Ora muito bem... Devo começar clarificando que este é um post meramente pessoal, que devem criticar ou reiterar, conforme a vossa opinião...
Eu sou claramente apoiante das oportunidades dadas a pessoas que não tiveram oportunidade de se desenvolver no passado a nível escolar. No entanto, acredito na escolarização através da qualificação, não da diplomatização. O facto de se ter um diploma escolar proveniente do programa 'Novas Oportunidades' não é significado de qualificação, sabedoria ou trabalho (este último é susceptível de dúvida). É sinal de que simplesmente se ajudou Portugal a subir nos rankings europeus e mundiais de população escolarizada... e talvez um pouco mais de 'oportunidade' de se ser valorizado numa entrevista de emprego. Pouco mais vejo. Sei que há pessoas que lutam e dão tudo para sair do fosso do desemprego, e que para tal se instruem constantemente. Mas este projecto em nada vem instruir. Como é possível que em 8 semanas, 4 horas por semana, se aprenda e absorva o mesmo conhecimento que num ano completo, a 30 horas por semana? É que em nada se aproximam os 2 valores!
E isto faz-me pensar... que é que ando eu aqui a fazer 3 anos a sacrificar-me, com elevadíssimos graus de exigência, se teria tudo de mão beijada, daqui a uns tempos, fazendo em meia dúzia de semanas, em 3 ou 4 horas semanais? Sinceramente, acho que é o sentido de valorização da aprendizagem e a forte exigência que tenho para com o meu futuro que me fazem continuar.
O que este programa vem trazer não é 'novas oportunidades', mas 'oportunidades desiguais'. Eu não sei sinceramente se gostava de ter o diploma de 12º ano, sabendo que o havia feito nas condições deste programa... Mas pronto, não digo, de todo, que as pessoas não o façam! Façam-no! Se ele existe, é para aproveitar. Penso é que nestas condições, o programa é inútil, injusto e ingrato para com o esforço dos estudantes. Considero que é um programa mal formulado que devia ter uma componente lectiva mais forte, nomeadamente através do aumento de exigência e duração do curso. Só assim considero que possa trazer frutos e alterações na vida dos portugueses. Assim como está, só muda algo, no papel...
E está tudo dito! Só voltarei a comentar para responder a qualquer questão que apresentem... ;) 0ou para criticar algum comentario. FB!