Rússia viola o cessar-fogo e ataca jornalistas com tanques

É o que ninguém estava à espera... A Rússia violou o cessar-fogo acordado com a Geórgia e Sarkozy, e entrou Geórgia adentro, atacando reservas de armas georgianas e populações de pequenas aldeias. O pânico foi sendo semeado ao longo da estrada que liga Gori a Tbilissi, enquanto a coluna de tanques russos ia destruindo o que tinha pela frente e respondendo que iam 'para Tbilissi' quando questionados pelos jornalistas do que 'iam fazer'. Mas depois de chegar muito perto da capital da Geórgia e de destruir uma base militar do inimigo, as tropas russas regressaram à Ossétia do Norte. Desta forma, o cessar-fogo foi quebrado e a Comunidade Internacional já condenou esta acção russa. Condoleezza Rice disse mesmo que isto vai apenas servir para isolar a Rússia ainda mais do Mundo, e pondera mesmo sanções à ex-concorrente durante Guerra Fria.

As populações georgianas da Ossétia do Sul e da Abecásia foram hoje avistadas a fugir das suas casas, deixando tudo para trás, porque muitos dos seus familiares e amigos mais próximos tinham sido assassinados pelos russos e rebeldes separatistas, tendo eles fugido sob pena de morte. Para além destes ataques, a Rússia usou ainda Navios de Guerra para obstruir o maior porto da Geórgia e para destruir embarcações georgianas de guerra.

Mas os russos não ficaram por aqui, e neste caminho, dispararam mesmo contra os jornalistas que tentavam perceber o que se passava, pensando que os tanques fossem invadir Tbilissi. Os russos recorreram aos tanques (!) para atacar os jornalistas, e um jornalista holandês foi dado como morto (ainda não se sabe se morreu devido a estes ataques). O repórter da TVI relatou à respectiva estação o terror daqueles momentos no Jornal Nacional, bem como a 'saudade de ver algo que se perceba', uma vez que a situação na Geórgia é de descontrolo e desconhecimento total, sobre tudo! Não se percebe as intenções (verdadeiras) da Rússia, não se percebem os ataques aos jornalistas e às populações civis, não se percebe o que acontecerá às repúblicas separatistas, não se percebe o que os EUA estão a tentar fazer... não se percebe nada! Para além de ser marcada pela falta de Palavra, esta corre o risco de ser a Guerra mais confusa e estranha de sempre!...

1 novas opiniões:

  1. Eduardo Jorge disse...:

    Estes atques aos jornalistas, para mim são chocantes e mt mt estúpidos e irresponsaveis!!!

 
Oasis - Live Forever A Fine Frenzy - Whisper A Fine Frenzy - Ashes and Wine