Universidades do Porto e do Minho ultrapassam Lisboa e Coimbra (1ª parte)

Depois do anúncio dos resultados da 1ª fase de colocações universitárias, começam a tirar-se algumas conclusões sobre a evolução da tendência da escolha universitária em Portugal, e começam a surgir as primeiras reacções aos resultados das colocações.

Começando pelo pior, podemos dizer que 237 cursos não têm ainda 20 alunos inscritos e poderão deixar de ser financiados pelo Estado. Entre estes, há 6 formações que ainda não tiveram um único candidato. Fazendo as contas, a 2ª fase do concurso contará com 5917 vagas, sendo que as cobiçadas licenciaturas de Medicina, Medicina Dentária, Ciências Farmacêuticas, Arquitectura, Direito e Economia já esgotaram as vagas em todas as Universidades do país.

Quanto a médias de entrada, o aluno com a nota mais baixa do país que ingressou em Medicina (Universidade da Madeira) teve como média 17,90. Ou seja, subiu ligeiramente (era 17,75), sendo que dos nove cursos em funcionamento, houve cinco que viram as suas (já elevadíssimas) médias de entrada, aumentar. A Faculdade de Medicina da Universidade do Porto foi uma delas, continuando a liderar a lista dos cursos que exigem notas mais altas: ninguém entrou com menos de 18,52 de média. A lista divulgada pelo MCTES permite ainda concluir que há 34 cursos com médias de ingresso superiores a 17 valores (ou seja, cuja nota mais baixa com que um aluno ingressou no curso foi 17), com os cursos na área da Saúde em maioria. Criminologia (17,4 valores) e Engenharia Aeroespacial (17,57 valores) são outros exemplos de licenciaturas muito cobiçadas. No extremo oposto da tabela encontram-se os únicos dois cursos onde houve alunos a entrar com média abaixo dos 10 valores: Engenharia Electrotécnica e de Computadores, e Educação Básica.

8 novas opiniões:

  1. Anónimo disse...:

    pois...

    n s esperava outra coisa s n as medias subirem (pa alguns cursos cm por ex medicina, arkitectura etc)

    ms pronto...

    exames faceis e tal..

  1. Eduardo Jorge disse...:

    sim, de facto as notas do fim de secundaria subiram nao so por haver mlhores alunos, mas tb pq houve bastante facilitismo nas provas de exame. Infelizmente, os melhores vêm insistentemente cá para braga (tirando se calhar lugar a outros...). E atençao q as notas apresentadas sao spre as mais baixas d cada curso! Pode haver alunos com media de 20, p.ex., num curso de UME 15,6... entao em medicina...

  1. Anónimo disse...:

    Isto é tudo uma treta,os alunos portuguese k kerem ir para medicina tem k ter 19
    e contratam medicos estrangeiros k para tirarem o curso tiram 18

    Ass: Meco

  1. Anónimo disse...:

    (Não tem nada a ver com este post)
    Queria só desejar os meus parabéns á Raquel, ao Jó (Eduardo) e Fábio, pois t~em feito um optimo trabalho cativando varios paises. Eu sei q possivelmente ja tivessem tantos estrangeiros visitantes, mas so agora tenho 'provas' para o dizer XD PARABÉNS!

    JMDourado

  1. Anónimo disse...:

    Ao ver estas noticias até me desanimo. Eu q qero entrar em medicina nunca vou consseguir ter uma media dessas. Acho injusto nós portugueses com media de 17 ou menos nao podermos exercer a profiçao que queremos e outro que vêm de fora podem so pq têm o diploma e q as medias sao mais baixas para entrar na universidade.

    É com coisas assim que o país nao evolui.

  1. Eduardo Jorge disse...:

    Caro meco, os alunos portugueses tb podem ir po estrangeiro estudar! (apesar d q alguns n podem, eu sei)

    Obrigado Joao! De facto fiqei extremamente surpreendido qdo instalei o novo 'contador de visitantes', para este anos lectivo, q nos diz d onde nos estao a ver (ou... ler). 11 países diferentes em q temos leitores, e mais de 100 leitores brasileiros... para mim foi a maior surpresa tlvs d sempre desde q começamos o blog. pensei q apenas gente de portugel (braga! ok... quase da turma...) no via, e afinal... fiqei mesmo surpreendido! pela positiva!...

    Lala, acho q alguma exigencia é sempre necessaria, e o facto de se baixar as medias de ingresso n iria ajudar em nada o progresso do pais; é 1 opiniao pessoal; no entanto axo q n deves desistir e se ves q com a tua media n emntras em portugal, arrisca e sai! tens e q saber se e msm isso q qeres

  1. Raquel disse...:

    Mt obrigado João...!

  1. Joana disse...:

    concordo com a Lau e com o meco!
    podemos ir para o estrangeiro mas não é facil!
    para alem das possibilidades economicas é necessária uma boa adaptação e dominio do idioma!

 
Oasis - Live Forever A Fine Frenzy - Whisper A Fine Frenzy - Ashes and Wine