Universidade do Minho tem as segundas médias de ingresso mais difíceis do país

É verdade! Um dia depois de terem sido anunciadas as colocações no Ensino Superior (1ª fase), podemos concluir, olhando para os dados fornecidos, que houve um valor record de 'caloiros' (quase 45.000), e que as médias oscilaram em relação a anos anteriores. No geral, as médias de ingressos (ou nota do último colocado) baixaram, como é o caso do curso de medicina ou do de arquitectura (se se fizer média por universidade em vez de média por aluno, o caso muda de figura...).

No entanto, algumas Universidades viram as suas notas de ingresso subir ao contrário do geral. São os casos das Universidades do Porto e do Minho. A Universidade do Porto é assim a mais 'exigente' em termos de médias, e é também a Universidade que terá, neste ano 2008/09, mais alunos. A Universidade do Minho é a segunda Universidade com maiores notas de ingresso, tendo alguns cursos assinalado subidas de média significativas. A média de ingresso mais alta do país é de 18,6 para Medicina no Porto, e a 2ª maior 18,5 para Medicina em Braga. A nota mais baixa vai para a Engenharia Informática, que em algumas Universidades tem alunos com média de 9,5. A nota de Engenharia Biomédica na Universidade do Minho é maior do que a maior parte das notas de ingresso em Medicina, o que mostra a exigência desta Universidade. Como alternativa às altas notas de ingresso portuguesas, muitos portugueses vão estudar (sobretudo Medicina) para Espanha, onde as médias pedidas são significativamente mais baixas.

10 novas opiniões:

  1. Raquel disse...:

    ai meu deus k eu nem kero pensar qd xegar a minha vez de cpncorrer de escolher de refectir de agir...

    Vou entrar em paranóia acho eu!Mas tb sei k os amigos são mt importantes nesta fase e que ajudam bastante "tou indecisa entre isto e isto""olha k eu acho k tens mt jeito para isto ou aquilo" e isso é importante e sei k na turma F há mt boa gente capaz de aconselhar uns aos outros!

    Afinal, estamos tdx no msm saco...!

  1. Eduardo Jorge disse...:

    eu tb n csigo seqer pensar, mas tb acredito piamente q tnho cm a turma e msm (alguns) professores, mta camaradagem.

    Eu estarei mt pior q em paranoia. é q no fim deste ano ja temos q tomar opçoes com base naqilo q seguiremos depois...

  1. Eduardo Jorge disse...:

    acho q grande parte deles ate gosta de sair do ninho...

  1. Anónimo disse...:

    Bem, é muito. Mas é atingível. Vendo bem que no passado ia pouca gente para as universidades e agora vao 45000... Acho que o problema não são as notas, é a escolha. Se soubermos o que queremos, trabalhamos para isso, se não soubermos... Não é o mesmo.
    E depois há sempre aqueles cursos que se vai quando não se tem média para aquilo que se quer tipo arqueologia. Mas pronto, isso já é outra história.
    Não vale a pena ficarmos assustados com as notas porque se não começamos a achar que não somos capazes. É preciso sermos aplicados, mas ao mesmo tempo, é preciso vivermos.

  1. Eduardo Jorge disse...:

    sem duvida... o facto de nao se ter uma decisao tomada atrapalha mt as disciplinas q escolher, a q disciplina dar importancia fulcral, atec etc etc. O q eu faço é tentar a mlhor media possivel e a mlhor nota possivel a tdas as disciplinas, d forma ter margem de escolha... (sem nca nca nca deixar a 'vida') oxala resulte!

  1. Anónimo disse...:

    enfim...

    n kero pensar nisso...

    gostava d ciencias farmaceuticas ms posso eskecer...

    dpois na altura vejo...

    enfim...

  1. Eduardo Jorge disse...:

    n, n deves esqecer! n sei ao certo a tua media, mas em tras-os-montes, por exemplo as ciencias biomédicas (farmacêuticas) têm média de entrada de 15,1 (ca em braga é 18,2)

    Bioquimica na Madeira, por exemplo tb so e 11 de media!!!

    Para seguir o sonho, deves lutar. aplicas-te nas disciplinas q vais precisar (e no geral, claro!), e vais ver q consegues: ate pq s n tiveres media mt alta, ha spre as pqenas universidades em q, conhecendo-te, sei q entras

  1. Anónimo disse...:

    Eu nao sei se têm acesso a esta informação mas se tiverem manda-me um e-mai para neiinha5725@hotmail.com

    Eu gostaria de saber para o caso de enfermagem e engenharia de materias na universidade do minho... se na nota de candidatura o exame nacional vale 50% e a media do secundario 50% ou se o exame nacional vale 40% e a media do secundario 60%

    Agradecia uma resposta =)

  1. Eduardo Jorge disse...:

    50%, 50%: http://www.ese.uminho.pt/Default.aspx?tabid=7&pageid=83&lang=pt-PT

 
Oasis - Live Forever A Fine Frenzy - Whisper A Fine Frenzy - Ashes and Wine