EXAMES COM ALTERAÇÕES ESCANDALOSAS

Os critérios de correcção dos Exames Nacionais para 2009, foram escandalosamente alterados em relação aos critérios dos Exames dos anos anteriores. A injustificada alteração é geral, para todos os Exames que alberguem perguntas do tipo verdadeiro-ou-falso. Contrariando absoluta e descaradamente a filosofia de correcção dos últimos anos (em que, numa sequência de 8 afirmações, cada aluno era avaliado conforme o nº de respostas que acertava, tendo até toda a cotação da pergunta um aluno que apenas errasse uma das questões), o GAVE, departamento de Exames do Ministério da «Educação», anunciou, com pouco alarido, quase como escondendo, bem camuflado no extenso documento que dita as regras para o Exames Nacionais de cada disciplina, as novas regras de correcção de itens de verdadeiro-ou-falso. Cotadas entre 10 e 15 pontos, estas respostas serão cotadas com ZERO pontos no caso do aluno errar UMA das afirmações.

Ou seja: numa sequência de 8 afirmações (número normal de questões), um aluno que saiba 7 questões, vale ZERO. Isto é extremamente injusto, indo ao limiar do «tudo ou nada», classificando da mesma forma um aluno que não sabe nada, e um aluno que estudou, e sabia 7 perguntas em 8 (88% da resposta correcta!). Este extremismo apanhou-nos a todos de surpresa (professores, pais e alunos), porque contraria literalmente todas as políticas de «educação» que têm sido seguidas nos últimos anos por este mesmo ministério, e por esta mesma ministra… Caiu-se no extremismo? Desenvolvem-se políticas claras de facilitismo exagerado, havendo mesmo revelações escandalosas da Sra. Ministra a dizer que os chumbos deviam ser abolidos, facilitam-se provas de Exame e Testes Intermédios, deixa de se reprovar alunos por excesso de faltas, dão-se sucessivas «segundas oportunidades», cria-se o sistema de certificação falsa e fácil «Novas Oportunidades», facilita-se, facilita-se, facilita-se, e depois corta-se as pernas àqueles que com o seu próprio sucesso e trabalho concluíram disciplinas bianuais ou trianuais? Mas que extremismo, que ódio ao trabalho e ao esforço (que inveja, quem sabe?), move estas políticas tão profundamente injustas e disparas?

Mais! Qual é a legitimidade de nos imporem um critério de correcção completamente oposto ao que aplicaram em anos anteriores? Por que haveremos nós de ser prejudicados? Sim, porque os outros não foram beneficiados: receberam as classificações que lhes eram merecidas, pois eram classificados pelo nº de respostas que acertavam, sendo-lhes dada uma margem de erro para colmatar as dúvidas que a polémica falta de rigor e objectividade de algumas das perguntas de verdadeiro-ou-falso apresentavam. Isso era justo! Agora, nem benefício da dúvida, nem classificação pela quantidade de afirmações às quais sabemos responder correctamente. É duvidoso? ZERO! Esqueceste-te desse pormenor? ZERO! Estás nervoso e não puseste o que pensaste? ZERO! Não interpretas-te assim? ZERO! Acertaste 88% da resposta? ZERO! ZERO, ZERO, ZERO! Mas que é feito da justiça? Que é feito do rigor? Que é feito da igualdade? Será que nada disso interessa?

Mas a história não acaba aqui. O mais escandaloso desta imprevisível alteração, é que não há qualquer fundamento para ela. Não há qualquer justificação para ela. Ninguém diz porquê, ninguém se explica, ninguém nos dá razões. Decidiram mudar só porque sim? Ou será que querem baixar as notas dos alunos, para na próxima legislação dizerem que as subiram? Se calhar é isso… Não vão pôr o ensino obrigatório até ao 12º ano? Hum… Estranho. Não, não! Não pode ser; nem políticos se lembrariam de tal aldrabice, de tal injustiça, de tal crueldade… Não! Será então porquê? Não me digam que descobriram que os chumbos não são tão traumáticos como Maria de Lurdes Rodrigues dizia… Será? Ou será mesmo pura maldade? Não sei. Não sei, nem consigo perceber porquê, depois de já tanto ter pensado. É uma injustiça; disso não tenho dúvidas. E por isso espalharei a minha opinião e farei tudo ao meu alcance para a justiça ser reposta. Dêem-me uma boa explicação, e aceitarei. Por muito que duvide que essa justificação chegue, dou o benefício da dúvida. Até lá, não me calo.

25 novas opiniões:

  1. Fábio André disse...:

    Fazes bem, e FAZEMOS NÓS também bem em não nos calar-mos...

    Acabo por concordar plenamente contigo... epah tás um cronista que nem te digo nada sim sr...

  1. André disse...:

    Pronto aqui vai:

    Esse bando de ursos que só andam praí a fazer !x@#%. Deviam levar tanta porrada pa sentirem o que nós sentimos ao ver coisas destas a serem feitas e ainda por cima nas nossas costas. Ai boys ........
    "@!|X$%§!&(]@!.

    PS:desculpem la mas n deu pa conter

  1. Anónimo disse...:

    Concordo com tudo o que escreves-te.

    Nãe se admite estas alterações.
    Estamos a ser prejudicados injustamente.
    Não faz sentido mudarem os critérios assim tão radicalmente.

    A ministra está empenhada para fazer com que o insucesso dos alunos seja a nivel geral.

    Isto é gozar como quem anda dois ou três anos a estudar pa dpois chegar a um exame e por erra uma ter ZERO.
    Vai-se do 8 para o 80.

    Gostava de saber o q tem a ministra na cabeça pa deitar cá para fora tais barbaridades.

    A noticia tem q s espalhar e temos d nos manifestar.

    Bruna

  1. Anónimo disse...:

    Ainda bem que recebi o teu email, caso contrário não faria a mínima ideia do que se está a passar. Estas medidas são realmente intoleraveis e pior ainda é deixarem-nos às escuras no que toca à justificação (o que para mim é muito claro, pois não ha justificação possível).
    Apesar de tudo temos continuar a nossa «luta». Continua a postar

  1. Eduardo Jorge disse...:

    Não te preocupes, como bem me conheces, sou bastante «persistente».

  1. Liu disse...:

    Sinceramente, acho que devemos mostrar que achamos injusto este critério de classificação e manifestarmos.
    Vou falar com o ppl da minha turma e fazer um requerimento para mostrar q os estudantes n estao de acordo.

    Em contrapartida, não sei se vamos fazer alguma diferença. Os professores são os que mais lutam contra estas injúrias e mesmo assim são ignorados. Como é que um bando de estudantes, bons alunos ou não, conseguem alterar um problema destes?

    No fim, isto roda tudo à volta de interesse políticos! A comissão de exames não quer minimamente saber se estamos a ser prejudicados ou não.
    Se nem uma explicação expõem para justificar estas alterações que são desnecessárias e injustas!

    Mas mesmo assim vou em frente com o requerimento. Não vou deixar de lutar, mas sinceramente, acções destas apenas demonstram como o espírito crítico de gerações futuras não é tido em conta. Estão a dar um exemplo que devemos tomar no futuro para resolver problemas contemporâneos - e como isto tudo vai dar ao mesmo, acabamos por nos enrolar no mesmo cíclo vicioso, e não mudará nada. Daí a sociedade ser o que já é - podre e carente!

  1. butterfly disse...:

    ngm s vai kalar ....
    vamus berrar ate fikar sem voz...
    vamus fazernux ouvir....

    este tipo de avaliação não tem sentidu nenhum noa tem logika....

    concordo plenament contigu jorge...
    va se ixtu kntinuar nao fazemus exames xD

  1. Anónimo disse...:

    Vindo de um especime como a Ministra da Educação MLR, já tudo se espera!
    Venho a concordar com tudo o que dizes Eduardo........
    Mais uma vez ela consegue descer ao mais baixo nivel de dignidade, humildade e bom senso.

    Como ja todos aqui disseram e que foi referido no post, onde e que ja se viu tal medida, desdes os largos anos que se fazem exames a esta componente, nunca houve tal criterio de avaliação...
    Criterio esse que foi alterado assim do nada, sem qualquer aviso previo que, se não fosse alguem a dar conta quando casualmente lia os criterios de avaliação deu ao povo todo a conhecer, hoje,não o saberiamos e talves so em cima do exame e que chegaria aos nosso ouvidos (não sei digo eu).....
    E para que todos vejam o ilustre criterio correspondente as avaliações de resposta aberta neste caso Verdadeiras e Falsas, passo a citar:

    "Verdadeiro/falso
    A cotação total do item é atribuída às respostas que identifiquem correctamente todas as
    afirmações de acordo com a respectiva chave de resposta.
    São classificadas com zero pontos as respostas em que, pelo menos, uma das afirmações é
    identificada de forma incorrecta, de acordo com a chave da resposta.
    Não há lugar a classificações intermédias."

    Ridiculo....não tenho adjectivos para caracterizar tal coisa...só me vem mesmo o ridiculo que isto é....só que estaria a ser simpatica.
    Onde é que ja se viu, não dar valor nenhum a estas respostas!!!! Uma pessoa que erre uma tenha 0, quando a pergunta vale 8 equivalente a 8 alineas!!!!
    Mais valia uma pessoa deixar aquilo em branco quando vir que não sabe fazer uma ja que assim não perde tempo. Ridiculo....oh pah e mesmo ridiculo.....uma coisa e errar uma das partes de uma sequencia e ter tudo zero, agora outra e no meio de varias expressões não saber uma unica e ter zero.....estará a igualar aqueles que nada sabem com aqueles que estudam e que realmente se aplicaram e que por uma, ou por confusão do vocabulario ou porque não entendeu nitidamente ter zero?
    oh pah é inqualificavel, completamente descabido e sem um minimo de racionalidade.

    Eu sei que me repeti um milhão de vezes, mas isto e mesmo de frustração e de descontentamento.

    Vamos ter de mostrar que não ficamos impunes a isto e tal como os professores têm vindo a fazer ao longo deste ano lectivo, vamos mostrar o nosso ponto de vista, o nosso descontentamento, vamos protestar....seja pelo o metodo que for, não puderemos ficar parados!
    Se não estamos de acordo, temos de mostra-lo! Temos direito de dar opinião, temos o direito de protestar e de pensar como cidadãos que somos....e a ministra tem o dever de ouvir respeitar e trabalhar para a harmonia entre todos no ensino, pois esse e o cargo dela, não é causar disturbios na Educação, não é tornar isto um monstro lixando professores e alunos de diversas maneiras.....

    É apenas a minha opinião, peço desculpa pela falta de acentuação e pelos diversos erros cometidosxD
    Despeço-me com amizade
    Aninhas

  1. Anónimo disse...:

    Esta ministra é o ser à face da Terra que mais despreza e arruína o futuro de uma geração vindoura. Conseguiu envenenar a sociedade com gente «qualificada» em 10 semanas, que não sabe fazer contas de somar ou escrever em português correcto. Para além de pôr em risco o futuro da sociedade (profissionalização medíocre), mata desde já as qualificações, esforços e iniciativas actuais...

  1. Eduardo Jorge disse...:

    Aninhas, as razões para te desculpares são zero. Fizeste um excelente comentário!

    Queria destacar uma expressão simples, mas perfeitamente caracterizadora desta situação, citada pela Bruna:

    «Passou-se do 8 ao 80»

    Fenomenal...

  1. Eduardo Jorge disse...:

    Já agora, um aparte: aquele rumor de que a stora de matemática falou é falso. Pelo menos, no que toca aos Exames deste ano lectivo.

  1. Anónimo disse...:

    Obriagdo Eduardo, mas voltando a falar, reli o teu post e esta parte a que, sem ponta de qualquer duvida, focaliza o sentimentuo mutuo (inter/intra alunos) de total reprovação, desapontamento e desilusão

    "Agora, nem benefício da dúvida, nem classificação pela quantidade de afirmações às quais sabemos responder correctamente. É duvidoso? ZERO! Esqueceste-te desse pormenor? ZERO! Estás nervoso e não puseste o que pensaste? ZERO! Não interpretas-te assim? ZERO! Acertaste 88% da resposta? ZERO! ZERO, ZERO, ZERO! Mas que é feito da justiça? Que é feito do rigor? Que é feito da igualdade? Será que nada disso interessa?"

    Referiste tudo.....justiça? Nos dias de hoje a justiçajá não se encontra no nosso dicionario, e se isto continuar, as gerações futuras não saberão o que é o que foi e o que será a justiça,não falando de todos os pontos, mas sim limitando ao que toca na Educação,que ja é pano para mangas, para debater a quantas andam os conceitos de justiça, dignidade e honestidade em Portugal

    E não é um nem dez nem cem nem mil mas sim milhares de manifestantes, milhares de opositores a tais criterios, nenhuma pessoa viva, se lembra de uma tão grande manifestação na ordem do ensino.....e estas manifestações não são brincadeiras!!

    Vai realmente ser dificil fazer frente a uma especime casmurra, cega, e sem racionalidade alguma, com os nossos pontos de vista e desapontamentos, visto que ela se considera egocentrica, e que a EDUCAÇÃO é ela que a faz e que quem está mal que se mude.....mas minha cara especime o mundo não é como nos queremos....pudemos ter um cargo de dar ordens.....mas por ter esse direito tem tambem o dever de agir, impor leis e regras crediveis, acessiveis, concepcuais e puramente racionais que não prejudique ninguem. Tem tambem o dever de respeitar as diversas opiniões dos professores, pais alunos. Pois como todos os funcionarios na sua profissão têm cargos bons com direitos.....mas tambem com deveres

    "Não vou deixar de lutar, mas sinceramente, acções destas apenas demonstram como o espírito crítico de gerações futuras não é tido em conta. Estão a dar um exemplo que devemos tomar no futuro para resolver problemas contemporâneos - e como isto tudo vai dar ao mesmo, acabamos por nos enrolar no mesmo cíclo vicioso, e não mudará nada. Daí a sociedade ser o que já é - podre e carente!"
    Um aspecto tambem que considerei importante neste comentario de Liu e por isso tambem o foco....de que nos vale a capacidade do pensar critico, de que nos vale os nossos olhares para um futuro melhor, se ninguem nos ouve, nos da o direito de expressão ou simplesmente de manifestação.....é triste mas é a realidade em que a nossa sociedade vive e que cada vez mais cai num abismo sem fim à vista.....
    estamos aqui a perder anos da nossa vida....em escola e estudos...que de nadas nos valerão no futuro....bah....talvez nos sirva de cultura geral......
    triste, vergonhoso e inqualificavel....mas e a verdade...é a realidade e ninguem pode fechar os olhos....por isso ninguem ficará calado e vamos todos juntos manifestar....uma manifestação nunca vista.....que ou a bem ou a mal será levada em consideração
    Despeço-me mais uma vez com amizade
    Aninhas

  1. Eduardo Jorge disse...:

    Antes de surgirem manifestações, esperarei um pouco por uma resposta a um mail enviado ao Ministério. Se não chegar ou não trouxer respostas credíveis, teremos de pensar em acção mais forte, pesada, e coordenada.

  1. Anónimo disse...:

    e será que eles respondem???
    sera que eles se dão ao trabalho de responder a um mero aluno????
    VEREMOS....POIS ELE NÃO ESTA SOZINHO!!!!!
    TENS TODOS OS ALUNOS DO 11ºANO E 12º QUE FARÃO O EXAME ESTE ANO CONTIGO
    ...sim escrevi em maisculas sei que e regra de etiqueta da net...em que significa berrar e e o que eu estou a fazer
    ELES NAO VAO FICAR A RIR
    Aninhas

  1. Eduardo Jorge disse...:

    Este post foi já enviado aos jornais Publico, Expresso, Jornal de Notícias, e ainda para a SIC e RTP. Agora é esperar a ver se alguém lhe pega...

  1. Anónimo disse...:

    Bom Dia,
    eu recebi por mail o texto de toda a indignação e desde já me custou a acreditar no que foi dito. Depois consultei o documento sobre o regulamento de exames e não vi lá nada que corroborasse o que foi dito neste post. Quando se refere que "não há classificações intermédias" é lógico que se estão a referir a apenas uma alínea das perguntas de escolha multipla. Em cada alínea ou se acerta ou se erra, não há meias respostas certas ou meias respostas erradas. Não está de forma alguma referido que se falhar uma alínea em 8, como foi exemplificado, se tenha zero em toda a escolha múltipla. Mas como disse, se me mostrarem onde isso vem discriminado com clareza, mudarei a minha opinião.
    Cumprimentos

  1. Eduardo Jorge disse...:

    Caro Eduardo,

    INFELIZMENTE não estamos enganados. INFELIZMENTE não se trata de tentar enganar ninguém, INFELIZMENTE nem nós nem a nossa stora de Biologia estamos com problemas de visão. Infelizmente!

    A prova é, na verdade, muito fácil de dar. Basta que visite as regras de um dos exames que albergue perguntas verdadeiro-ou-falso e verá.

    Eis o link do de Biologia (um exemplo): http://www.gave.min-edu.pt/np3content/?newsId=218&fileName=IE_Biologia_e_Geologia_702_09.pdf

    Na 6ª folha encontrará 'Critérios Gerais de Avaliação da Prova', vendo depois 'Itens de Resposta Fechada', e depois da escolha múltipla encontrará certamente 'Verdadeiro/Falso'. Transcrevendo à letra o que lá está dito:

    «A cotação total do item é atribuída às respostas que identifiquem correctamente TODAS as afirmações de acordo com a respectiva chave de resposta.

    SÃO CLASSIFICADAS COM ZERO PONTOS AS RESPOSTAS EM QUE, PELO MENOS, UMA DAS AFIRMAÇÕES É CLASSIFICADA DE FORMA INCORRECTA, de acordo com a chave de resposta.

    Não há lugar a classificações intermédias.»

    Espero que tenha conseguido ver o mesmo que nós, e lido, literalmente, nas palavras do próprio Ministério, aquilo de que falamos. Se não conseguiu encontrar tal coisa, talvez o seu computador não aceite PDF's...

    Espero que tenha sido uma prova suficientemente convincente (aguardo resposta).

  1. Anónimo disse...:

    Acho que continua mesmo assim a ser um problema de interpretação. Eu já fiz o meu secundário há algum tempo, mas penso que a estrutura dos mesmos não se manteve relativamente igual. Quando diz que " A cotação total do item é atribuída às respostas que identifiquem correctamente todas as
    afirmações de acordo com a respectiva chave de resposta.
    São classificadas com zero pontos as respostas em que, pelo menos, uma das afirmações é
    identificada de forma incorrecta, de acordo com a chave da resposta.
    Não há lugar a classificações intermédias" refere-se ao um item desse grupo de perguntas de Verdadeiro e Falso. É como se numa de resposta multipla se escolhessem duas opções, quando só uma é certa. Aqui é igual, se numa pergunta errarem a qualificar de verdadeiro ou falso, têm zero na pergunta em questão, não vão ter zero no grupo de perguntas de verdadeiro e falso, mas apenas na resposta em si. E já agora, ja comentarem com os vossos professores sobre esta situação? Que lhes disseram eles? Certamente dizer-vos-iam que o método de cotação destas perguntas têm sido sempre o mesmo...Espero ter esclarecido!

  1. Eduardo Jorge disse...:

    Pode com certeza tirar diferentes ilações do mesmo texto, mas de facto foi uma stora nossa (o q já responde à pergunta «falaram com professores vossos?») que nos alertou para esta situação. Sinceramente não interpreto como o Eduardo Silva esta alínea, interpreto (e parecia-me mesmo que fosse bastante claro para toda a gente, até lançar a dúvida) que não é em cada questão que se cotam os zero pontos, mas em todo o grupo V/F. Relembro que foi um professora nossa que nos avisou de uma ALTERAÇÃO DE CRITÉRIOS, e explicou a situação em causa. Já foi enviada uma questão pela escola a pedir a justificação pela ALTERAÇÃO, e portanto não me parece que seja um erro interpretativo da nossa parte. Já agora, a nossa professora foi alertada por outros professores da situação em causa.

    Eu ESPERO que de facto estejamos a mal-interpretar esta alínea, mas infelizmente tnho muito pouca esperança nisso. Mesmo assim, obrigado pelo contributo à discussão.

  1. Eduardo Jorge disse...:

    PS: eu sei que normalmente as maiúsculas representam «gritos» em linguagem de internet, aqui é apenas a forma de destacar o texto que pretendo.

  1. Fábio André disse...:

    Só não vê quem não quer ver.

  1. Anónimo disse...:

    Seria bom para o bem de todos vocês que tal não sucedesse, mas é como disse da minha interpretação estes critérios de avaliação pareceram-me semelhantes aos verificados na minha altura. Se esta situação foi comentada por uma professora então é porque existirá algum fundamento na vossa dúvida e certamente ela será esclarecida e, possivelmente serão alterados os critérios, porque se tal não acontecer estes critérios são absolutamente impensáveis. Nem na universidade onde se exige mais dos alunos isto se verifica. E como o Eduardo Jorge disse...aguardem pela resposta do Ministério.

    P.S: Fábio André, mais cuidado com essas tiradas porque eu nunca disse que não queria ver, apenas disse que a minha interpretação não corresponderia ao que fora dito. E respeito pelos comentários dos outros é sempre bom e recomenda-se até porque posso afirmar com certeza que sou bastante mais velho que tu e penso que sempre assumi uma posição de respeito com todos aqueles que escreverem comentários aqui.

  1. Eduardo Jorge disse...:

    Estou certo que o Fábio não queria dizer absolutamente nada de agressivo ou por aí, apenas tentar que não sejamos enganados por esquemas do Ministério, e sobretudo não tentar arranjar-lhes desculpas.

    Tudo pacífico!

    :)

    Obrigado a TODOS.

  1. Fábio André disse...:

    Exacto, eu não ganhava nada em entrar nesse caminho... Só tentei dizer que as coisas estão lá... Se estamos a falar é porque há razão, tentar desculpar ou defender o que lá não está é que não. Mas cada um sabe de si e tem todo o direito de expressar a sua opinião.

    Jornal O Público,... 1ª pagina um dia destes numa noticia algures falava deste assunto -» confirmado por uma Professora.
    Talvez seja um filme, mas com factos veridicos e prejudicadores para nós alunos.

    Prazer.

  1. Eduardo Jorge disse...:

    Colegas, Os critérios voltaram ao normal!!!

 
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