Eurovisão 2008 com resultados muito discutíveis

E pronto... já está! A final do Festival da Canção Eurovisão 2008 foi, devo desde já dizer, um espectáculo como há muito tempo não via... Um espectáculo fantástico com interpretações de qualidade impressionante, que ficaram extremamente mal classificados... Por esta razão, decidi fazer este post de opinião, em que me revolto contra as classificações da Eurovisão. As votações têm sido, há uns 3 anitos para cá, uma vergonha... Os países votam nos países vizinhos ou na originalidade (palhaçada) da música, e não na sua interpretação e qualidade (alguns pelo menos). Dentro do país há quem vote certamente nas melhores actuações (porque também há pontos atribuidos 'justamente'). Mas quando nos deparamos com a Suíça a votar na França, a Irlanda no Reino Unido, a Suécia a votar na Noruega, Montenegro a votar na Sérvia, e meio mundo a votar na Rússia, dá para pensar... Para além disso, nesta edição, houve 1 actuação que foi, de facto, uma 'originalidade' total (na minha controversa opinião xD), que foi a da Bósnia-Herzegovina. Curiosamente, ficou extremamente bem posicionada. Enfim... Por esta minha lógica (com a qual pouca gente deve concordar), a Rússia sairá sempre em vantagem (porque tem fronteira com dezenas de países!), e Portugal em desvantagem total (porque só tem 1 país vizinho!). De facto, a Rússia ganhou esta edição da Eurovisão, e ficou em segundo lugar há 2 anos. Coincidência? Não me parece... A acrescentar àqueles dois critérios que atrás referi, devo acrescentar o da qualidade da música, actuação e voz do artista representante (este muito pouco valorizado hoje em dia).

Mas referindo-me às músicas da Eurovisão, e ao que aconteceu... 43 países participaram, 25 deles, actuaram nesta final. Destes 43 países, Portugal conseguiu um excelente 13º lugar, com 69 pontos, dados por: Suíça, Andorra, França, Espanha, Bélgica, Ucrânia, Alemanha, San Marino, Islândia, Holanda e Croácia. A actuação de Vânia Fernandes foi arrasadora, e, com uma música pouco interessante, mostrou à Europa a voz que tinha, arrepiando-a.

A Rússia, como já disse, venceu o concurso, com a música Believe de Dima Bilan, pela 2ª vez a participar na Eurovisão, sendo a música da autoria de Timbaland. No 2º lugar, ficou a excelente actuação da Ucrânia (a quem Portugal deu 12 pontos - pontuação máxima), e no 3º lugar a Grécia.

Vânia Fernandes foi altamente aplaudida, e era apontada como favorita pelos repórteres internacionais. Se a qualidade fosse preponderante nesta votação, estou certo que Vânia ficaria pelo menos nos 3 primeiros. Foi um orgulho ouvir uma actuação desta qualidade a representar Portugal, bem como os elogios dos estrangeiros, nesta que foi a primeira vez que Portugal passou à Final, desde que foi implantado o sistema de Semi-finais. O 13º lugar em 43 países, é uma excelente posição, e uma das melhores de sempre do nosso país.

Para ver a classificação final completa: http://www.bbc.co.uk/eurovision/news/42.shtml

Deixo aqui a (não-melhor) vencedora, e aquelas músicas que acho melhores em cada um dos tópicos que apresento, para verem e deliberarem (para mim são todas melhores que a russa) Deixo também a posição em que ficaram. Fiquem bem, e dêem a vossa opinião ;).

Vencedora (Rússia):

A melhor voz (Portugal - 13º):

A melhor música (Suécia - 18º):

A melhor performance (Ucrânia - 2º):

A mais dinâmica (Islândia - 14ª):

A mais criativa (Croácia - 21º):

Melhor ritmo (Arménia - 4º lugar):

17 novas opiniões:

  1. Anónimo disse...:

    Portugal esteve realmente bem neste festival europeu da canção, mas claro, a atribuição das votações ficou aquém da prestação da maioria dos concorrentes.
    Penso que o festival deste ano foi o melhor de entre aqueles a que tive oportunidade de assistir.
    Infelizmente, as relações entre países determinam a atribuição dos pontos, ainda que seja o público emigrante a votar.
    A Islândia apresentou um tema cativante, que convidava à dança, para além dos seus intérpretes terem uma boa voz, e a sua classificação não fez jus à prestação. O mesmo aconteceu com Portugal. A nossa canção tinha uma letra bonita, uma musicalidade razoázel (à qual Vânia soube dar mais brilho), as roupas e a coreografia (pouco elaborada mas que ia de encontro ao género musical), pela primeira vez (que eu me lembre...), eram adequadas e enalteciam a canção.
    O festival contou com caras bonitas, vozes sonantes e coreografias arrojadas!
    Para o ano há mais! Esperemos que, entretanto, os "ex-russos" se cansem uns dos outros! xD

  1. Eduardo Jorge disse...:

    Sou fã rendido das músicas ucraniana e sueca ;) Fiquem bem!

  1. Eduardo Jorge disse...:

    Quanto à votação, ja disse o que tinha a dizer...

    Sara, apoiada! O pior é que duvido que se cansem... Enfim! E nós que aguentemos... Este a no a Itália já nem participou!...

    Oxalá isto dê uma volta grande...

    Fiquem bem!

  1. Joana disse...:

    acho que Portugal merecia muito mais que a pontuçao que obteve....
    A minha preferida foi a da dinamarca!!xD
    Nao estava á espera que a Russia ganha-se, ainda nao percebi porquê havia muitas musicas melhores...enfim...
    Nao posso deixar d referir a musica represantante dos "nuestros ermanos"...Digam o que disserem foi original e de rir
    :D

  1. Eduardo Jorge disse...:

    De facto a música espanhola era de rir. N o antanto, o vídeo da actuação deles não está ainda disponível no Youtube e por isso não postei.

    Na Dinamarca... Não olhes pró cantor, ouve a música! xD

    Fiquem bem! ;)

  1. Fábio André disse...:

    Eu não gostei nada do vencedor...
    Eu sou um leigo nisto da música mas também tenho direito a opinar e eles não deviam ser os melhores certamente... (ok depois a aparencia dos cantores metiam-me nojo)

    As minhas favoritas eram da Ukrania e da Grecia,... xD pois claro! eram quem tinham as mulheres mais girassas!

    enfim...

    eu ali a puchar para que Portuga ficasse pelo menos do lado esquerdo da tabela xD aiai... pancas

  1. Eduardo Jorge disse...:

    Não é panca... ca em casa era igual! xD

  1. Maguie disse...:

    Eu estava a entrar em estado de desespero na votação ! Verdadeiramente indignada, com a Rússia e a Grécia completamente agarrados ao pódio ! Músicas tão comerciais...!
    Apreciei bastante a apresentação da Bosnia-Herzegovina, toda aquela encenação fez a coisa...diferente!Assim como a da Croácia (salvo erro) onde havia uma dançarina com um vestido vermelho e dois senhores com uma certa idade;).
    Escusado será dizer que a França poderia ter poupado os custos da viagem...
    A Espanha...de rir !!
    Aquele trio que cantou 'Hero'...no início assustou-me a cantora! (parecia um cadáver !!)
    E o nosso Portugal...magnífico !
    A Sabrina sempre apareceu xP

    Sem dúvida alguma uma noite colorida!

  1. Anónimo disse...:

    Para ser sincera, não gostei nada da musica grega,muito menos da russia.
    Eles votam nos seus vizinhos como bem diz o jorge (akeles todos coladinhos a russia.....sem comentários),portugal a beira de muitos dos que estavam no topo da tabela era muito superior.
    Eu a pensar que a eurovisão ia ser ca em portugal para o ano....
    A classificação portuguesa n foi pessima, mas foi ma...tinha menos 200 pontos da primeira....
    Nem que fosse pprtugal a ganhar haviam la muito melhores....
    Se eles não dissessem os paises k tavam a cantar, o país so sabe a musica que o representa....
    assim a votação era mais justa eles votavam na musica que lhes parecia melhor e não na mais vizinha....(não sei se me fiz entender)
    enfim...

  1. Anónimo disse...:

    Eu penso que de facto a influencia das vizinhanças é muitissimo importante e muda os resultados tornandoos injustos muitas vezes.

  1. Anónimo disse...:

    Bem na minha opinião o festival foi muito fixe! O melhor que já vi….
    Portugal teve muito bem….a Vânia tem uma voz fantástica, muito forte, e bonita…. Mas agora vou ter de discordar com a maioria do pessoal…
    Para mim, a Rússia e uma justa vencedora! Adorei a música. Para mim o cantor tinha uma voz espectacular! A música era linda….
    Adorei mesmo….


    Fiquem bem!!!!!!

  1. Eduardo Jorge disse...:

    De uma maneira ou de outra, Timbaland esta de paraben!

  1. Raquel disse...:

    eu adorei a musica da Grécia,da Ucrânia e da Dinamarca...

    E concordo completamente com a comparação dizendo que a jovem representante da Grécia é a "Britney Spears grega!!!"

    Desculpa Eduardo, mas tenho de discordar contigo.Para mim a música da suécia não foi a melhor ainda por cima a gaja parecia a Barbie (com aquela cara toda esticada...)

    Mas já agora deixem-me dizer que a pior prestação para mim foi a da França...hi hi hi!

    A mais divertida? chik chik uno... A da Espanha sem dúvida.

    Parabéns Vânia!

  1. Anónimo disse...:

    comentário a: 'Mais um orgulho para Portugal'

    De facto ela é impressionante... não há uma que lhe escape!

  1. Eduardo Jorge disse...:

    Comentário a: 'Mais um orgulho para Portugal'

    É o Ronaldo, a Vânia, o Scolari (xD), os judocas, Mourinho, Mariza, Michelle Brito, e... Vanessa Fernandes! Somos um país de vencedores! Viva Portugal!

  1. Joana disse...:

    Eduardo eu nao olhei so para o cantor...tambem gosto da musica!!


    mas ele é mesmo engraçado!!

    xD

  1. Maguie disse...:

    Admiro, sobretudo, a humildade dela.

 
Oasis - Live Forever A Fine Frenzy - Whisper A Fine Frenzy - Ashes and Wine