Semana desportiva (muitíssimo) agitada

Depois do grande clássico que acabou empatado (1-1 entre Benfica e Porto), que abriu o caminho da liderança a Nacional e Sporting (que venceu em Braga e continua 100% vitorioso em jogos oficiais), chega a vez de a selecção sub-21 dar a última cartada rumo (ou não) ao Europeu'09, e de a Selecção Nacional AA começar a Qualificação para o Mundial'2010 na África do Sul (amanhã). Ambas as selecções são temidas pelos adversários, a selecção AA por razões óbvias (Malta conhece bem a equipa portuguesa...), e a selecção sub-21, que jogará hoje no mítico Wembley, «por causa da qualidade de jogadores como Veloso ou Fernandes», diz o seleccionador inglês. Este diz ainda que a sua equipa quer eliminar já Portugal, para não ter que no Europeu defrontar a excelente equipa portuguesa, ainda reforçada com jogadores como «Moutinho e Nani».

Entretanto, para além da Liga e das selecções, há ainda o Fórum de Treinadores de Elite da UEFA, que este ano conta com a presença de 3 portugueses: Mourinho, Jesualdo Ferreira e Paulo Bento, que são assim confirmados como pertencentes ao rol de «melhores terinadores do Mundo».

Simultaneamente há 'casos' indirectamente ligados à Liga, como a possível exclusão de Luisão do derby frente ao Sporting (devido a agressão a Sapunaru), ou a mostra de entrega de Moutinho pelo Sporting, que, ao contrário do que «ABola» ontem noticiou, não vai querer receber a indmenização a que poderia ter direito por causa da recusa do Sporting à proposta do Everton para levar Moutinho para Inglaterra. Ainda houve o 'caso' das críticas de Baía a Scolari, que o acusou de ser cobarde por não dizer porque não o seleccionava para actuar pela Selecção. Também nas listas de jogadores inscritos nas competições europeias houve surpresas, sendo que Quique deixou de fora Makukula e Mantorras, e Paulo Bento inclui Stojkovic, e seis juniores (!) na lista da Champions. O Sporting leva assim 13 jogadores que são ou foram da sua formação, enquanto que Porto e Benfica levam, juntos, 7. Um dado a assinalar!...

Lá por fora, um multimilionário comprou o Manchester City (clube inglês), e está disposto a gastar «tudo o que for necessário» para fazer do M. City o melhor clube do Mundo. Na reabertura do Mercado, avançará para as contratações de David Villa, Ruud Van Nistelroy, Henry, Kaká, e ainda de Cristiano Ronaldo (por 166 milhões de euros, cerca do dobro da oferta do Real Madrid). Já neste defeso contratou Robinho por 42 milhões ao Real Madrid, e ainda entregou um cheque em branco ao Real por Nistelroy (que foi recusado), tudo isto num só dia (Abou Dhabi comprou o clube um dia antes do fecho do Mercado). Dinheiro não falta, vamos ver se é bem aplicado!...

11 novas opiniões:

  1. Eduardo Jorge disse...:

    Sobre Paulo bento, a sua evolução como treinador é notável. Por isso mesmo foi chamado, tão novo, a esta reunião de Elite. Fica um comentário do Jornal OJogo sobre a evolução de Paulo Bento:

    «Paulo Bento está mais activo do que nunca. Não pára. Em Braga, o treinador dos verdes e brancos passou os 90 minutos (mais os descontos) sempre de pé, só em mangas de camisa e sem gravata, a dar ordens, por palavras ou gestos. Chegou a correr praticamente ao lado de Tiuí, protestou energicamente decisões do árbitro, alertou Grimi para o perigo que aparecia por trás, incentivou Izmailov para disputar cada lance como se fosse o último.

    Um deles, por acaso, até foi mesmo o último do encontro, seguindo-se um significativo cerrar de punhos, a festejar a vitória num campo do mais difícil que existe em Portugal, antes de um cortês aperto de mão ao adversário, Jorge Jesus. Este Bento mais agitado é, no fundo, o rosto de um Sporting diferente, mais bravo, mais guerreiro. Ligado a uma corrente de energia... positiva. Não que seja preciso gritar ou esbracejar para ganhar, mas é importante fazer sentir à equipa que quem está fora… não está a dormir. Que está, antes, a viver o jogo.

    O momento que melhor ilustra a entusiástica e entusiasmada atitude do técnico do Sporting, entre uma dezena que a transmissão televisiva mostrou, aconteceu já nos descontos, aos 90'+4'. Izmailov arrancou, direito ao meio-campo, para pressionar um adversário, e Paulo Bento acompanhou-o, literalmente. Incentivando-o. Como se assim empurrasse a equipa para a frente. Para a vitória, sofrida, que festejaria logo a seguir, aliviado.

    Um minuto antes, fizera o mesmo, então para encorajar os suplentes utilizados, Tiuí e Vukcevic, a não desistirem, a incomodarem o adversário que tinha a bola. Este Sporting mais contundente, decidido, que não dá baldas, com um compromisso de entreajuda, tem muito que ver com o discurso do treinador. E, também, com o do presidente, Soares Franco, que, num dos actos de apresentação, lançou o desafio: ser campeão. Bento fez o que lhe competia, passando a mensagem ao grupo e repetindo-a… durante os jogos. Para que ninguém se esqueça...»

  1. Anónimo disse...:

    http://www.record.pt/noticia.asp?id=803432&idCanal=3437

    (link para artigo de opinião do jornal Record, em que 1 anti-scolari o defende das «covardes» afirmaçoes de baia)

  1. Fábio André disse...:

    O paulo bento ao que parece também evoluiu no sentido de fazer jogos de m**** à base de anti-jogo. As ordens dele seriam!! "Abel!! CALMA... temos tempo... gasta mais uns minutinhos aí e avança 10 metros a frente do local de lançamento!! - Isso, vamos! Todos pa tras!! Ei Patricio!!! Tas com pressa pa comer!! Calma, temos tmpo gasta aí uns minutinhos!! - Ta bom, ate levares amarelo continua- Boa!!" Quando paulo bento ve k nao pode fazer mais perdas de tempo olha para o banco e quem lá está??? A equipa médica!! Sim a super equipa médica do sporting k sempre desejou jogar com a camisola do scp ao peito e que neste jogo teve a opurtunidade de estar mais em jogo do que o Vukcevic! é obra... palmas paulo bento.

    Para essa renuiao de elite foram convocados os dois treinadores melhor classificados em cada liga mais alguns que conquistarm titulos outrora a nivel da UEFA.


    Com razao o Porto é a America do sul representada em Portugal e com razao o Benfica é "El Benfica" a representar uma equipa de segunda linha espanhola...

    Os sub-21 sao uma vergonha, também contra uma equipa poderosissima como a inglaterra e em pleno wembley seria mesmo dificil arrancar um bom resultado mas nao seria de esperar a exibiçao paupérrima k fizeram...

    Robinho foi a a grande surpresa do mercado... K nao fikaria no Real era certo mas já kuase k tinha passe comprado para londres.
    Este City promete!!


    Axo estupido os sumarissimos... é k só utilizam as tecnologias para multar jogadores... já no caso de haver golos ilegais nao as utilizam... Ou utilizam para repor toda a ilegalidade nao vista ou entao nao a utilizam e deixam por conta dos arbitros as decisoes...

  1. Anónimo disse...:

    A controvérsia tem destas coisas.

    Sem dúvida que os jogadores formados pelo Sporting são uma mais valia, traz qualidade à equipa e explora talentos lusitanos.

    O jogo foi triste, mas se o foi, foi de parte a parte. Existem muitos pontos de vista.

    Manchester City, um projecto de Real Madrid (muito mais) lunático. De originalidade não tem nada. Loucura, imensa. É o delírio.

  1. Eduardo Jorge disse...:

    O Sporting não fez anti-jogo. Defendeu bem, e trocou bem a bola. O Patrício não perdeu muito tempo (e não levou amarelo) e a intensidade do jogo foi péssima. O Sporting defendeu razoavelmente, mas se o Braga não tivesse atacado tão mal, tinha marcado: afinal o Sporting tem o Patrício na baliza...

    Para além disso, a equipa médica do Sporting só entrou quando fez falta, e se entrou foi porque caceteiros como o João Pereira lhes deram trabalho!...

  1. Anónimo disse...:

    huau o sporting em 1º ñ deve ficar nesta posição mt tempo.

    Ass:Meco

  1. Anónimo disse...:

    os jogos do sporting são um degredo até os aleijadinhos cor-de-
    rosa jogam melhor

  1. Eduardo Jorge disse...:

    isso é uma treta; qem dera ao benfica jogar como o sporting! ao contrario do benfica, o sporting tem eqipa, nao 11 jogadores cada um a jogar por si proprio!!!... (e ja agora... haveremos de ver qem fica em 1º no fim; não digo que seja o sporting, mas neste momento é o que tem mais hipoeteses dos 3 grandes!)

  1. Eduardo Jorge disse...:

    moutinho faz hoje 22 anos!...

  1. Eduardo Jorge disse...:

    O Sporting fez jus ao nome e finalizou o último jogo da Liga, diante do Belenenses, com nove jogadores portugueses no onze. Rui Patrício, Abel, Tonel, Caneira, João Moutinho, Yannick e Hélder Postiga, bem como Miguel Veloso e Pereirinha, que entraram em substituição de Rochemback e Romagnoli, tiveram a missão de segurar o triunfo frente aos azuis do Restelo, num desafio em que o indiscutível Polga (prestes a adquirir nacionalidade portuguesa) e o polémico Vukcevic foram os únicos estrangeiros a disputar os 90’. Um facto cada vez menos habitual no futebol nacional.

    Se olharmos, por exemplo, para o onze dos rivais FC Porto e Benfica, as diferenças neste particular são evidentes. Os dragões iniciaram e terminaram o jogo frente ao Rio Ave, em Vila do Conde, com três jogadores portugueses (Rolando, Bruno Alves e Raul Meireles alinharam de início com o médio a ceder o lugar a Candeias), enquanto os encarnados começaram em Paços de Ferreira com seis atletas nacionais, registando as entradas-surpresa de Ruben Amorim e Jorge Ribeiro, que se juntaram a Quim, Miguel Vítor, Carlos Martins e Nuno Gomes. Terminaram, todavia, só com quatro.

    Excepção

    Desde que Bento assumiu o comando técnico do clube de Alvalade, só no início da época passada é que o número de atletas nacionais na equipa inicial baixou a média dos 50 por cento, numa temporada em que os leões contrataram bastantes jogadores oriundos de Leste como Izmailov, Marian Had... Stojkovic e Vukcevic.

    A 23 de Outubro de 2005, dia em que o actual treinador fez a estreia como técnico principal, a equipa sportinguista apresentava já um assinalável contingente de jogadores portugueses. Ricardo, Miguel Garcia, Beto, André Marques, João Moutinho, João Alves, Sá Pinto e Nani foram os escolhidos por Bento. Destes só Moutinho, agora capitão, permanece em Alvalade.

    Renovação

    Quase três anos depois a renovação é evidente, mas acabou por ser mantida a tradição de contar com um apreciável número de atletas nacionais.

    De Postiga, natural de Vila do Conde, a Moutinho, oriundo de Portimão, os leões estão representados, de Norte a Sul, na grande maioria das regiões do País.

    De resto, dos cinco reforços contratados para esta temporada, quatro (Ricardo Batista, Daniel Carriço, Caneira e Postiga) são portugueses. Rochemback foi a excepção.

    in Record

  1. Eduardo Jorge disse...:

    Sem grande chama, com pouca ambição e nenhuma explosão, a selecção de Portugal que visitou a Suécia para não perder trouxe à evidência uma realidade que, em bom rigor, não deve ser esquecida nem contornada. Órfã da geometria, intensidade e magia do futebol de Deco e ainda da genialidade explosiva de Ronaldo, à procura da condição física ideal que o eleva a melhor do Mundo - pelo menos, sem igual -, Portugal terminou o jogo de Estocolmo assente na estrutura das duas equipas mais competitivas do burgo nos últimos anos: a um ataque nascido no Sporting (Ronaldo, Quaresma, Nani e Danny), Queiroz aliou uma defesa crescida no FC Porto (Bosingwa, Pepe, Bruno Alves e Paulo Ferreira), sendo que, a meio-campo, o equilíbrio mantinha-se com João Moutinho e Raul Meireles em representação. É incontornável essa realidade e esses dois esteios do futebol nacional, que têm sido vices e campeões repetidamente. Resta aos leões... inverter a ordem.

    in OJogo

 
Oasis - Live Forever A Fine Frenzy - Whisper A Fine Frenzy - Ashes and Wine