E pronto... já está! A final do Festival da Canção Eurovisão 2008 foi, devo desde já dizer, um espectáculo como há muito tempo não via... Um espectáculo fantástico com interpretações de qualidade impressionante, que ficaram extremamente mal classificados... Por esta razão, decidi fazer este post de opinião, em que me revolto contra as classificações da Eurovisão. As votações têm sido, há uns 3 anitos para cá, uma vergonha... Os países votam nos países vizinhos ou na originalidade (palhaçada) da música, e não na sua interpretação e qualidade (alguns pelo menos). Dentro do país há quem vote certamente nas melhores actuações (porque também há pontos atribuidos 'justamente'). Mas quando nos deparamos com a Suíça a votar na França, a Irlanda no Reino Unido, a Suécia a votar na Noruega, Montenegro a votar na Sérvia, e meio mundo a votar na Rússia, dá para pensar... Para além disso, nesta edição, houve 1 actuação que foi, de facto, uma 'originalidade' total (na minha controversa opinião xD), que foi a da Bósnia-Herzegovina. Curiosamente, ficou extremamente bem posicionada. Enfim... Por esta minha lógica (com a qual pouca gente deve concordar), a Rússia sairá sempre em vantagem (porque tem fronteira com dezenas de países!), e Portugal em desvantagem total (porque só tem 1 país vizinho!). De facto, a Rússia ganhou esta edição da Eurovisão, e ficou em segundo lugar há 2 anos. Coincidência? Não me parece... A acrescentar àqueles dois critérios que atrás referi, devo acrescentar o da qualidade da música, actuação e voz do artista representante (este muito pouco valorizado hoje em dia).
Mas referindo-me às músicas da Eurovisão, e ao que aconteceu... 43 países participaram, 25 deles, actuaram nesta final. Destes 43 países, Portugal conseguiu um excelente 13º lugar, com 69 pontos, dados por: Suíça, Andorra, França, Espanha, Bélgica, Ucrânia, Alemanha, San Marino, Islândia, Holanda e Croácia. A actuação de Vânia Fernandes foi arrasadora, e, com uma música pouco interessante, mostrou à Europa a voz que tinha, arrepiando-a.
A Rússia, como já disse, venceu o concurso, com a música Believe de Dima Bilan, pela 2ª vez a participar na Eurovisão, sendo a música da autoria de Timbaland. No 2º lugar, ficou a excelente actuação da Ucrânia (a quem Portugal deu 12 pontos - pontuação máxima), e no 3º lugar a Grécia.
Vânia Fernandes foi altamente aplaudida, e era apontada como favorita pelos repórteres internacionais. Se a qualidade fosse preponderante nesta votação, estou certo que Vânia ficaria pelo menos nos 3 primeiros. Foi um orgulho ouvir uma actuação desta qualidade a representar Portugal, bem como os elogios dos estrangeiros, nesta que foi a primeira vez que Portugal passou à Final, desde que foi implantado o sistema de Semi-finais. O 13º lugar em 43 países, é uma excelente posição, e uma das melhores de sempre do nosso país.
Para ver a classificação final completa: http://www.bbc.co.uk/eurovision/news/42.shtml
Deixo aqui a (não-melhor) vencedora, e aquelas músicas que acho melhores em cada um dos tópicos que apresento, para verem e deliberarem (para mim são todas melhores que a russa) Deixo também a posição em que ficaram. Fiquem bem, e dêem a vossa opinião ;).
Vencedora (Rússia):
A melhor voz (Portugal - 13º):
A melhor música (Suécia - 18º):
A melhor performance (Ucrânia - 2º):
A mais dinâmica (Islândia - 14ª):
A mais criativa (Croácia - 21º):
Melhor ritmo (Arménia - 4º lugar):
Portugal esteve realmente bem neste festival europeu da canção, mas claro, a atribuição das votações ficou aquém da prestação da maioria dos concorrentes.
Penso que o festival deste ano foi o melhor de entre aqueles a que tive oportunidade de assistir.
Infelizmente, as relações entre países determinam a atribuição dos pontos, ainda que seja o público emigrante a votar.
A Islândia apresentou um tema cativante, que convidava à dança, para além dos seus intérpretes terem uma boa voz, e a sua classificação não fez jus à prestação. O mesmo aconteceu com Portugal. A nossa canção tinha uma letra bonita, uma musicalidade razoázel (à qual Vânia soube dar mais brilho), as roupas e a coreografia (pouco elaborada mas que ia de encontro ao género musical), pela primeira vez (que eu me lembre...), eram adequadas e enalteciam a canção.
O festival contou com caras bonitas, vozes sonantes e coreografias arrojadas!
Para o ano há mais! Esperemos que, entretanto, os "ex-russos" se cansem uns dos outros! xD