Como curar um telemóvel molhado

Olá meus caros leitores! Para vocês, que devem ser mais que um e provavelmente menos que três, aqui vai o meu último post de 2009. E sobre que mais poderia postar senão sobre o reveillon, pois claro está? Tal como em outros anos, ainda espero fazer aqueles posts tão interessantes do «the best of» do ano anterior, mas por enquanto, achei mais urgente focar-me no reveillon: antes de mais nada!

E que é que pensa logo uma pessoa quando lhe falam de reveillon? Em champagne, claro está… Mais precisamente na seguinte questão: que faria eu se o meu telemóvel caísse no meu copo de champagne? Pois bem… primeiro que tudo, teria que ser um telemóvel pequenito, provavelmente bem fraquinho ou então bem caro. Para o caso de ser fraquinho, recomede que agite bem e deixe estragar. Sal pode ajudar. Já no caso de ser um «king of mobile phones», sugiro então o seguinte procedimento, que é o indicado como ideal para o caso de um telemóvel cair em àgua, mas que sei de fonte segura (fonte que provavelmente já brota champagne pelas orelhas de tanto beber), que também funciona com outros tipos de líquidos. Ora bem, se são como eu a quem esta informação teria já dado bem jeito na passado, cá vai:

Pegue no aparelho, seque-o e retire a bateria. De seguida, coloque o telemóvel num recipiente com arroz cru. O arroz absorve a água, porque é rico em amido, que possui uma forte afinidade eléctrica com as moléculas de água, atraindo-as. O secador é a opção mais tentada e mais falhada, já que o ar quente danifica diversos componentes vitais do telemóvel. O arroz é a solução. E é 100% natural ;)novomundoesca

Michórdia pós-ausência

Longa foi esta paragem pela qual o blog passou! Mas, como sempre, acaba por voltar. A pressão horária das últimas semanas de aulas, calendarizadas ao segundo e condicionadas por testes, trabalhos e apresentações, foi o primeiro impeditivo a uma fluente publicação de posts. Depois veio a preguiça e o descanso, levados ao extremo, como de costume após o trabalho-duro. Entretanto entra o materialista Natal, e a azáfama de prendas, compras e correrias desenfreadas à criatividade e resistência físico-psicológica desse aterrador fenómeno chamados ‘compras’. As estreias natalicias dos nossos amados canais generalistas acabam por colar-nos ao tão-amado sofá, e apenas no dia 26 de Dezembro o blog se digna a ser actualizado…

E muito se passou neste intervalo! Umas quantas bolas de canhão lançadas ao orgulho sportinguista, mostraram que afinal é sempre possível afundar mais: faz lembrar a velha expressão «podia ser pior», que quando parece não mais poder aplicar-se, lá surge um novo facto a provar-nos o contrário. Mas o  desporto que mais atenção tem ganho nem é o futebol! É um novo desporto de combate, uma luta-livre em que não há 2 adversários a competir, mas sim duas personalidades a que toda a gente bate. Ficam pendurados num pau, e o primeiro a morrer, perde. De um lado, estão os bate-no-cavaco, e do outro os bate-no-sócrates. Este desporto tem o incoveniente de ocupar em demasia os telejornais (conseguiu ultrapassar o futebol!), e o também-inconveniente de uma partida durar uma eternidade. Ainda as eleições não se tinham realizado, já a partida se tinha iniciado; eleições passadas, confusões múltiplas depois, enfim… uma eternidade passada, e tudo continua na mesma. Muita hipocrisia e «respeito institucional» têm segurado a situação deplorável da política em Portugal, que sobre estas base se mostra tão sólida, que nem se morasse em Torres Vedras teria caído…*

Mas nem só de Portugal se faz o Mundo (olhem que novidade!), e por esse mundo fora muita coisa aconteceu também, como a aprovação do plano de Obama para a Saúde, a falhada Cimeira de Copenhaga, a mensagem dos Black Eyed Peas à selecção, ou o anúncio dos vídeos mais vistos do ano no Youtube, lista entretanto desactualizada, por uma senhora chamada Lady GaGa ter lançado Bad Romance, música que em apenas um mês ultrapassou os 50 milhões de visualizações, que chegará certamente ao 3º lugar (no mínimo) dos vídeos musicais mais vistos, até ao dia do Reveillon.

E com tanto assunto já referido, assim me despeço, com a certeza de que pelo próximo post não terão tanto a esperar como com este. Au revoir!

*Em Torres Vedras ocorreram as situações climatéricas mais graves do país, apesar da confusão ter sido geral

Está lançada a Guerra dos Downloads!

O Conselho da União Europeia aprovou esta semana o Pacote das Telecomunicações, complexo e polémico pacote de medidas que visa proteger os Direitos de Autor online, mas que para tal viola os direitos inerentes a cada cidadão de um país democrático… Este diploma permite que as autoridades judiciais cortem o acesso à Internet a um utilizador, caso seja provado que este tenha feito downloads não-autorizados na Internet; e para tal, permite o recurso à monitorização dos movimentos online dos cidadãos… Por exemplo: desde Janeiro’2010, o histórico de sites visitados por cada utilizador português será guardado legalmente por cada Operadora que fornece a Internet, para posterior uso em tribunais. E o Diploma aprovado nem sequer obriga a um processo judicial anterior ao corte de Internet, ficando tal medida ao critério de cada estado-membro. A Ministra da Cultura Espanhola já fez saber que não haverá cortes em Espanha, mas este parece ser o único país a insurgir-se politicamente contra o acordo europeu, não se conhecendo ainda a posição oficial do Ministério Português, sendo no entanto certo que não irá contrariar o acordo europeu.

Mal esteja em prática a Lei em todos os estados-membro, espera-se uma escalada de preços dos materiais actualmente disponíveis online como música, filmes e jogos, que desta forma prejudicará não só quem se serve actualmente da Internet, mas também os utilizadores legais. Esta medida não corta assim o mal pela raiz, atacando os utilizadores, ao invés dos fornecedores. Não se sabe actualmente o grau de eficácia que esta medida terá, mas certo é que a sua implementação ficará longe de ser pacífica…

PS: Diversíssimos argumentos, e até boas ideias, aparecem contra esta restrição do uso do utilizador, não as apresentando eu aqui por pretender contruir um post objectivo e descritivo de factos e não opiniões. Peço desculpa pela possível falta de substância, que espero no entanto ver surgir na zona de comentários, para a qual também contribuirei. Caso se figure pertinente, farei então novo post com um carácter mais opinativo e sobretudo argumentativo, esperando no entanto que o debate nasça já aqui. Abram-se essas perspectivas, quero ver opiniões!

O Racismo não morreu

As tendências racistas estão mais que enraizadas nas sociedades actuais… Por muito que não nos consideremos racistas, se de facto o formos não passaremos de excepções à regra. Percebi isto duma forma que foi para mim bastante surpreendente… Reparem neste teste feito por investigadores americanos, feito a crianças de raça negra; pessoas jovens, que ainda estão a absorver o que lhes é transmitido, e que desta forma prova a actualidade do pensamento racista, mesmo entre indivíduos da mesma etnia. Dá que pensar…

The Oprah Winfrey Show anuncia fim

Oprah WinfreyApós anos a fio com uma audiência média semanal de mais de 40 milhões de pessoas, e de momentos emblemáticos da televisão americana, a poderosa Oprah Winfrey vai deixar o seu programa. Foi há já 25 anos que Oprah Winfrey se estreou, e desde aí protagonizou uma das mais incríveis escaladas históricas a nível de influência mundial, e fortuna acumulada. Considerada por vários anos a mulher mais influente dos Estados Unidos, à frente das Primeiras-Dama e grandes figuras políticas como Hillary Clinton ou Condoleeza Rice, Oprah afirmou-se como a rainha dos media, e ganhou um lugar na História, não só pelos feitos alcançados, como pela influência em outros momentos históricos, como a Eleição de Barack Obama, para a qual foi considerada preponderante.

Para trás ficam momentos históricos do The Oprah Winfrey Show, como Tom Cruise com um ataque de loucura, o concerto dos Bleck Eyed Peas no Programa Especial ao vivo, ou a entrevista a Michael Jackson em 1993 (vista por mais de 160 milhões de pessoas), na qual o cantor anunciou  que tinha Vitiligo e a sua pele começara a clarear-se. Outro dos momentos que vai ficar para a história da televisão americana aconteceu em 2004, quando Oprah ofereceu a todos os membros da plateia um carro novo, originando uma sessão de histeria colectiva entre o público. A atmosfera de à-vontade e de conversa franca que imprimiu ao seu programa redefiniram os talk-shows americanos, transformando Oprah num fenómeno cultural não só nos Estados Unidos mas em todo o Mundo, uma vez que o programa é transmitido actualmente em 145 países.

Mas tudo tem um fim, e o The Oprah Winfrey Show não é excepção: depois de lançar personalidades como Phil McGraw, Mehmet Oz e Gayle King, o programa acaba oficialmente no dia 9 de Setembro de 2011, na recta final da sua 25ª temporada.

Água na Lua!

É a confirmação: no lado escuro da lua, nas crateras permanentemente obscuras do pólo sul, há muita água congelada. O choque do motor de um foguetão Centauro contra a cratera Cabeus, a 9 de Outubro, observado de perto pela sonda LCROSS da NASA, permitiu confirmar o que outros engenhos enviados até ao satélite natural da Terra tinham já sugerido, ficando assim os cientistas sem qualquer sombra de dúvida na sua mente: há água na Lua, o que facilitaria qualquer tentativa de colonização. A água pode ser usada para consumo humano, claro, mas também para fazer combustível para foguetões, por exemplo.

Só que o sonho de regressar à Lua e aí construir bases foi mais uma vez afastado, com a publicação, no fim do Verão, de um relatório de uma comissão independente sobre qual deve ser a estratégia da NASA. O regresso à Lua, abandonada desde que o último astronauta norte-americano pisou o seu solo poeirento, em 1972 (só algumas raras sondas a visitaram desde então), fora anunciado pelo Presidente George W. Bush em 2004, mas foi agora considerado um passo desnecessário, que o orçamento da NASA não comporta.

No entanto, descobrir água na Lua, congelada há muitos milhões de anos, pode permitir-nos descobrir como era o Sistema Solar então — mesmo usando só máquinas… in Publico

Uma descarga de adrenalina

Quem disse que saltar de precipícios era mau?… Vejam este vídeo espectacular, de excelente qualidade, em que vocês mesmo, na parte final ‘passam pela experiência’ de saltar de uma montanha… Fornecendo apenas e só o efeito visual, já é tremendamente realista, e, confesso, aterrador… Venha a adrenalina! (ver vídeo).

Com beijinho

Imagens engraçadas - COM BEIJINHO...

Quando falha a luz… a uma cidade inteira

São Paulo 10 Nov'09 São Paulo e Rio de Janeiro: juntas, têm mais de 20 milhões de pessoas… Duas gigantescas cidades (cujas àreas envolventes servem de habitação a mais de 62 milhões de pessoas), ficaram ontem às escuras durante mais de 4 horas. A mega-falha energética na barragem de Itaipu provocou o corte total de energia às duas metrópoles brasileiras (São Paulo é a maior cidade da América do Sul), provocou o caos nas cidades, que ficaram sem os mais básicos meios de uma cidade. Primeiro facto: ficaram sem luz… Era noite, e as pessoas ficaram literalmente às escuras, tendo os seus deslocamentos ficado extremamente condicionados. Ruas sem luz, casas sem luz, estradas sem luz, tudo sem luz… E pior para quem estava no Metro. Milhares de passageiros da rede de metropolitano tiveram que abandonar as carruagens paradas nas linhas, e caminhar ao longo dos túneis para regressar à superfície. Quanto a carrods: semáforos, nem vê-los… A criminalidade aproveitou-se do escuro, e os taxistas recusaram-se a viajar em condições tamanhamente inseguras, quer do ponto de vista rodoviário, quer do ponto de vista criminal.

Apesar da razão deste incidente ser ainda desconhecido, fica o alerta de que a dependência energética de uma única fonte força a existência de reservas energéticas. Pelo menos, se se quiserem evitar situações destas… Por fim, fiquem com algumas fotografias tiradas ontem à noite nestas «cidades-fantasma».

Agressividade em campo

Futebol feminino, Campeonato Universitário, Estados Unidos. O jogo entre Brigham Young e Universidad de Nuevo México mostra ao mundo uma defesa intransponível, que, ao estilo de Bruno Alves, não tem medo de aplicar a sua agressividade em campo, de forma a travar os adversários. Para ver o vídeo com todo o ‘cacete’ que esta jogadora deu ao longo deste jogo, ver aqui o vídeo completo, no Jornal Marca. Depois disto, Bruno Alves passa a estar na minha consideração como um gatinho fofo que não faz mal a ninguém... xD

Bartoon: «A outra vacina»

Bartoon Vacina 1 Bartoon Vacina 2

Vacina da Gripe A debaixo de fogo

Gripe A. Tudo começou em Abril de 2009, México. Os primeiros casos desta Gripe, a que chamavam Gripe Suína, surgiam; rapidamente os casos alargar-se-iam à América do Norte, chegando à Europa e Oceania numa questão de semanas. A extrema rapidez com que se encontrou a vacina para este novo vírus suscitou algumas dúvidas quanto à verdadeira origem do mesmo; poderia este ter sido criado em laboratório? Bem… a verdade é que várias farmacêuticas que se encontravam no limiar da falência, foram literalmente salvas pelos milhões que, por causa desta Pandemia, vieram cair nos cofres. E o argumento da rapidez da descoberta da vacina nem é neste momento a mais forte criadora de suspeita: o vírus da Gripe A contém ADN típico de vírus aviários, humanos, e de mais que um vírus suíno! Na verdade, esta combinação sugere mais facilmente um cocktail de laboratório (propositadamente ou acidentalmente libertado), do que uma mutação genética rápida e natural.

A ex-ministra da Saúde filandesa fala mesmo numa vontade das «elites» em reduzir a população mundial para 1/3 do que é actualmente (ver vídeo), e que na realidade o grande perigo não está no vírus, mas sim na vacina. A elevada toxicidade de certas substâncias usadas na vacina (ver notícia) pode levar à falha do sistema imunitário, e Rauni Kilde relaciona ainda a vontade de vacinar primeiro grávidas e crianças com a diminuição da população mundial. A vacina que será administrada em Portugal, já foi inclusive proibida nos Estados Unidos, provavelmente devido a outro facto realçado pela filandesa: em ‘76 houve um surto de Gripe Suína nos EU, e 3 semanas depois a vacinação foi cancelada, porque um tremendo número de vacinados estavam a falecer pouco depois da administração da vacina. Rauni Kilde, doutorada em neurologia, fala ainda na mega-pressão dos media, que têm gerado o medo, hiperbolizando uma questão que não tem as proporções que lhe são conferidas em termos de gravidade.

Três outros factores têm nestes últimos dias assolado a confiança na vacina: primeiro, a recusa dos profissionais de saúde, médicos e enfermeiros, em tomar a vacina; segundo, a absoluta nulidade de testes sobre os efeitos da vacina a longo prazo; e finalmente, a morte de um sueco 12 horas após a administração da vacina (ver notícia). É claro que tudo isto não passam de uma série de suspeitas, mas a grande fundamentação e as opiniões especializadas fazem uma pessoa tocer o nariz… O melhor conselho que posso dar, ainda que tal não me compita, é que sigam as indicações dos vossos médicos. E veremos como isto evolui… Saúde, meus caros!

Porque é que hoje vamos dormir mais uma hora?

Hoje é o último Sábado de Outubro. E amanhã será o último Domingo… O que significa que na madrugada de hoje para amanhã, a hora vai atrasar; quando forem 2 da manhã, os relógios serão atrasados, e passarão a marcar 1 hora da manhã. Isto significa que estaremos na mesma noite duas vezes entre a 1 e as 2 da manhã. O que sabe sempre bem, porque temos na verdade um dia com 25 horas, e 1 hora a mais de sono. Hoje, quem se deitar às 23h e acordar às 8h não dormirá as 9 horas habituais, mas sim 10h. É mais uma hora a dormir!

E qual o porquê desta mudança? Bem, esta adaptação ao «Horário de Inverno» permite que amanheça às 8 horas da manhã, em vez das 9h a que amanheceria se estivéssemos com o «Horário de Verão». Assim, o «dia», começa mais cedo, a uma hora compatível com as vidas das sociedades actuais. Na verdade, esta hora de Inverno é que é a «hora normal» (guiada pelo Sol). O Horário de verão é que é alterado, tendo em vista o mesmo objectivo pelo qual agora atrasamos os relógios: ao adiantar no Verão, o dia começará, por exemplo, por volta das 8h e não das 7h que seria sem mudança de hora; também não convém amanhecer demasiado cedo, porque depois escurece também mais cedo; assim, todos os anos adiantamos e atrasamos os nossos relógios, mantendo o equilíbrio do «dia»; o que chateia bastante quando perdemos uma hora de sono ao mudar para Horário de Verão, mas dá muito jeito nesta altura, em que temos um dia de 25 horas.

‘House MD’

Quem disse que Dr. House não se engana? Dos melhores «apanhados» que já vi! Cenas cortadas de partir a rir!… Fabuloso!

‘IKEA’, por Ricardo Araújo Pereira

Os problemas dos clientes do IKEA começam no nome da loja. Diz-se "Iqueia" ou "I quê à"? E é o IKEA ou a IKEA? São ambiguidades que me deixam indisposto. Não saber a pronúncia correcta do nome da loja em que me encontro inquieta-me. E desconhecer o género a que pertence gera em mim uma insegurança que me inferioriza perante os funcionários. Receio que eles percebam, pelo meu comportamento, que julgo estar no "I quê à", quando, para eles, é evidente que estou na "Iqueia".

As dificuldades, porém, não são apenas semânticas, mas também conceptuais. Toda a gente está convencida de que o IKEA vende móveis baratos, o que não é exactamente verdadeiro. O IKEA vende pilhas de tábuas e molhos de parafusos que, se tudo correr bem e Deus ajudar, depois de algum esforço hão-de transformar-se em móveis baratos. É uma espécie de Lego para adultos. Não digo que os móveis do IKEA não sejam baratos. O que digo é que não são móveis. Na altura em que os compramos, são um puzzle. A questão, portanto, é saber se o IKEA vende móveis baratos ou puzzles caros.

Há dias, comprei no IKEA um móvel chamado Besta. Achei que combinava bem com a minha personalidade. Todo o material de que eu precisava e que tinha de levar até à caixa de pagamento pesava seiscentos quilos. Percebi melhor o nome do móvel. É preciso vir ao IKEA com uma besta de carga para carregar a tralha toda até à registadora. Este é um dos meus conselhos aos clientes do IKEA: não vá para lá sem duas ou três mulas. Eu alombei com a meia tonelada. O que poupei nos móveis, gastei no ortopedista. Neste momento, tenho doze estantes e três hérnias. É claro que há aspectos positivos: as tábuas já vêm cortadas, o que é melhor do que nada. O IKEA não obriga os clientes a irem para a floresta cortar as árvores, embora por vezes se sinta que não faltará muito para que isso aconteça. Num futuro próximo, é possível que, ao comprar um móvel, o cliente receba um machado, um serrote e um mapa de determinado bosque na Suécia onde o IKEA tem dois ou três carvalhos debaixo de olho que considera terem potencial para se transformarem numa mesa-de-cabeceira engraçada. Por outro lado, há problemas de solução difícil. Os móveis que comprei chegaram a casa em duas vezes. A equipa que trouxe a primeira parte já não estava lá para montar a segunda, e a equipa que trouxe a segunda recusou-se a mexer no trabalho que tinha sido iniciado pela primeira. Resultado: o cliente pagou dois transportes e duas montagens e ficou com um móvel incompleto. Se fosse um cliente qualquer, eu não me importaria. Mas como sou eu, aborrece-me um bocadinho. Numa loja que vende tudo às peças (que, por acaso, até encaixam bem umas nas outras) acaba por ser irónico que o serviço de transporte não encaixe bem no serviço de montagem. Idiossincrasias do comércio moderno. Que fazer, então?

Cada cliente terá o seu modo de reagir. O meu é este: para a próxima, pago com um cheque todo cortado aos bocadinhos e junto um rolo de fita cola e um livro de instruções. Entrego metade dos confetti num dia e a outra metade no outro. E os suecos que montem tudo, se quiserem receber.

Bebé arrastado por comboio escapa sem ferimentos!

Austrália, 15 Outubro… Um carrinho de bebé rolou para a linha no momento em que um comboio chegava à estação, em Melbourne. O carrinho foi arrastado 40 metros, mas a história teve um final feliz: o bebé está livre de perigo e ficou apenas com um galo na cabeça. Incrível!

O Nobel de Obama (Parte II)

Parte II: O Presente e o Futuro

Barack Obama já aceitou o Nobel da Paz, declarando humildemente que “não merece estar na companhia de tantas figuras que mudaram o mundo”, dizendo que entende o Nobel como um apelo “a todas as nações, para enfrentarem juntas os desafios do século XXI”. Desafios tão grandiosos que, recordou, não só o ultrapassam como ultrapassam o poder da sua administração e do seu país.

Mais complicado é saber se, com este prémio, o trabalho e as missões de Obama ficam mais fáceis ou mais difíceis; o comité norueguês entendeu que a mensagem que enviou ao mundo o fortalecia. Alguns analistas temem, porém, que o condicione. A administração Obama vai ter de decidir se acede aos pedidos de reforço do contingente militar no Afeganistão (onde a actividade terrorista e talibã se intensifica vertiginosamente), ou se opta por uma estratégia em que se focaria apenas na Al-Qaeda e deixaria o terreno livre aos talibã. Naturalmente haverá várias leituras sobre se a decisão que vier a tomar foi a mais acertada para a Paz. Irá o sinal que lhe foi enviado de Oslo influenciá-lo?…  Conhecendo a personalidade política de Obama, suponho que a sua decisão em nada será influenciada pelo Nobel. Condenar o Afeganistão à ascenção dos terroristas ao poder, e a criação de um foco de ameaça ao Mundo, não me parece ser a visão de Obama em direcção à paz. Mas também há quem duvide, e ache que o Nobel o condicionará. Veremos… Aquilo em que posso concordar com essa influência, é no cumprimento e conclusão dos processos iniciados pela Administração Obama; recebendo a consagração pelos Projectos ainda não estando eles concluídos, parece ser uma forte fonte de pressão para que estes corram bem até ao fim. Não duvido que mesmo sem Nobel, os processos se concluíssem; ainda assim, penso que este vem colocar mais pressão, a esse nível, na Presidência Americana.

O Trabalho de Obama está começado, e está pronto para continuar no bom caminho; não se podem negar as evidências; o panorama político do Mundo alterou-se por completo, e muitíssima tensão foi aliviada; a Europa deixa de detestar o presidente Americano, para o quase-idolatrar; Cuba, Irão, Coreia, Palestina, Iraque, Rússia e África ganham novos ânimos, e fôlego para recomeçar, com a ajuda da super-potência que passou de imperial a cooperadora. O que Obama está a fazer, pode fazer e planeia fazer, tem já o caminho desbravado, porque o ambiente para que se avance está criado; e a esperança que Obama trouxe ao mundo não se fecha nas relações diplomáticas e na Paz, passando ainda pelos Direitos Humanos, pela Justiça, ou pelos mais simples valores como a Família, a Felicidade e a Vida, que já tanta falta fazia na Casa Branca...

O Nobel de Obama (Parte I)

Parte I: O Passado e o Presente

Muito tenho ouvido discutir a justiça da atribuição do Nobel da Paz a Barack Obama; esta discussão, nomeadamente a crítica à atribuição do Prémio ao presidente dos Estados Unidos, tem-me causado alguma «azia». O facto de tanta gente não reconhecer as profundas alterações que o mundo sofreu com a eleição de Obama, deixa-me confuso; por uma vez em que as coisas realmente mudam, há acção real e não só propaganda, as pessoas negam o trabalho feito? Não esperassem obviamente que Guantánamo estivesse já encerrada por esta altura; ou queriam que os presos fossem lançados ao mar, e se pusesse uma bomba que levasse tudo aquilo pelos ares? Ou o Iraque, esperavam que em 1 semana as tropas americanas deixassem o país entregue aos criminosos, sem ajudar a Polícia e Exército iraquianos a efectuar a transição de poder? Temos que ser realistas: as coisas não são feitas por magia, nem podem ser feitas por fazer, e deixadas ao acaso; Obama está a cumprir o seu papel tal e qual como prometeu, avançando com todas as promessas não só ao seu país, como ao mundo, e contribuindo de forma incrível para a restauração dos Direitos Humanos, Cooperação Internacional e Paz que George W. Bush tão freneticamente destruiu.

O Nobel de Obama veio cedo, e tal coisa pode ter acontecido devido a uma vontade de reconhecimento e incentivo simultâneos, que não devem ser encarados como injustos. Será que Al Gore fez muito mais que Obama? Na verdade, o vencedor do ano passado apenas consciencializou o Mundo… E Obama já o fez também, até com mais visibilidade, mais poder e alcance do que Al Gore. E Obama não só consciencializou, como também já pôs mãos à obra: o processo de Encerramento de Guantánamo já está em execução, e espera-se que no próximo ano a ‘prisão da tortura’ esteja fechada; pela primeira vez, realizar-se-á uma Cimeira de Desarmamento Nuclear, da qual Obama foi mentor; esta luta é, aliás, uma das razões da atribuição do prémio por parte da Academia noruguesa, que declarou que "o comité deu muita importância à visão e aos esforços de Obama com vista a um mundo sem armas nucleares"; a chegada de Obama à Casa Branca também deitou por terra o plano de Bush de construir junto à Rússia um escudo anti-míssil, que os Russos achavam ofensivo, melhorando assim a relação entre os dois países, e viabilizando um acordo já assinado de destruição conjunta de armas nucleares; mas os esforços diplomáticos não se ficam por aqui: Obama levantou o embargo a Cuba (que levou a Fidel Castro a dizer que Obama era um justíssimo vencedor do Nobel!), e teve ainda vários "esforços diplomáticos internacionais e pela cooperação entre povos", nomeadamente a entrada nas negociações entre Palestina e Israel, defendendo os interesses de ambos os lados e não apenas o israelita, o que deverá finalmente abrir caminho á tão-esperada paz no Médio Oriente; Obama foi ainda ao Egipto, onde pela primeira vez declarou o apoio dos Estados Unidos ao desenvolvimento dos países de 3º Mundo, e visitou já por várias vezes a Europa, com a qual desenvolveu um clima de cooperação, que poderá levar avante esforços conjuntos face aos problemas globais. Ao contrário de Bush, Obama não despreza a Europa e não tenta resolver sozinho os problemas do mundo. Obama está ainda a efectuar a retirada do Iraque, enquanto redefine estratégias no Afeganistão: a ideia é travar uma guerra de interesses meramente económicos, e focar-se no combate à violência talibã, e ao terrorismo, de forma generalizada. O que muita gente não sabe também, é que Obama é advogado (formação em Harvard), e dedicou muitos anos à defesa dos direitos cívicos, publicando mesmo dois livros que foram êxitos brutais de vendas, incluindo o aclamado “The Audacity of Hope’’. Para finalizar, o Comité Nobel declarou que ‘‘só muito raramente uma pessoa conseguiu como Obama captar a atenção do mundo, e dar às pessoas esperança para um futuro melhor’’, e ainda lhe reconhece uma importante ‘‘base valores e atitudes, que são partilhados pela população mundial’’. A mim, parece-me mais que suficiente...

Próximo post: O Nobel de Obama (Parte II: O Presente e o Futuro)

Música de Intervenção III: Beds Are Burning

Beds Are Burning, by Tck Tck Tck Campaign

IgNóbeis 2009

Pelo segundo ano consecutivo, o Blog Novo Mundo dá a conhecer aos seus leitores os Prémios IgNóbeis, que em cada ano premeiam os estudos mais macabúnzios da Ciência… Estudos estranhos, incríveis, ou simplesmente estúpidos, são ano após ano (e há já 19 anos), premiados pela revista Annals of Improbable Research. Os galardões de 2009 foram entregues numa cerimónia em Boston, na Universidade de Harvard, e contou com a presença de antigos IgNobel e verdadeiros Nobel. Fica a lista de premiados:

  • IgNobel da Veterinária: Catherine Douglas – estudo que diz que as vacas que têm nome dão mais leite
  • IgNobel da Paz: Stephan Bolliger – provou que causa mais danos bater na cabeça de outra pessoa com uma garrafa de cerveja cheia, do que se estiver vazia
  • IgNobel da Literatura: Karolina Lewestam – esta polícia polaca passou mais de 50 multas a ‘pessoas’ com o nome «Prazo Jazdy»; pena que isso signifique «carta de condução», e o nome das pessoas venha apenas a seguir…
  • IgNobel da Química: Javier Morales – afirma ter encontrado a fórmula para transformar teqilla em diamante
  • IgNobel da Matemática: Gideon Gono, governador do banco de Zimbabwe – mandou produzir notas entre 0,01£ e 100.000.000.000.000,00£ (100 biliões)
  • IgNobel da Física: Equipa norte-americana – demonstraram que o peso da barriga das grávidas não as faz cair
  • IgNobel da Saúde Pública: Elena Bodnar - inventou soutiens que podem ser transformados em máscaras antigás
  • IgNobel da Medicina: O mais justo vencedor da noite: Donald Unger – passou 60 anos a estalar os dedos só da mão esquerda para ver se causava artrite

Resultado das Legislativas 2009

PS - Extraordinária vitória eleitoral;

PSD - Não foi assim tão mau;

CDS/PP - Grande vitória;

BE - Vitória histórica;

CDU - Saímos reforçados;

Será possível que ninguém tenha perdido???

Poker e nós

Foi preenchimento de intervalos de almoço e diversas horas mortas; enquanto tínhamos bar… Apesar deste ano andar um pouco apagado do nosso dia-a-dia da turma, o poker continua a ser jogado por nós; e pondo de parte as ‘frequências’ da Soraia*, até se jogava bastante bem… A poker face do Bé, os all-in do Fábio, os fold’s do João e o bluff da Raquel são memoráveis, entre os ‘não quero perder dinheiro’ de certas pessoas, ou os ‘será que ganhei?’ das nossas ‘M’, Magda e Mélanie… É aliás a essas dúvidas que este post poderá vir responder, acrescendo a essa ordem de valor das diversas combinações de poker, a probabilidade de cada uma destas surgir durante um jogo. Para quem está mesmo a começar nisto, fique sabendo que cada jogador começa com 2 cartas na mão, e entre várias apostas e desistências, estarão na mesa, no final de todas as apostas, 5 cartas da comunidade, que os jogadores combinarão com a sua mão, de forma a obter a melhor combinação.

De todas as combinações de 5 cartas possíveis, o Royal Straight Flush - A♠ K♠ Q♠ J♠ 10♠ - é a mais forte, havendo a pequeníssima probabilidade de 0,00015% de esta sair, o que significa que esta mão aparece em média, cerca de 670 mil em 67o mil jogadas.

Seguem-se o Straight Flush - 10♥ 9♥ 8♥ 7♥ 6♥ - (0,00154%), o Poker - 7♣ 7♠ 7♦ 7♥ - (0,02%), e o Full House - 3♣ 3♠ 3♦ 6♣ 6♥ - (0,14%); destas 4 melhores combinações, apenas o Full House aparece com alguma frequência; as outras 3 são bastante raras... Sendo ainda mãos muito fortes, aparecem seguidamente o Flush - Q♣ 10♣ 7♣ 6♣ 4♣ - (0,2%) e o Straight - Q♣ J♠ 10♠ 9♥ 8♥ - (0,4%); depois vêm combinações um pouco mais comuns, nomeadamente o Trio - 2♦ 2♠ 2♣ - (2,1%), Dois Pares - J♥ J♣ 4♣ 4♠ - (4,8%) e Par - 9♦ 9♥ - (42,3%); no caso de se ter uma combinação de força semelhante, vence aquele que a tiver com uma carta mais alta, podendo no entanto ocorrer também o empate. O João, como conservador que é, faz fold com Straight Flush, já que ainda há uma chance de perder… Bem, se jogarem… não façam o mesmo :)

*nota: ‘frequência’ é sequência na linguagem da nossa loira

Os países de Sócrates e Ferreira Leite

A 3 dias das eleições e 40 votos depois, Manuela Ferreira Leite lidera por estreita vantagem a sondagem que lançamos para saber em quem votariam os nossos leitores nestas Legislativas. No entanto, pouca importância terá esta votação, cujos resultados finais ‘sairão’ apenas no dia das eleições, já que até lá estará aberta a votação. Mas no que à eleição real diz respeito, a campanha prossegue, ensombrada por escutas e vitimizações gerais, com análises de 2 países diferentes. A cada um cabe perceber em que país se encaixa, já que Portugal é neste momento um país bipolar, dividindo-se essencialmente em 2 partes não só distintas, mas opostas…

Um país é o Portugal Dessócrates, e o outro o Portugal Deferreiraleite. Sócrates vive num país moderno, vanguardista, estável economicamente, eficiente na agricultura, indústria e serviços, com um sistema de saúde de qualidade, um sistema jurídico justo e eficiente, e uma educação de prestígio, de oportunidade, e de qualidade, em que professores são avaliados, e alunos são valorizados, com notas cada vez mais altas, e com cada vez mais pessoas ‘qualificadas’… Por outro lado, existe o país onde vive a líder do PSD, um país que não deve esbanjar dinheiro em modernices inúteis e megalómanas, país que está de tanga, com uma economia débil, milhares de desempregados e pobres, deficiente em termos de agricultura e serviços públicos, com sistemas de saúde e justiça precários, lentos e injustos, impostos desmedidos, e uma educação certificativa conduzida por profissionais desanimados e injustiçados. A polícia é ineficaz, e a criminalidade é um problema crescente e deixado ao acaso…

Como ‘senhor’ do bom país, Sócrates compromete-se a manter a linha do seu governo, que roça a perfeição. Como opositora do estado precário do país em que vive, Ferreira Leite compromete-se com uma ruptura de políticas que tenham de facto expressão na vida dos portugueses. Como é óbvio, das análises do país advêm as propostas políticas… Os portugueses terão de saber em que país vivem. Se no de Sócrates, se no de Ferreira Leite. Ou no de outro qualquer…

Corte de Cabelo Virtual 3D

Isto é Fantástico ! Experimentem. Têm de colocar uns phones nos ouvidos, fechar os olhos e ouvir esta sonorização em 3-D.

Bebé nasce com coração fora do peito!

Quando pensamos que já vimos tudo, eis que surge algo novo e inédito!! Um bebé indiano nasceu com o coração fora do peito, e mesmo depois de ter sido submetido a uma operação acabou por falecer. Vejam o vídeo com algo nunca visto :S





O bebé, que ainda não tinha nome, nasceu com uma condição raríssima, chamada ectopia cordis torácica, e acabou por não resistir a uma infecção generalizada após o parto. Ainda foi realizada uma cirurgia para criar espaço para o órgão, no entanto, nem esse esforço resultou.

"O bebé desenvolveu uma pneumonia e acabou por sofrer de falência múltipla dos órgãos", informou à agência 'Press Trust of India' um dos médicos do Instituto de Ciências Médicas do país.

Com o estado de saúde do filho a piorar visivelmente, o pai levou-o a Nova Deli, para obter tratamento no Instituto de Ciências Médicas, mas o facto de ter ido num comboio, sem ar condicionado, durante 20 horas, pode ter contribuído para o agravamento da sua situação clínica.
in Visão.pt

Os votos que não contam

Abrindo excepção à nossa Raquel, a nossa ‘maior-de-idade’, ‘super-delegada’, e redactora deste blog, posso afirmar que os nossos votos, são votos que não contam. Mas mesmo não votando oficialmente, não nos abstemos, e votamos nas Legislativas à nossa maneira… O nosso amor ou repúdio aos diferentes políticos,  será então expresso numa sondagem que figurará no blog até ao dia das eleições. Nesta sondagem questiona-se em quem votaríamos nestas eleições, tal como questionámos numa sondagem já realizada no início de 2009. Nessa altura, ainda antes de diversas polémicas, acusações, debates, campanhas e comícios, os nossos leitores votariam preferencialmente em branco (47%), sendo que Sócrates e Ferreira Leite levariam a mesma percentagem de votos (17%); quanto à maior surpresa, foram os 13% atribuídos a Paulo Portas…

Mas agora que mais tempo passou e estamos a pouco mais de uma semana das eleições, voltamos a lançar o desafio, tendo em conta tudo o que se sabe e ouviu até hoje. Entre propostas, carácteres, passados e futuros, há que escolher… E no caso de quererem, após votar, deixem aqui os argumentos do vosso voto. Boas escolhas, meus caros!

Gato Fedorento ajuda nas eleições

Tal como muitos outros e variados portugueses, assisti ontem à estreia do novo programa dos Gato Fedorento. Depois de uma inteligente pausa que fez muitos portugueses ansiarem o regresso dos Gatos, eis que o grupo de humoristas me surpreende profundamente ao apresentar um programa com muita diversidade e qualidade dentro do tema «eleições». A incrível entrevista a Sócrates em directo, com picanços a toda a hora, e o anúncio de que hoje seria Manuela Ferreira Leite a ser esmiuçada (o momento mais surpreendente do programa!?), eclipsaram os bons ‘sketches’ que os Gato Fedorento apresentaram. Gostei especialmente do das pequenas e médias empresas, que é uma espécie de «tesourinho deprimente» completamente adaptado ao tema do programa. Certamente pelos tesourinhos e muitos outros ‘sketches’, Sócrates declarou-se fã dos Gatos, que o viriam a questionar numa relaxada entrevista… Não posso ainda deixar de elogiar a prestação de Ricardo Araújo Pereira, que, em directo, se mostrou ao seu melhor nível!… Para quem não viu ou quer rever, cá ficam os links das duas partes do programa: GF1/GF2. Para quem quiser apenas o cheirinho do programa, deixo aqui o sugestivo genérico de abertura:

A música de sempre

Falta 1 dia para começarmos as aulas. Falta um dia para tudo recomeçar. Falta um! dia… E a entrar separados, com horários diversos, nem se perfila a entrada conjunta pela qual esperava, como atenuante do «restart». Um ano importante, um ano essencial, um ano único, este que se avizinha… Que se avizinha, numa questão de horas... Últimos momentos de partilha diária, últimos momentos do secundário, últimos momentos da preparação do futuro universitário, que decidirá a nossa vida. Uma série de últimos momentos para o qual se prepara um último ‘forcing’, um último esforço, e um não-último prazer de partilhar e viver com os outros. Nada morre depois desta etapa. Uma nova surge, e o melhor desta não nos deixará. As pessoas importantes ficam sempre, e um esforço conjunto, nada custoso, permitirá que a companhia espiritual se torne, em momentos fugazes mas enormes, numa companhia presencial. De qualquer forma, seja em que ano for, recomeçar custa sempre; habituar-se às repetitivas rotinas, ao deitar cedo e cedo erguer, ao cumprimento rígido de regras e normas, a atenção obrigatória quando algo tão-mais-importante não nos larga o pensamento… Isto é Setembro; isto é recomeçar; esta é a fase de transição em que Setembro nos rasga as férias e o descanso, e nos lança às feras. Isto é Setembro, e nada mais. I wish I could ask «Wake Me Up When September Ends»…

Está nas vossas mãos ficar nas mãos deles

Vamos estar nas mãos deles… Mas preciso é preciso escolher. Começou a derradeira corrida à cadeira mais desejada de S. Bento… E em breve, estaremos nas mãos de um deles. Adultos deste país, escolham bem por favor…

 

  MFR

Mas que show...

Provavelmente muitos de vocês já viram isto, mas mesmo assim não pude deixar de postar. Simplesmente adorei. Voz, Paixão, Determinação, e muito mais. Quando se tem tudo isto é impossível as coisas n serem assim.....um sonho, um espectáculo.

"O ser humano inventou Deus e depois escravizou-se a Ele" (Saramago)

Desde Fevereiro de 2008 que não temos um post dedicado ao tema que mais discussão levantou neste blog… A existência (ou não) de Deus! E ouvir isto dito desta forma já cheira a aborrecimento, até porque a religião já foi tantas vezes discutida em aulas de Moral, em aulas de História, em algumas Áreas de Projecto, em aulas de Filosofia, etc etc etc… Mas aqui, não vamos bater no ceguinho!… A ideia é dar a conhecer a opinião de José Saramago, Nobel Português que vamos estudar este ano, sobretudo por ter uma opinião vincada, forte, e muito polémica.

Em entrevista ao Público a propósito do lançamento da sua nova obra, Caim, em que Deus é uma das personagens principais (ver entrevista completa), Saramago disse não estar num ajuste de contas com Deus, até porque «não se pode ajustar nada com algo que não existe». Saramago não tem nada contra Deus, já que não acredita que tal ser exista, só lamenta que o Homem se tenha escravizado a «algo que inventou», considerando que o Homem se limita e rebaixa devido a esta relação. A frase do título do post resume de forma clara e concisa a opinião de Saramago. E lá convicto, está… Gostaria de ouvir o que têm a dizer ;)

Entrar, sempre a abrir!…

Há muito que não postava nada dos concursos de talentos por esse mundo fora. E não postaria se não me aparecesse este vídeo à frente… Para além da prestação brilhante do professor Danyl Johnson, de 27 anos, o que tem de tão especial este vídeo, é ter Simon Cowell a admitir que esta foi a melhor «primeira audição» que já viu em toda a sua carreira de júri. O número de vezes que Simon se ri parece até irreal… E este prof tem de facto uma voz a mostrar!… Enjoy

2008/09 foi sinónimo de exaustão

Depois de há algum tempo ter sido lançada a pergunta sobre qual tinha sido o sentimento predominante no ano 08/09, as respostas foram chegando, e, com um total de 25 respostas (que equivalerá em número a quase toda a turma do ex-11ºF), chegamos a conclusões bastante claras: primeiro, o ano só correu da melhor forma a 8% dos votantes; os restantes 82% dividem-se entre o sentimento mais comum (exaustão, 48%), o pior sentimento (tristeza, 24%), a decepção (12%), a revolta (4%), e ainda «outro» sentimento (4%), que não conseguimos descodificar :)

O 11º ano foi, de facto, um ano de extrema exigência a nível de calendarização, velocidade com que demos os Programas, sequência de testes e elementos de avaliação, bem como os tão-discutidos Exames Nacionais. Também o nível de dificuldade das matérias dos Programas subiu, como é suposto que continue a aumentar ao longo do nosso percurso escolar (pelo menos no ‘nosso’, que ainda não pertencemos ao Secundário do Ensino Obrigatório). Estes obstáculos causaram a exaustão, e levaram a alguns resultados inesperados, que trouxeram a revolta, a tristeza, e a decepção. Mas não só de escola se fez o ano, e obviamente outros factores deverão ter influenciado as opiniões dos leitores. Podemos no entanto concluir que não foi um ano lectivo muito positivo. Que 2009/2010 traga melhores recordações.

Exames são cada vez pior corrigidos

São dados oficiais. De ano para ano, há cada vez mais contestações às correcções das provas dos Exames Nacionais, e cada vez há mais alunos com razão. A muito se devem os critérios de correcção intransigentes e duvidosos, que desprezam interpretações, expressões ou raciocínios dos alunos. Mas também os correctores parecem estar cada vez mais descuidados e exigentes (elevando a intransigência dos critérios a níveis ainda mais ridículos), fazendo com que a contestação de alunos, pais e professores seja cada vez maior. Devemos realçar a existência de professores e organizações que lutam contra os defeitos dos critérios, e realçar ainda aqueles correctores que são competentes para aplicar esses critérios com bom-senso. No entanto, a contestação não cresce sem razão (62% dos reclamantes tiveram razão este ano), e mesmo em disciplinas que deveriam não suscitar dúvidas, como Matemática, viram-se notas a subir nas reapreciações cerca de 3 valores, o que demonstra a incompetência, distracção, ou má-vontade do professor-corrector em questão (ver notícia Público).

Tendo presenciado de bem perto casos de correcções ridículas de exames este ano (perto demais! =P), não me surpreendem estes dados; só tenho pena que nem todos os «segundos-correctores» tenham a coragem de melhorar o trabalho realizado pelos primeiros correctores… Neste momento, penso que o mais importante para melhorar a situação, é uma actuação do GAVE, construindo exames menos duvidosos, e que avaliem realmente as competências do aluno na disciplina em causa. O alargamento dos critérios, com aumento de flexiblidade, iria beneficiar a todos, e é capaz de ser a primeira medida que seria correcto tomar.

Chegou o vídeo no papel

Não, já não é só no Harry Potter!… Chegou ao mundo real o vídeo em papel! Não é ainda apresentado com a qualidade da saga de feiticeiros, mas a verdade é que a edição de 18 de Setembro da revista norte-americana Entertainment Weekly vai ser publicada com um vídeo integrado numa dupla página de publicidade (vídeo). Com uma pequena pilha, a publicidade pode ser vista durante 40 minutos, e só é activada quando a pessoa passa por aquela página. O futuro chega e o impossível torna-se possível. Ainda me lembro de ver o filme e pensar «isto nunca na vida…». Pois, mas chegou. E vai certamente evoluir, até se tornar comum tal como as fotos ou a impressão a cores em jornais e revistas. Esperemos pelo próximo passo!…

ESCA pode adoptar aulas ao Sábado

Não é novidade nenhuma que a ESCA está a abarrotar de alunos. Também não é novidade nenhuma que a Escola está em obras, e que muitas das aulas vão ser dadas em contentores. Também se percebe que os contentores não podem constituir os 4 andares da escola. E é por isso mesmo que as obras vão diminuir o espaço onde dar aulas; menos salas, mais alunos. Onde meter então toda a gente? A solução pode não vir a ser consensual, mas já foi adoptada na Escola Sec. Alberto Sampaio. As turmas, dos cursos Científico-Humanísticos passam a ter aulas ao Sábado, e horários esburacados. Contando que a Carlos Amarante tem mais alunos, um edifício em obras muitíssimo maior do que o da A.S., e bastantes mais turmas, parece impôr-se que a mesma medida possa ter que vir a ser tomada na ESCA. Apenas uma organização meticulosa e extraordinariamente conseguida poderá afastar este cenário, mas mesmo que este se confirme, pode ser que os 12º sejam poupados. Assim espero!…

Regresso às aulas pode ser adiado devido à Gripe A

Depois de um atribulado percurso por falta de máquina (PC), cá estou a redigir este post... E sim, é verdade; segundo avançado pelo Jornal Público, as aulas podem ver o seu início adiado, devido à coincidência de datas com o pico de Gripe A. E mesmo que as aulas comecem no tempo definido (de 10 a 15 de Setembro), estas podem ser suspensas caso se declare que a pandemia de Gripe A se torna uma emergência de saúde pública. Assim sendo, não sabemos ainda se haverá compensação de aulas no final do ano (o que desregularia os inícios de anos universitários, nomeadamente com o resto da Europa), ou se simplesmente seremos obrigados a dar os Programas (ainda) mais a correr. Veremos o que acontece, sendo que nenhuma das consequências a que levar uma eventual paragem parece ser muito positiva. Saúde, meus caros!

Wonderful (Gary Go)

Vá, digam lá: 'I am Wonderful'; belíssima mensagem, belíssima música, belíssimo viodeclip; Belíssimo!

Paralesia? Não, Descanso

Olá a todos! Como já devem ter reparado o blog tem estado muito inactivo nestes últimos dias... Mas acontece que parte do "elenco" deste estabelecimento foi passar uma semanita de férias ( e que bem que soube para todos! ) pelo que não restou tempo e disponibilidade para actualizar o blog. Mas estamos de volta, sim é verdade, arranjem os vossos ratos e teclados porque vão ser necessários para comentar tudo o que por aqui se vai passar. Já sabem que a vossa opinião é sempre importante (mesmo que seja contra a de quem escreveu ;P) [Se bem que essas é que dão mais proveito, não é só dizer: "sim sim muito bem muito bem"].

Então para iniciar mais um ciclo do blog, e como sou eu quem está a escrever isto, fiquem-se com esta série de imagens, no minimo engraçadas vah, alusivas à gripe suína [Coisa que a mim já me enjoa de tanto falar mas enfim].

Quando a gripe aperta, há que improvisar


Imagens engraçadas - Gripe suína


Isto porque pode deixar sequelas como...

Imagens engraçadas - ALGUNS EFEITOS DA GRIPE SUÍNA (DIOS MIOOOOOOOOO)


...ou como...

Imagens engraçadas - Sequelas da Gripe SUÍNA


É que ninguém está a salvo !


Mas calma lá, não há razões para alarme...



Porque já temos exterminador(a) para a Gripe A


Imagens engraçadas - A exterminadora da gripe suina

Não é engano! Afinal, sempre podemos ir a 1 sítio que cá sei…

Só é preciso atravessar o Atlântico e chegar ao Brasil, lá encontrarão o sítio… Não vou escrever o nome do sítio, vejam vocês mesmos… Estes brasileiros têm uma imagninação… E atenção que o objectivo deste post é meramente lúdico; fiquem com maior cultura geral, e se vos mandarem a este sítio, aproveitam e peçam que vos paguem a viajem de avião para lá; do autocarro, tratem vocês. Ficam as provas:

!cid_1_514836235@web31007_mail_mud_yahoo(o autocarro pertence aos transportes públicos da cidade de Bela Vista de Minas, eu vai para uma das suas freguesias, cujo nome já viram)

!cid_2_514836235@web31007_mail_mud_yahoo(é de sublinhar a cordialidade/simpatia dos habitantes desta freguesia, os… hum, putos e as…)

Melhor ainda é pensar nas referências a esta freguesia. Onde vais logo? Vou à… Onde moras? Olha, moro na… Onde queres ir logo jantar? À… Ou então o padre… Vais dar missa onde? À…

Um local perfeito para mal-entendidos… E um local com um nome… muito curioso! E sendo onde é, desejo-vos a todos que tenham dinheiro no futuro para ir passar férias à… :D

MLR 2.0

Maria de Lurdes Rodrigues saiu em nova versão, a segunda até hoje conhecida. Lançada simultaneamente com o novo modelo Sócrates 2.0, que surgiram com profundas alterações relativamente aos lançamentos anteriores, os especialistas prevêm que pouco muda para além das capas revolucionárias destas novas versões, já que a qualidade dos materiais e o funcionamento destes parecem estar escondidos por trás da capa, e prontos para ser revelados, nas versões 3.0 que deverão surgir, curiosamente, após as Eleições Legislativas, que as versões 2.0 esperam vencer, de forma a derrotar o PSD versão 89.6 (versões contabilizadas: apenas deste ano). Mas voltando a MLR… Depois de passar a ideia de que os alunos não deveriam ser chumbados, de facilitar tanto quanto pôde o ensino, de elaborar, elogiar e pôr em prática medidas burocráticas cujo único objectivo era o… facilitismo, depois de elogiar os exames ridiculamente fáceis e dizer que as taxas de reprovação estavam ainda muito elevadas, e que se tinha que passar os alunos (isto em 1.0), eis que nesta nova faceta surge congratulando-se com os resultados dos exames (nomeadamente português e matemática 9º ano), em que a taxa de reprovação a português duplicou, dizendo que estes «orgulham o país»… (http://videos.publico.clix.pt/Default.aspx?Id=6590a740-ad82-470d-81cf-00dc4822e211). Ou seja… temos uma taxa de reprovação e ela é má, tem de ser melhorada. Mas duplica e então temos que sentir-nos orgulhosos… Hum, não sei se estou enganado mas esta versão não parece ser coerente com a primeira… Se bem que ambas parecem apresentar a etiqueta de «ridículo». Querer passar alunos à força não é uma boa medida. Ridícula… Passar alunos que não sabem contar ou escrever é ridículo. Mas dizer que os resultados são bons num exame (de 9ºano) quando quase 20% dos alunos chumbam (e muitos mais têm negativa),  não deixa o campo do ridículo, o que, quando comparado com declarações anteriores, roça o ridiculíssimo. Fica portanto não um apelo, mas um comentário… Esta versão mantém-se ridícula, tocando nos dois pontos extremos sem conseguir perceber o meio-termo, e sendo incoerente e mascarada. A capa pode ser bem mais bonita, mas não se deixem enganar… Não dêm a asas aos ratos, porque vão-se arrepender.

Os Exames…

Amanhã haverá post. Por agora, vão dando vista de olhos…

http://ultimahora.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1391762&idCanal=58

http://videos.publico.clix.pt/Default.aspx?Id=6590a740-ad82-470d-81cf-00dc4822e211

http://static.publico.clix.pt/docs/educacao/comentarioprovafisica.pdf

Talvez assim...

Aqui há uns dias vi uma reportagem que falava que foi feita uma sondagem aos portugueses sobre se mesmo com a situação actual estão mais optimistas ou pessimistas... E o resultado foi que estão mais optimistas,... que bom! Não acredito, pelo menos pelas caras de morto enterrado que vejo na maioria dos portugueses todos os dias (claro que não se pode generalizar mas mesmo assim) ,... é necessário método, e talvez assim deixemos de ser um país de tristes...

U2 arrasam Barcelona com «360º Tour»

360º TourNovo. Inovador. Surpreendente… O conceito de «concerto» foi completamente revolucionado pelos U2. A banda irlandesa iniciou ontem a digressão «360º Tour», em que os 360º têm duplo significado. Por um lado, a banda de Bono vai dar a volta ao Mundo com esta digressão. Por outro lado, o palco em que actuam é completamente futurista, rompendo com os tradicionais palco s. O palco é aberto em todas as direcções, cobrindo de forma igual a visão a todas as pessoas que assistam no estádio. O palco é colocado, desta forma, no meio do estádio, e não num dos extremos. A experiência 360º é partilhada não só pela abertura do palco, mas ainda por um ecrã circular gigante em rotação permanente, que permite a chegada de imagens a todo o estádio em simultâneo. O palco é uma estrutura gigantesca, com quatro patas, passadeira circular, duas pontes que giram, e o ecrã gigante ao centro na parte de cima. A estrutura foi inspirada nos trabalhos de Gaudi, sendo portanto apropriado o concerto inaugural na sua cidade, Barcelona, em pleno estádio Camp Nou.

Começaram poderosos com “Breathe”, passaram a “No line on the horizon” e puseram toda a gente em delírio com as guitarras estridentes de “Get on your Boots e “Magnificent”, todas do último álbum “No Line On The Horizon”. Bem ao seu estilo, os U2 arrasaram com um concerto muito activo, muito energético e electrizante. Pelo meio, houve trechos de mensagens solidárias, chocando e alarmando para a pobreza, e a dedicatória de «Angel of Harlem» a Michael Jackson, com dedicatória especial de Bono, que o caracterizou de «very talented» (muito talentoso). A meio do concerto, os U2 voltaram a fazer algo 100% inédito. Ligaram em directo à Estação Espacial Internacional, e falaram em directo, via satélite, com os astronautas em órbita. Os astronautas descreveram o aspecto externo da Terra, e desta forma abriram o aviso de Bono quanto às questões ambientais, que não podem ser tomados por irreais. Com a ajuda dos cientistas, Bono consciencializou o público, e continuou com o concerto, fechando-o com chave de ouro: os seus grandes clássicos…

O Adeus de Michael Jackson


Michael Jackson, Rei da Pop, acaba por falecer hoje por volta das 22:50 após ter sofrido um paragem cardíaca ao qual acabou por não resistir mesmo depois de ter sido reanimado. Causas disso?...sim provavelmente os problemas com as plasticas acumulados ao longo dos anos, e outros problemas de saúde os quais debilitavam a mesma. Casos polémicos há parte, o cantor norte-americano dá assim por terminada a sua carreira aos 50 anos de idade, quando ia precisamente voltar aos palcos na 02 Arena ,em Londres. Fica para trás 39 anos de carreira,(iniciando esta num grupo formado com seus irmãos, os Jackson 5) repleta de sucesso, 750 milhões de discos, 25 grammys arrecadados, os impressionantes movimentos (robô e moonwalk) e coreografias que faziam dele o melhor entertainer do mundo, lançou 13 singles No.1, tornou-se entre outros artistas um daqueles que foi colocado no Corredor da Fama do Rock N' Roll por duas vezes, albuns como Thriller e Bad, acabaram sendo dos seus mais populares, sendo Thriller o mais vendido de todos os tempos. As inúmeras campanhas e músicas dedicadas ao mundo, como Heal the World , Man in the Mirror, Earth Song, We are the World...deixam bem patentes a mensagem que pretendia transmitir.
Tal como Elvis Presley e os Beatles é com pena que se vê mais um símbolo da música desaparecer pois certamente não se verá outro como ele, torna-se assim mais uma lenda, a qual influenciou e revolucionou toda uma época da música, e é quase como se se tivesse perdido uma parte da história desta.


Man in the Mirror - Grammys(certamente percebe-se aqui a dedicação e amor ao que fazia)

Parabéns Magda

E cá estou outra vez pa fazer mais um post, mas desta vez é mais especial que os do costume...É verdade sabem que dia é?....(claro, S. João)... não, nada disso, aliás é muito mais do que isso, é que é hoje o dia em que a nossa Maguie faz anos!!..pois é, mais um em cima e já vão 17, mas também é so mais um ainda tem muitos pela frente... Hoje tivemos um bocadinho com a nossa aniversariante nos campos da rodovia , onde lhe demos os parabéns e nos divertimos a dar uns toques na bola...Fica então aqui deixado este recado, de como todos lhe desejamos a maior das felicidades do mundo e muita sorte para as coisas que o futuro lhe possa trazer...e para quem não pode ir possa assim tambem por aqui desejar lhe um feliz dia de anos =D...

Parabéns Magda!!!

Chegou o Verão!

É verdade! Já se nota não é? Pois é, ontem foi o 1º dia de Verão do ano! E bem se notou pela temperatura, que se tem mostrado bem alta, bem auxiliada por um Sol bem forte e directo que tem embatido nas nossas janelas (e que, pelo menos na minha, tem criado uma espécie de forno ou estufa dentro de casa…). Saímos e o próprio vento, o próprio ar, está abafado e quente… É o Verão! Chegou em força, e, esperemos nós, não se desvaneça na hora de irmos para a piscina, praia, e afins veraneantes. Ontem ocorreu o Solstício de Verão, logo ontem foi o maior dia do ano (ou por outras palavras, o dia com mais tempo de exposição solar do ano). A partir de hoje os dias começam a mingar, e dentro de alguns meses voltaremos a ter noite, escura como bréu, às 19 e não às 22h. Mas por enquanto, não pensemos negativo: ainda estamos no 2º maior dia do ano, e estaremos nos maiores dias do ano ainda durante umas belas semanas! Nós já temos há algum tempo look de Verão, no entanto este Verão terá um cheiro a papel que os outros não tinham… Esqueçam os Exames enquanto lêem isto, empenhem-se depois. 8D

Sempre que possível teremos posts para aliviar o stress, não deixem de nos visitar ;)

A pergunta mais difícil de sempre [Exame de Economia A]

Questao

Vasco - Flamengo

É bem verdade o ditado:" Quem ri por último, ri melhor"

Incrível: Queiroz fica mesmo que Portugal seja eliminado

Já deixei bastante patente neste blog a minha opinião sobre Carlos Queiroz e os seus péssimos atributos como treinador, sobretudo ao nível em que o querem colocar… Depois de estragar uma das melhores selecções do mundo, fazendo jogar 5 defesas em simultâneo (mediante a ausência de Pepe, vai usar Zé Castro, também defesa central, no meio campo…), utilizando opções incompreensíveis e transmitindo empenho zero para o campo, depois de tornar o futebol-espectáculo em futebol medícre, depois de ter tornado Portugal uma selecção vulgar, depois de ter quase hipotecado totalmente as hipóteses de Portugal estar no Mundial 2010, depois de ter por sorte ter conseguido a 1ª vitória nos últimos 7 meses… depois de tudo isto, e de Portugal ter saído do top-ten das melhores selecções mundiais, a Federação Portuguesa de Futebol veio dizer a público que Queiroz nõ será despedido nem substituído… mesmo que Portugal não se qualifique sequer para a fase final do Mundial, o que é humilhante! Mais uma vez sobressai a falta de empenho e determinação de uma Federação que deixa em branco casos de corrupção, fracassos a nível nacional, e escandalosos salários em atraso… "Independentemente do resultado do apuramento, o contrato é para cumprir. Não há da parte da FPF uma ideia no sentido de alterar o que quer que seja e cancelar o contrato de Carlos Queiroz". Palavras… incríveis! Enterremo-nos vá…

Loira, Su, Sóraia, Soraia… Decidiram ficar!

É a notícia do dia, e a primeira notícia do Novo Mundo Verão ‘09. Esta notícia, que abriu também os telejornais internacionais e é capa de jornais por todo o nosso planeta azul, parece, segundo fontes não-oficiais, que chegou mesmo a algumas das populações extraterrestres que ainda serão descobertas nos próximo 3421 anos. Comparado à tomada de posse de Barack Obama, os telespectadores colaram-se às televisões para receber a notícia com demonstrado agrado…

Depois de uma massiva insistência de pedidos para que ficasse na ESCA com o 12ºF, Soraia, Sóraia, Su e ‘Loira’ decidiram mesmo ficar! Destas 4 raparigas, a mais difícil de convencer foi a Loira, já que enfim… é… loira (!), e a mais fácil de convencer foi a Su, por ser a grande amiga da turma, que se dá bem com todos e que a todos faz rir. Não obstante estas 4 pessoas serem na verdade uma, estas simbolizam as diferentes partes daquilo que é a verdadeira e genuína Soraia, a «loira do F», eleita também «Loira do Ano» da Carlos Amarante. Para este merecidíssimo prémio, contribuíram algumas das seguintes bacoradas, que compõem o book de bacoradas de Soraia, uma dos mais completos books do género a nível mundial, apenas ultrapassado pelo histórico book de Paris Hilton:

  • ‘Conheço um casal que se separou depois de o cão de suicidar devido às discussões dos donos’
  • ‘No Poker vale mais um Par ou uma Frequêcia?’ (é… sequência!)
  • ‘Espero que o Barack Obama ganhe as Eleições para Primeiro-Ministro de Inglaterra’
  • ‘Uma mol de O2 origina duas mol de SO3. Logo se tenho uma mol de O2, vão originar-se zero mol de SO3. Ai não, seis mol! Oh esqueça, S mol… Não!? Hum… 1 mol?’
  • ‘O coração é do lado direito!’
  • ‘Portugal fica na mesma placa tectónica que Angola’
  • ‘O que é uma orgia? É uma droga…’
  • ‘Onde é que o bacalhau tem coração?’
  • ‘PSP: Polícia Judiciária’
  • ‘Tenho uns sapatos novos de tacão de 11 metros’
  • ‘Soraia, Paris fica no Norte ou no Sul de Portugal? R: Fica no Norte... Ah! Esquece, fica a Este!’
  • ‘Soraia onde é que fica Setúbal? R: Depende’

  • ‘Olha empresta-me a tua bateria… Mas espera aí! É 91?’

O Futuro de Braga (parte 2)

E nesta altura em que pensei que iria estar a apresentar imagens do novo Braga Parque, eis que encontrei mais imagens do impressionante Dolce Vita… Fica para o próximo post o Braga Parque, por agora preciem o que aí vem em Palmeira!…

Dolce Vita BragaDolce Vita Braga

Estudantes de Coimbra na queima das fitas de Coimbra 2009


O Futuro de Braga (parte 1)

Muito se fala das construções a ser levadas a cabo em Braga. De entre elas, destaca-se o monstruoso (em tamanho), Dolce Vita de Palmeira. Todo aquele betão ganhará brevemente cor… E aí… vejam o que surgirá:

Dolce Vita BragaDolce Vita Braga

Dolce Vita Braga

Austronautas bebem urina reciclada

A tripulação da Estação Espacial Internacional bebeu quarta-feira pela primeira vez água conseguida através da reciclagem do suor e urina dos astronautas. A ideia pode parecer desagradável à partida, mas Marybeth Edeen, directora do laboratório da estação espacial, explica que o processo é semelhante ao que já acontece com os sistemas de esgotos da Terra, apenas mais rápido…

O sistema de reciclagem já se encontra na nave desde Novembro do ano passado, tendo sido trazido a bordo pelo vaivém Endeavor. No entanto, foram precisos alguns testes e reparações até ficar completamente operacional. Os fluidos corporais dos astronautas, e também os dos ratos de laboratório que se encontram na nave, são movidos para um tanque, onde são fervidos e o vapor resultante recolhido. O vapor de água é depois misturado com água de ar condensado, e filtrada.

Os astronautas festejaram o sucesso da reciclagem brindando em directo com o Centro Espacial em Houston. "Estamos prontos para brindar com um pouco de 'café de ontem' com vocês” disse Don Pettit. Após o primeiro golo, Barratt afirmou que o sabor era “excelente”.

A água será também utilizada no chuveiro da estação, sendo que os chuveiros raramente são usados no espaço, visto os banhos em gravidade zero serem extremamente complicados. Os astronautas preferem normalmente lavar-se com esponjas. Estes passarão a ser chamados de Golden Showers (Chuveiros Dourados)…

O melhor de duas gerações

Touching... Acho que nem o Simon foi indiferente.

Malaysian Idol

Fail Michael Jackson!

Uma questão de tamanho

O Imperfeito pode criar o Perfeito: Descartes e Deus

É nem mais nem menos que uma questão de implicação lógica, de que tanto gostava Descartes. O argumento de Descartes que pretende provar a existência de um Ser Perfeito – comummente chamado de Deus – não passa de um crasso erro lógico que se arrastou pelos tempos. Dizendo ter por base a lógica e os argumentos dedutivos e rigorosos, mas usando uma verdadeira artilharia retórica como prova, René Descartes afirma que Deus existe porque está presente na sua mente, e ele, como ser imperfeito, não o poderia ter criado, visto Deus ser a mais perfeita concepção de perfeição. Logo, teria sido Deus a implantar nele aquela noção de si próprio. Não querendo eu insistir nos inúmeros argumentos anticartesianos já conhecidos, tento provar através do próprio argumento cartesiano, o seu falhanço.

Descartes afirma que um Ser Imperfeito não poderia criar algo Perfeito. Não poderia estar mais em desacordo. O facto de eu dizer que uma televisão não é perfeita, não implica que esta não emita radiações de cores perfeitas quando criteriosamente comparadas com as cores de captação das câmaras de televisão. Ou seja: o facto de alguma coisa não ser perfeita não implica que não seja perfeita a desempenhar um determinado papel; perfeito é aquilo que não falha em nada, e imperfeito é aquilo que não é perfeito em tudo, não implicando que não seja perfeito em algum campo observado. Como tal, o Imperfeito pode criar o Perfeito, porque esse Imperfeito pode ser um Criador Perfeito no que toca a imaginação. Por outras palavras, o Homem pode não ser Perfeito (não é), mas poder ter uma Imaginação Perfeita, que lhe permite imaginar tudo o que existe, e qualquer coisa que queira, ainda que esta não exista. Provas? A Ciência acreditou durante centenas de anos que o Éter existia, substância invisível que transportava a Luz. Pura ilusão. Hoje sabemos que (à partida) a luz viaja no vazio. E o Homem conseguiu criar na sua imaginação algo que não existia de facto.

Mas para além de não ser válido, o argumento de Descartes parece levar-nos precisamente à conclusão oposta à defendida: que Deus não existe. Porquê? Então pensemos: Descartes acredita ser um Ser Imperfeito. E acredita que Deus o criou. Ou seja, acredita que o Perfeito criou o Imperfeito. E isto sim, já não pode acontecer. Enquanto que a afirmação cartesiana não é logicamente necessária, a oposta é-o. Se Deus é Perfeito tem que o ser em todos os campos. Se não for Perfeito em tudo, não é Perfeito. E se de facto Deus criou o Homem, ser Imperfeito, não é um Criador Perfeito, pois um Criador Perfeito criaria Objectos Perfeitos, algo muito distinto do Homem. E se não é um Criador Perfeito, deixa poder ser Perfeito. Feita a análise do argumento de Descartes, conclusão: Deus, como Ser Perfeito, não existe.

Espantem-se

Nem tudo o que parece é!…

Rumo ao Início dos Tempos!

Há mais de 13 mil milhões de anos, deu-se uma explosão de raios gama que só na quinta-feira passada foi observada por vários telescópios na Terra. Só durou dez segundos, mas foi o suficiente para localizar o mais afastado objecto do Universo. Mais afastado, e mais antigo acontecimento da História do Universo conhecida pelo Homem. A 13 mil milhões de anos-luz da Terra (122.990.400.000.000.000.000.000 Km), a imagem do acontecimento demorou precisamente os 13 mil milhões de anos a chegar até nós. Com telescópios cada vez mais potentes, podemos observar cada vez locais mais distantes, e portanto receber informação de acontecimentos cada vez mais e mais remotos. Este, aconteceu apenas 600 milhões de anos após o Big Bang! O que quer dizer que estamos a apenas 600 milhões de anos do início de tudo… Quando já conseguimos recuar 13 mil milhões, percebemos que estes 600 milhões podem não estar tão longe quanto isso… Os super-telescópios são hoje considerados máquinas do tempo que nos mostram o que se passou à milhares de milhões de anos… tal e qual como aconteceu!

Mourinho estrela em campo!

Jogo entre os elementos do staff do Inter, transmitido pelo InterTV. Mourinho começou o jogo à baliza, mas acabou por avançar no terreno, e fazer… um poker! Ou seja, mostrando os seus dotes futebolísticos, marcou 4 golos… Incrível, só vendo:

Sócrates volta a dar facada no ambiente

O Caso Freeport fez-nos pensar se José Sócrates, que fez carreira Política como Secretário de Estado do Ambiente e mesmo Ministro do Ambiente, terá um mínimo de consciência ambiental e da sua importância… Se dúvidas houvesse, elas dissiparam-se, e parece cada vez mais provável que o fumo que vem do Caso Freeport singifique de facto fogo… Senão veja-se a nova lei anti-crise lançada por Sócrates: Não, não foi facilitar acesso a empréstimos, não foi diminuir a burocracia, não foi uma redução de impostos, nem  a permissão de saldar as dívidas para com o Estado num período pós-crise. Não. Em vez, disso, Sócrates e os seus ministros aprovaram hoje uma proposta de lei que prevê alterações ao actual regime de multas por atentados ambientais… Além de reduzir as coimas, o Governo propõe a criação de um regime especial para arrependidos, no qual uma empresa que admita ter cometido uma infracção e se mostre arrependido será beneficiado com uma redução adicional da multa (para qu~e pensar que mentiriam?). Esta medida, justificada como protectora das Pequenas e Médias Empresas, foi recebida com total surpresa, com a medida a ser classificada como “uma vergonha”, “um passo atrás” ou “um mau sinal”, por vários deputados, onde se incluem alguns socialistas… A lei é de facto mais um atentado liderado por Sócrates e a medida anti-crise mais estúpida de que já ouvi falar…

A Suíça não tem Mar

Numa reunião com o Presidente da Suíça, Sócrates apresenta os seus Ministros:


- Este é o Ministro da Saúde, este é o Ministro da Educação, este é o Ministro da Cultura, este é o Ministro da Justiça… E assim foi.


Chegou a vez do Presidente da Suíça:

-Este é o Ministro da Saúde, este é o Ministro da Justiça, este é o Ministro da Marinha, este é...

Nessa altura, o Sócrates desata-se a rir.

- Desculpe Sr. Presidente, mas para quê o senhor tem um Ministro da Marinha, se o seu país não tem mar?


E o Presidente da Suíça responde:

-Quando Vossa Excelência apresentou os Ministros da Justiça, da Educação e da Saúde, eu não ri...!!!

Não dia, mas ano de liberdade…

2009 é ano de eleições. Lutem! Está tudo dito…

Incrível: Um milhão pela virgindade de Susan Boyle no grande ecrã

Susan Boyle, a escocesa de 47 anos que deixou boquiabertos os elementos do júri do programa Britain's Got Talent ao interpretar um tema do musical Os Miseráveis (ver vídeo no fim do post), foi convidada pela produtora de cinema para adultos Kick Ass Films para protagonizar um filme pornográfico. De acordo com Mark Kulkis, da Kick Ass Films, a produtora “quer conseguir lançar este filme agora que Susan tem a atenção de todo o mundo”.

Diante de uma plateia e de um júri que temeu o pior ao ver surgir a figura da desempregada escocesa num programa que, não raras vezes, humilha os participantes durante as fases de “casting” (Simon Cowell, conhecido pela sua brutal honestidade no American Idol, é um dos jurados), Susan Boyle acabou por conseguir a ovação geral de todos os presentes. A actuação de Susan gerou um frenesim mediático em torno desta mulher de 47 anos que vive sozinha na localidade de Blackburn. O pequeno excerto do programa já foi visto por mais de cem milhões de pessoas em todo o mundo através do YouTube. Só na última semana Susan concedeu mais de 60 entrevistas, incluindo para as cadeias de televisão CBS, CNN e ao programa de televisão de Larry King, aguardando agora sentar-se no sofá de Oprah Winfrey. A este mediatismo não ficou alheia a indústria de filmes para adultos. Caso aceite, Susan voará para Los Angeles a bordo de um avião da Virgin Airlines e poderá escolher o seu co-protagonista (parceiro) na película. Apesar de o montante em causa ser extremamente elevado (Boyle poderia usufruir de luxos até ao fim da sua vida – já que nem herdeiros tem), é quase certo que Susan Boyle irá recusar a oferta, uma vez que a escocesa é um membro activo da sua comunidade, frequentadora assídua da igreja local, e já assumiu que nunca sequer deu um beijo em nenhum homem.

 
Oasis - Live Forever A Fine Frenzy - Whisper A Fine Frenzy - Ashes and Wine