Phelps fenomenal, imortaliza-se em Pequim

Simplesmente... incrível! Michael Phelps, de 23 anos (Baltimore, EUA), venceu hoje, nos 4x100m estilos, a sua oitava medalha de ouro nos presentes Jogos Olímpicos (participou em oito provas...), nesta prova de estafeta. Quando Phelps entrou na àgua a sua equipa (Estados Unidos) estava na 3ª posição. 100 metros depois, ao Phelps sair, a equipa já estava na frente...

O incrível em Phelps nestes Jogos, é que em oito competições venceu oito medalhas de ouro, bateu oito records pessoais, oito records olímpicos, e sete records mundiais!!! Para além disso, tornou-se no atleta mais medalhado com ouro numa só edição dos Jogos (o também americano Mark Spitz tinha, em Munique'72, conseguido 7), no atleta mais medalhado com ouro de sempre (14 medalhas, já que tinha ganho 6 em Atenas, há 4 anos), cujo record pertencia a Spitz e mais 4 atletas, que tinham conseguido um total de 9 ouros em Jogos (só por si notável!). A Phelps falta agora o único record que ainda não tem, mas que tentará bater em Londres'2012, que é o de 'Atleta mais medalhado de sempre', que pertence à ginasta soviética Larissa Latynina, que subiu 18 vezes ao pódio dos Jogos Olímpicos (!!!), em três edições diferentes: 9 ouros, 5 pratas e 4 bronzes. Phelps está a 2 medalhas de igualar Latynina (tem 16: 14 ouros e 2 bronzes (em Atenas'04).

Ficam os 'ouros' de Phelps (e as oito vezes que esteve no pódio): Pequim'08 - 400m estilos (4m03,84s), 4x100m livres (3m08,24s), 200m livres (1m42,96s), 200m mariposa (1m52,03s), 4x200m livres (6m58,56s), 200m estilos (1m54,23s), e 100m mariposa (50,58s).

5 novas opiniões:

  1. Eduardo Jorge disse...:

    Vou ser sincero: só não me agrada que seja americano. e por essa razão, inicialmente, até nem queria que ganhasse tudo isto em Pequim. Mas quando vi a pessoa, a entrega, a garra, o perfil... não só 'apoiei' Phelps como acreditei plenamente que ele era capaz de o fazer... Simplesmente fenomenal!

  1. Anónimo disse...:

    Phelps é fenomenal... Conseguiu ultrapassar a «capacidade humana» e ultrapassou qualquer antecessor.

  1. Fábio André disse...:

    xenofobismo...

    "só não me agrada que seja americano"

    atao??

    aiai...

    ele é um crake... é o... "Aquaman"

  1. Anónimo disse...:

    'HOMEM-PEIXE' e está dito !

    Numa determinada prova, e passo a citar o que o comentador disse, 'Este homem é incrível, assim até parece que os outros nadadores sao de segunda, mas nao, eles também sao os melhores do mundo !...' (Phelps ia a vencer com grande margem )

    Poderoso...mas para isso treina que se farta !

  1. Eduardo Jorge disse...:

    Nao se trata de xenofobismo, uma vez que eu nao tenho absolutamente nada contra as pessoas estrangeiras. No entanto, pensei nas 'glórias' (muitas vezes sujas, podres e proveninentes de guerra e violações de direitos humanos) de que tanto americano se gaba... E simplesmente, e não querendo ser 'mau', imaginei Phelps como 'americano' estandardizado na minha mente: ignorante mas convencido, pobre de espírito, egoísta e gabarolas. E eu não queria (não querioa mesmo) que uma pessoa assim vencesse tão glorificadamente os Jogos Olímpicos. E foi, tal como digo no meu primeiro comentario, quando vi Phelps nadar, sair da *àgua, e receber humildemente a medalha, que mudei radicalmente a minha opinião sobre ele, e passei a ver nele não 'mais um', mas um exemplo...

 
Oasis - Live Forever A Fine Frenzy - Whisper A Fine Frenzy - Ashes and Wine