O LHC (Large Hadron Collider) é o maior acelerador de partículas do mundo, instalado na fronteira franco-suíça para simular as condições do “Big Bang”. Esta máquina está projectada para realizar “a experiência científica do século XXI”: O LHC, cujo projecto absorve cerca de 6.000.000.000,00€ (6 mil milhões) da França, Suíça e países parceiros, foi construído para fazer colidir partículas a elevadas velocidades para fins de pesquisa. Os dados a ser descobertos nas experiências podem alterar o conhecimento que a Humanidade tem sobre a Física e a criação do Universo, e podem ainda ter aplicações práticas ao nível da produção de energia.
Mas quando tudo parecia estar infimamente preparado, eis que acontece algo que ninguém esperava... O CERN confirmou uma avaria num transformador de 30 toneladas que arrefecia parte da máquina, forçando os cientistas a parar o LHC logo no dia seguinte à sua entrada em funcionamento. Esta avaria provocou a fuga de uma tonelada de hélio líquido, sendo que serão necessários vários meses para investigar o que falhou, de forma a garantir o funcionamento em segurança do LHC. O LHC estará assim desligado até ao próximo ano.
Epa e pena estas coisas mesmo sendo fantasticas, quando algo corre mal demoram muito tempo para serem arranjadas, mas n m importo de esperar pa saber os misterios do universo ha sempre tempo pra isso.