. Tal como M.L.King, B. Obama quer fazer com que a América evolua, colabore, se abra para o mundo e com ele contrua algo, irradicando a pobreza, assumindo a Ecologia como prioridade, porque a Terra é a prioridade.

    Não sei se estou enganada, mas não sei que rumo tomaria esta América sem 'os negros', são eles que têm feito a história daquele país e que evolua não tecnologicamente e economicamente como referiste (como sendo a 'especialidade') mas do ponto de vista dos valores e da igualdade, ou seja, fizeram da América um país mais justo.

    Inteligente. Oportuno. E ao que parece não é fachada.

  1. Anónimo disse...:

    Podem encontrar alguns excertos deste discurso em http:/mentes-in-quietas.blogspot.com

  1. Eduardo Jorge disse...:

    Oh pa nem sei q dizer... ja disse td! Obama!

 
Oasis - Live Forever A Fine Frenzy - Whisper A Fine Frenzy - Ashes and Wine