Para alguma coisa todos os portugueses se unem, deixando de lado conflitos rico-pobre, professor-aluno, chefe-funcionário... Para ver a selecção nacional de futebol a jogar! E sem dúvida hoje à noite houve motivo de orgulho... Os pupilos de Scolari derrotaram a selecção turca por 2 golos sem resposta (o primeiro marcado por Pepe, com grande mérito para o marcador e para Nuno Gomes, e o segundo por Raúl Meireles que apenas teve que encostar após jogada magistral de João Moutinho). Com 3 bolas nos ferros e uma exibição fenomenal, a Selecção chegará muito longe se continuar a jogar assim. Deixo-vos agora duas noticias do jornal OJogo que nos farão orgulhar: a primeira, sobre Braga referida pelo jornal nacional, e a segunda, sobre Portugal, referido no Estrangeiro.
"Milhares festejam em Braga vitória de Portugal
Numa explosão de alegria e alívio, milhares de pessoas entupiram hoje as principais artérias do centro de Braga, poucos minutos depois da vitória de Portugal frente à Turquia, em jogo do Grupo A do Euro’2008. Pouco mais de 20 minutos após o fim da partida já um compacto cordão automóvel percorria as avenidas 31 de Janeiro, Central e da Liberdade, as principais do centro da cidade, formando alguns quilómetros de buzinadelas constantes, agitar de cachecóis e bandeiras nacionais. É um autêntico ambiente de festas de S. João antecipado que se vive em Braga, ajudado também pela “Braga Romana”, evento que recria os tempos de Bracara Augusta durante este fim-de-semana. Foi anunciada a instalação de um ecrã gigante no Estádio Axa para transmitir os jogos da selecção portuguesa, o que não aconteceu por motivos que se desconhecem. Ao invés, foi montado no centro da cidade, em frente à conhecida Arcádia, um palco onde foi projectado o jogo e que foi presenciado por muitas centenas de pessoas. Vivas a Portugal e cânticos dedicados à selecção nacional são as palavras de ordem mais comuns, e que demonstram o entusiasmo gerado pela boa estreia de Portugal no Euro’2008."
"Imprensa estrangeira elogia Selecção Nacional
A selecção de Portugal venceu a da Turquia, por 2-0, e convenceu por inteiro a imprensa estrangeira, que não poupa elogios ao triunfo da turma das quinas no jogo de estreia no Grupo A do Euro’2008, em Genebra, Suíça. As agências noticiosas France Press (França) e EFE (Espanha) deram o “pontapé-de-saída” nos comentários positivos à prestação de Portugal, com os franceses a titularem que “Portugal justificou o favoritismo” e os espanhóis a sublinharem: “Portugal esperava Ronaldo e apareceu Pepe”. O jornal desportivo madrileno “AS” refere no título que “Pepe e Meireles deram uma vitória justíssima a Portugal” e embeleza a página com uma artística fotografia do voluptuoso busto de uma morena adepta nacional, vestida com a bandeira de Portugal. O igualmente desportivo “Marca”, também de Espanha, contínua a afirmar que existe “acordo total” entre Cristiano Ronaldo e o Real Madrid, garantindo que o avançado do Manchester United vai assinar por cinco épocas com o clube “merengue”. O site do “France Football” também dá nota da superioridade da formação lusa, com o comentário “Portugal entra na dança com vitória merecida sobre uma Turquia pouco motivada”, enquanto o “L’Équipe”, igualmente francês, aposta no título: “Portugal já está no topo”. Em Itália, os mesmos títulos elogiosos para a turma das quinas. “Portugal belo e esbanjador”, diz a “Gazzetta dello Sport”, que acrescenta: “Três madeiradas dos homens de Scolari, duas de Nuno Gomes”, numa referência ao antigo jogador da Fiorentina. Quanto à inglesa BBC, o site não poupa palavras para admitir a justeza do triunfo de Portugal, titulando: “Portugal abre campanha em grande estilo”."
E como diz a Raquel, que venham os checos!...
Oh pá, achei fenomenal esta estreia! O jogo foi formidável! Assim, podemos mesmo ir muitooooo longe!
Para mim, homens do jogo: Pepe, Moutinho e Deco