O Ministério da Educação publicou ontem no site de GAVE o esclarecimento sobre os critérios de correcção de questões verdadeiro-ou-falso em Exames Nacionais. O GAVE reiterou o que está escrito nas Informações de Exame, referindo que não houve engano algum na escrita de tais critérios.
O Ministério esclarece no comunicado que as questões V/F passarão a valer 5 pontos (tanto quanto uma escolha múltipla) e terão apenas 4 afirmações cada. O Exame contará, no máximo, com 4 questões deste tipo, sendo assim o valor máximo destas questões 20 pontos. O facto de estas questões terem valido 40 pontos no ano passado, abre uma brecha de 20 pontos no Exame, o que poderá aumentar o nº de questões-longas a responder (mantendo-se obviamente o tempo de resolução da prova).
Num comunicado que atenua ligeiramente a alteração de critérios, justificando-a com o facto de alunos que respondam ao acaso tenham menos probabilidade de obter pontuação, também salta à vista que os alunos que apresentem conhecimentos venham igualmente a perder pontuação. A Filosofia de facilitismo continua a contrastar fortemente com este caso de «tudo ou nada», e a margem de erro a um aluno continua inexistente, passando da atribuição total da cotação (2008) à nulidade da questão (2009). Como o Jornal Público reconhece, os alunos serão prejudicados por esta medida, sobretudo se compararmos a sua situação com os alunos de anos anteriores. Continuando suspeita uma medida predominantemente política, mais uma vez se percebeu que o Ministério trabalha para os maus alunos. Anteriormente preocupado com a progressão destes alunos através de medidas facilitistas, preocupa-se agora em prejudicar-lhes a vida no caso de responderem a uma questão V/F ao acaso, não se preocupando com as repercussões que isto possa ter nos alunos trabalhadores, esforçados e estudiosos. O desprezo pela EDUCAÇÃO daqueles que a merecem parece assim ser ponto assente, mais uma vez, na agenda ministerial, que devia preocupar-se com o futuro do país e daqueles que o assegurarão.
Esperaremos melhores dias…
Eu bem disse que a ser assim só podiam por poucas afirmaçoes para respondermos...
Estão quase que a fazer de um exercicio de V/F como uma escolha múltipla.