Obikwelu põe ponto final na carreira

Francis Obikwelu 'apenas' precisava de ficar nos 4 primeiros da semi-final de hoje para passar à grande Final Olímpica dos 100m, onde poderia lutar pela medalha de ouro que tanto cobiçou ao longo da semana. Mas não... O atleta do Sporting ficou num (estranho) 6º lugar, 'porque não conseguiu acelerar', e assim perdeu toda e qualquer esperança de chegar longe, tendo mesmo abrandado antes de alcaçar a meta.

Obikwelu pede desculpa aos portugueses 'que pagaram a sua participação em Pequim, e a todos que o apoiaram'. Obikwelu, por razões de lesão nos joelhos, já não participará na corrida dos 200m. Para além disso, põe um definitivo ponto final na sua carreira como desportista (tem 29 anos), dizendo que vai agora 'disfrutar a vida'. Para além disto, agradece a todos os portugueses todo o apoio que sempre sentiu. Ficam as (honrosas e humildes!) declarações:

'Não quero dar desculpas, foi um momento baixo. Não consegui estar na final, sei que em Portugal todo o povo me estava a apoiar. Não sei o que se passou, mas não consegui acelerar. Não estava cansado, porque no aquecimento estava bem. Essas coisas acontecem. Mais uma vez houve falsa partida, mas não quero dar isso como desculpa. O problema foi não ter conseguido acelerar, e o arranque foi muito lento... A culpa é minha. Quero agradecer aos portugueses, porque toda a gente vê as minhas provas e quero pedir desculpa, porque estão a pagar para eu estar aqui e não consegui chegar à final. É um momento mau, porque este é o meu trabalho. Queria dar pelo menos a final. Sinto-me na obrigação de pedir desculpas. Deixei o meu país ficar mal... Mas a vida continua e vou deixar o atletismo já. Não vou aos 200 metros. Foi a última corrida. Porque já não preciso, e tenho muitos problemas nos joelhos, mas não é desculpa... Já estou há 14 anos no atletismo e é o momento de sair. Vou ver a minha mãe e descansar, e fazer outra coisa. Não sei se faço mais algum meeting. Neste momento na minha cabeça está decidido. Não abandono por não ir à final. Já ganhei em Jogos Olímpicos, em Campeonato da Europa e do Mundo. O importante é que os jornalistas e o povo me apoiaram nos momentos baixos. Estou contente. Quando voltar [a Portugal] vou de férias e pensar no que vou fazer. A minha mãe e o meu pai vêm a Portugal e se ela gostar podemos ficar a viver em Portugal. O melhor momento da minha carreira não foi ganhar a medalha nos Jogos de Atenas, foi a forma como os portugueses me trataram quando cheguei a Portugal... Esse momento foi o mais giro, o mais espectacular. Há países, como a Nigéria, que quando não ganhamos uma medalha não ficam contentes, mas em Portugal o povo sempre me apoiou quando tive problemas... Agora, vou gozar a vida!'

Adeus, e boa sorte!

5 novas opiniões:

  1. Eduardo Jorge disse...:

    Sei que não devia ser eu o primeiro a comentar este post, mas não consigo deixar de expressar a minha imensa pena de que o Obikwelo termine a sua carreira. Para ser sincero, é a grande personalidade portuguesa do atletismo desde que eu me interesso minimamente por tal desporto. Trouxe-nos muitas muitas alegrias (e medalhas). Parabens, e muito obrigado!

  1. Raquel disse...:

    ó pá não é por mal, claro que queria que ele ganhasse uma medalhinha é sp bom, mas depois das declarações feitas por ele há uns dias chamo a isto castigo do além!!!

    A modéstia não lhe teria ficado nada mal e assim nc tinha dado tantas esperanças aos portugueses!!!

    msm assim desejo-lhe sorte e que consiga alcançar o que ele deseja...Tem é de ser rápido a arrancar e não desistir a meio do caminho!!!xD

  1. Eduardo Jorge disse...:

    Sem dúvida essas declarações não lhe ficaram nada bem, mas penso que é típico de alguém com baixa autoestima que se tenta moralizar...

  1. Joana disse...:

    Realmente as declarações não foram muito modestas, mas que ele podia, podia!!

    Correu mal mas é mesmo assim!

  1. Anónimo disse...:

    É um preto fixe (e não é racismo, é cor). Acolhêmo-lo e tenho a certeza que deu o seu melhor, não naqueles 100 metros, mas em todas as outras corridas, em todas as outras finais, em todas as outras tentativas de fazer parar o relógio e levar o melhor de Portugal nas pernas e ganhar ! Fracassou, mas as suas palavras transpiraram sinceridade e humildade, as outras declarações eram um sonho, umas vezes torna-se realidade, outras não.

 
Oasis - Live Forever A Fine Frenzy - Whisper A Fine Frenzy - Ashes and Wine