14 de Setembro de 2008. Não é o 'Dia D', mas pode dizer-se que é o 'Dia M'. Tudo isto porque hoje, pelas 21:15, Lisboa vai parar. Na Bela Vista, Madonna actuará para 75.000 fãs portugueses, e nada é feito ao acaso. O espectáculo da tournée Sticky and Sweet Tour já deu que falar na Alemanha, e apresentará Madonna cinquentona pela primeira vez aos portugueses.
Uma das preocupações da organização foi como transportar até ao Parque da bela Vista 75 milhares de pessoas. Sem oportunidades de estacionamento e trânsito, as empresas municipais destacaram polícias ao local, e criaram planos de transportes públicos de propósito para o concerto. Comboio, autocarro, camioneta, é só escolher... Quanto a Madonna, chegou ontem a Lisboa no seu jacto privado (mais confortável que o 'bus'), trazendo consigo o seu staff de 'apenas' 500 pessoas (!!!). O que não custará muito, já que se calcula que esta digressão seja a mais rentável de todos os tempos (a que até hoje deu mais lucro foi Confessions on a dance floor, também de Madonna, rendendo para cima de 200.000.000,00£ (algo como 190 Milhões de euros), e sendo visto por milhões de pessoas em 60 espectáculos por todo o planeta). Uma escola lisboeta será recuperada com parte dos lucros deste concerto.
Mas não se pense que Madonna se dá a menos que os DZR'T. Durante a tarde deste sábado (mais de 30 horas antes do concerto), alguns fãs de Madonna foram chegando às imediações do Parque da Bela Vista artilhados com tendas, comida e bebida para garantir o melhor lugar para assistir de perto ao concerto da diva da Pop (e não só). Este cenário, digno de um festival de Verão, vivia-se em pleno centro de Lisboa. À janela, a vizinhança vai apreciando todo o aparato, e vai esperando pelo concerto que certamente ouvirão de sua casa, no conforto do seu sofázinho...
O palco no qual Madonna actuará esta noite veio directamente de Londres, onde a norte-americana actuou na passada quinta-feira, e é um dos três palcos que correm Mundo com a "Sticky & Sweet Tour". Enquanto Madonna estiver a actuar em Lisboa, já está um palco a ser montado em Sevilha e outro em Valência, onde estão marcados espectáculos da cantora para os próximos dias 16 e 18, respectivamente.
A polémica não poderia, está claro, ficar longe de mais uma digressão de Madonna. Desta vez, são (alguns) americanos que ficam indignados, porque Madonna apresenta durante o concerto uma sequência de imagens onde compara John McCain (candidato presidencial) a Bush, Mugabe e... Hitler! Obviamente os apoiantes de Barack Obama não se sentem nada incomodados, bem pelo contrário... Madonna foi desde sempre anti-Bush, e não tem qualquer pudor em demonstrá-lo nos seus concertos.
Para esta noite, as expectativas são muitas e alguns fãs dizem que "nem vão conseguir dormir" com tanta excitação. Agora, é esperar que Madonna chegue e faça um espectáculo como só ela sabe fazer...
Bela crónica... Parabéns!
a Madonna faz, sem dúvida nenhuma, um grande furor